Certas atitudes na estrada são extremamente importantes para garantir a segurança de todos. Confira algumas práticas que podem classificar um bom motorista.
Na hora de transportar uma carga certas medidas de precaução são tomadas considerando a segurança da carga, do motorista e de todas as pessoas no caminho.
Um bom motorista é parte importante nesse processo, contudo, mais que experiência e habilidades ao volante, existem diversas ações que compõem um bom motorista.
A falha humana está entre as principais causas de acidentes envolvendo caminhões. Qualquer tipo de distração, excesso de confiança ou desrespeito com as leis de trânsito pode acarretar em um sério acidente.
A imprudência e realização de viagens longas sem o descanso apropriado estão entre as infrações mais comuns. Pensando nisso, preparamos algumas dicas consideradas práticas de um bom motorista. Confira:
1 - Não use celular ao volante:
Em qualquer viagem as distrações ao volante são extremamente perigosas. Seja um motorista experiente ou novato, é necessário se manter 100% atento enquanto dirige.
Saiba que usar o celular enquanto dirige pode ser tão nocivo quanto consumir álcool antes de pegar o volante!
Além disso, enquanto usa o celular o condutor perde a visão 360° e não consegue ver os buracos na pista, tendo seu tempo de resposta reduzido caso precise realizar uma manobra rápida.
2 - Respeite a sinalização:
A sinalização das vias existe por um motivo. O limite de velocidade existe para preservar a segurança de todos na estrada, e por isso deve ser respeitado sempre.
Em geral, as limitações são colocadas se baseando em estudos aprofundados visando à segurança. Essa é a função das placas, e por isso, devem ser respeitadas.
3 - Manutenção preventiva:
Antes de fazer qualquer viagem é importante verificar como o seu veículo se encontra. Checar os pneus, freio e toda a parte elétrica são vistorias fundamentais para evitar acidentes.
4 - Se atente às condições da pista:
Essa sugestão reforça o perigo de usar o celular ao volante! É necessário prestar atenção constantemente, pois nas vias ocorrem diversas mudanças.
Seja por algum outro acidente, interdição, obra, chuva etc. Nesses momentos é necessário ter cautela para realizar as manobras de forma segura.
5 - Descanse regularmente:
Sempre que for realizar uma viagem longa não deixe de descansar bastante. Além disso, durante o percurso é preciso manter a regularidade nas pausas.
Essa atitude reduz os momentos de desatenção que são grandes geradores de acidentes nas estradas.
6 - Se alimente bem e cuide da saúde
Sabemos bem que todos vocês, caminhoneiros e caminhoneiras em todo o País, têm uma vida bastante corrida.
Mesmo assim, a saúde nunca pode ficar em segundo plano. Procure equilibrar o prato com mais saladas e legumes, além de não comer muito nos intervalos das viagens para evitar a sonolência.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!