O caminhão de mineração com 528 toneladas de peso bruto faz parte da categoria de caminhões “gigantes”
Quando pensamos no transporte de minério o que se imagina logo é um veículo bem grande, com grandes pneus e a capacidade de carregar um peso enorme em minérios.
O Liebherr T274 é exatamente isso, um caminhão gigantesco, com motor MTU 20V4000 C22 de 3.650 cavalos de potência e capacidade de transportar 305 toneladas, atingindo a velocidade de 53 km/h mesmo com peso máximo.
Os pneus são nas medidas 53/80 R63 e garantem maior velocidade e mais capacidade de transporte por viagem. A frenagem do gigante atinge potência total de 6.035 cavalos.
A suspensão é do tipo Duplo A, que garante que os pneus gigantes permaneçam em contato com o solo, independente do movimento da suspensão, reduzindo o desgaste de componentes.
O motor diesel funciona como um gerador, que acionam motores elétricos nos eixos. Graças a isso, o caminhão tem uma grande eficiência em aclives, sem a necessidade de trocas de marchas.
O caminhão foi anunciado essa semana nos Estados Unidos, e seu design segue o padrão do T 284, garantindo uma flexibilização na manutenção e um preço mais baixo na hora de adquiri-lo.
Apesar da cabine não ser grande em comparação com o caminhão, oferece conforto e segurança para o operador e mais uma pessoa, com ótima visibilidade e resistência a acidentes, tombamentos e queda de objetos.
A Liebherr também oferece adaptação para o caminhão poder trabalhar em locais de altitude elevada, até os 5.000 metros acima do nível do mar, com temperaturas de até -40ºC.
Um caminhão forte e monstruoso desse aguenta muita coisa.