Utilizado para transportar outros veículos, o caminhão guincho se trata de um veículo devidamente preparado para puxar, com a força do seu motor, outros veículos.
Este caminhão é muito usado para o transporte de carros que apresentam problema no motor e param de funcionar no meio da rua.
O caminhão ficou bem famoso nas telonas quando deu vida ao personagem “Mate”, no filme Carros. A animação da Pixar foi lançada em 2006 e trouxe, de maneira infantil, porém muito criativa, a trajetória do protagonista descobrindo o valor da amizade.
Continuando com o caminhão guincho, sua praticidade vem da estrutura, composta por um rolo equipado com seu motor próprio. Esse rolo é equipado por um cabo de aço que possui um gancho na ponta, facilitando o engate no veículo que será transportado.
Diante disso, existem algumas diferenças no caminhão guincho que vão de acordo com sua função. São elas:
Caminhão de gancho
Embora não seja mais tão popular, o caminhão com gancho ainda é utilizado principalmente para o transporte de cargas.
Um gancho com um braço mecânico é instalado na parte de trás para que seja possível puxar e transportar as cargas, e para o transporte de veículos, que era o mais comum, passou a ser feito majoritariamente pelo guincho com plataforma.
Isso porque, a corrente do caminhão gancho não traz tanta segurança, tornando-o mais propício a ser usado para transportar automóveis destruídos.
Caminhão guincho com plataforma
Agora sim falamos dos tipos mais comuns, vistos para realizar o socorro de veículos eventualmente parados na estrada.
O guincho com plataforma caracteriza-se com a parte superior plana e vazia, que é movida por meio da hidráulica.
A praticidade e segurança ao conduzir o veículo até a rampa torna este o guincho mais adequado e seguro para transportar carros quebrados.
Caminhão com elevador de rodas
Esse tipo de caminhão é semelhante ao caminhão de gancho, porém sua colocação é um pouco mais estável.
Nele, ao invés de um gancho é utilizado um garfo que suspende e prende o veículo a ser guinchado pelas duas rodas dianteiras.
Foto: Reguinchos
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!