Já se imaginou pilotando um veículo que permite sair da terra e andar sobre água como se fosse um barco?
Não é exatamente uma novidade, mas é possível que muitas pessoas nem saibam da existência desse tipo de veículo. Não apenas em forma de carros, mas também caminhões, os veículos anfíbios têm como principal finalidade a adaptação aos ambientes que percorrem.
Isso significa que se trata de um caminhão capaz de transportar grandes quantidades de cargas ou pessoas, mas que, principalmente, se o local tiver asfalto, lama, barro, lagos e rios, o veículo consegue passar por qualquer obstáculo e chegar ao destino.
Como é de se esperar, sabemos que qualquer veículo tem seus componentes devidamente pensados para sua função. O motor, estrutura, quantidade de carga que suporta, velocidade máxima, etc, são detalhes previamente pensados que o caminhão exerça a tarefa da melhor forma possível.
Sendo assim, no caso dos caminhões anfíbios não é diferente. O caminhão é todo preparado para trafegar em terrenos irregulares, enfrentando buracos, lama e outros declínios, mas que, além disso, se torna realmente um barco para cruzar rios ou lagos profundos sem que ocorra problema algum.
Em geral não entramos tanto em detalhes quanto as especificações dos caminhões anfíbios porque se trata de um veículo de uso militar. O que podemos afirmar é que, além de ser um verdadeiro “caminhão-barco”, possui blindagem para que seja utilizado em ambientes hostis.
Dessa forma, tropas anfíbias, com soldados especialistas em missões perto da água ou que precisam começar ou terminar na água, utilizam o veículo para se aproximar do objetivo. Se um fuzileiro em uma base naval precisar cumprir uma missão a partir da base, pode utilizar o veículo pela água e seguir a missão ao chegar em terra firme.
Uma curiosidade é que boa parte dos veículos terrestres que possuem blindagem, como tanques ou mesmo caminhões e carros blindados, têm capacidade de virar um veículo anfíbio a partir de modificações.
Para isso, é instalado um casco à prova d’água, responsável por fazer com que o veículo, mesmo que extremamente pesado, flutue tranquilamente. Há exceções que se aplicam com veículos que possuem uma blindagem muito pesada.
Nesses casos, o peso em comparação ao tamanho do veículo e do próprio casco, podem fazer com que ele afunde, não permitindo a conversão em veículo anfíbio. Nesses casos são adotadas medidas extras para que o veículo flutue, caso seja viável ainda assim transformá-lo em anfíbio.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!