A DAF Caminhões Brasil ressalta a importância do uso da tecnologia para melhorar a dirigibilidade, a segurança e o consumo de combustível, auxiliando no dia a dia do motorista.
“O conjunto tecnológico dos caminhões DAF proporciona mais segurança na condução do veículo, ao avisar, alertar, monitorar e permitir ajustes automáticos para a correção de erros na condução.
A marca tem como princípio na elaboração de seus projetos que um motorista trabalhando com segurança e conforto se cansa menos, fica mais atento e, consequentemente, conduz o veículo de maneira mais segura.
Com os recursos também é possível aproveitar o máximo do desempenho do caminhão, tendo um consumo inteligente de combustível”, diz Luiz Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões.
Luiz Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões
Podemos citar:
Assistente de Performance do Condutor
Um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução. Desta maneira, é possível dirigir o caminhão explorando o máximo desempenho.
Controle de Cruzeiro Preditivo
Trata-se de um piloto automático que utiliza GPS para determinar a localização exata do caminhão, bem como as condições de carga do veículo e relevo esperados até os próximos dois quilômetros.
Dessa forma, é possível usar as informações para determinar a velocidade ideal dentro de um intervalo especificado, com a correta escolha de marcha e utilização da própria inércia do veículo em conjunto com seu torque e potência.
Desta maneira, com a tração e velocidade correta para o percurso, há um consumo inteligente de combustível.
Sensores de pressão dos pneus
Informando na cabine se houver uma calibragem inadequada que possa interferir no desgaste e atrito. Este sensor é um grande aliado na manutenção do custo operacional do caminhão, já que os pneus representam um valor importante na manutenção do caminhão.
Monitor de nível de energia da bateria
Sinalizando também quando a carga estiver abaixo do adequado. O dispositivo ajuda a aumentar a vida útil da bateria e dos demais componentes do sistema elétrico.
Sistema de Frenagem de Emergência Avançada
Freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal. O Controle de Estabilidade do Veículo corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes e o L da carreta (“efeito canivete”).
Sistema de Aviso de Saída da Faixa
Alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista. Por fim, o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!