Hoje, segunda-feira, dia 26 de abril, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, e entender o que é esse problema e como evitar é extremamente importante.
A hipertensão diz respeito ao momento em que a pressão do sangue causada pela força de contração do coração e das paredes das artérias para impulsionar o sangue para todo o corpo se intensifica.
Em outras palavras, a hipertensão, popularmente chamada de “pressão alta”, é a necessidade obtida por meio de um estreitamento nas artérias, que como consequência exigem mais força do coração para que bombeie mais sangue - A hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.
Existem muitos fatores responsáveis pela hipertensão e é necessário saber sobre eles para que a devida prevenção seja tomada e para que fique em alerta caso se enquadre sinta algum sintoma.
No geral as principais causas são:
Histórico familiar
Casos em família servem de alerta para que você cuide bem da sua saúde. Uma certa predisposição genética pode causar hipertensão precoce caso você não cuide bem da sua saúde. É bom evitar o excesso de sal na comida.
Estresse e envelhecimento
O estresse e a idade avançada podem resultar no surgimento da hipertensão até mesmo de maneira precoce.
Obesidade e sobrepeso
A obesidade é um dos principais responsáveis e o sobrepeso, principalmente quando gerado por uma alimentação exagerada, com alto consumo de sal e de péssima qualidade, pode acelerar por volta de 10 anos o surgimento da doença.
Quais são os sintomas
Os mais comuns apresentados em quadros de hipertensos são: tontura, falta de ar, frequentes dores de cabeça e alteração na visão, com dificuldades para enxergar ou, por vezes, até uma melhora caso já possua problemas de visão.
Embora esses sejam sintomas claros, eles se manifestam quando essa alteração no bombeamento do sangue é necessária - ou seja, quando você já for hipertenso.
O ideal é que, por ser silenciosa, a hipertensão seja prevenida. Mas seu controle é feito por meio de medição regular da pressão, aliado a uma alimentação saudável e a realização de atividades físicas regulares.
Além disso, aquele famoso “engorda e emagrece” é um perigo para o corpo. Manter o peso adequado com hábitos alimentares saudáveis é essencial.
Outras obrigações são não fumar, aproveitar os momentos de lazer (forma de combater o estresse), moderar o consumo de álcool e evitar alimentos gordurosos. Essas são atitudes que previnem o quadro de hipertensão.
Como é feito o tratamento
A prevenção e cuidado com o corpo é tão importante, pois a hipertensão não tem cura na maior parte das vezes. Contudo, existe tratamento, mas é algo que será feito constantemente.
Esse tratamento pode ou não envolver o uso de medicamentos, mas uma coisa é fato: o estilo de vida e hábitos alimentares terão que mudar a partir dali.
Se antes não foi feito, após ser diagnosticado hipertenso, tudo o que deveria ser moderado para precaução passa a ser uma obrigação contínua.
Isso inclui reduzir o sal, praticar atividades físicas, não fumar e os hábitos alimentares também precisam ser bem estabelecidos, como dito anteriormente.
É preciso controlar bem a hipertensão
A falta de controle pode gerar problemas graves para o hipertenso. As principais são o derrame cerebral, conhecido como AVC, infarto agudo do miocárdio (ataque do coração) e doença renal crônica, debilitando o funcionamento dos rins com o passar do tempo.
Além disso, a hipertensão pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração, causando uma arritmia cardíaca.
O tratamento de hipertensão deve ocorrer de forma contínua, para ampliar a qualidade e expectativa de vida. No entanto, o ideal é a prevenção, para evitar o uso de remédios e privações na vida.
Adquirir hábitos alimentares saudáveis é uma mudança que acontece primeiro na mente e exige força de vontade.
Porém, poder fazer tudo de maneira regrada é muito melhor do que precisar parar bruscamente com antigos hábitos ruins.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!