O Consórcio Volvo acaba de festejar 25 anos de existência no Brasil.
Essa marca ajudou muitos caminhoneiros e frotistas a realizarem o sonho de adquirir um caminhão Volvo. Desde 1993, acumula números superlativos: comercializou 51 mil cotas e contemplou 23 mil cotas de clientes. Ao longo dessa história, disponibilizou R$ 5 bilhões em cartas de crédito para compra de caminhões, ônibus e equipamentos de construção da marca no País. A Volvo foi pioneira no setor, lançando o primeiro consórcio de fábrica para veículos pesados do Brasil.
São 170 grupos abertos ao longo dos 25 anos. Somente nos últimos três anos, novos recordes foram atingidos, alcançando cerca de R$ 1 bilhão anuais em novas vendas de cartas de crédito de consórcio. Atualmente são 10 mil cotas ativas.
“É uma verdadeira história de sucesso. O Consórcio Volvo transformou-se numa importante ferramenta de renovação e ampliação de frotas de caminhões e ônibus e do parque de máquinas de muitos clientes da Volvo”, afirma Ruy Meirelles, presidente da Volvo Financial Services Brasil. “O nosso consórcio sempre teve uma excelente reputação, desde o início. É uma questão de confiança e demonstra a solidez da Volvo Administradora de Consórcio”, complementa o executivo.
Vantagens
Comercializado exclusivamente pelas equipes de vendas da rede de concessionárias de caminhões e ônibus e de distribuidores de equipamentos de construção, o Consórcio Volvo oferece inúmeros benefícios. A começar pelo fato de ser uma compra planejada, sem juros e com um prazo longo para pagamento e quitação do bem. O cliente paga apenas uma taxa de administração, diluída no período de duração do grupo, que na maioria dos grupos é de 100 meses.
No Consórcio Volvo, o participante tem ainda o benefício de pagar parcelas de valor reduzido até a data da contemplação, facilitando o seu fluxo de caixa. “O sistema de consórcio permite muitas possibilidades, mas o essencial é que as regras são sempre iguais para todos os participantes. E um dos vários diferenciais em relação a outros produtos financeiros é que os clientes adquirem seus bens sem as taxas de juros”, destaca Valter Viapiana, diretor Comercial de Financiamentos e Consórcio da Volvo Financial Services Brasil.
Com uma das melhores taxas de administração do mercado para o setor de veículos e equipamentos de construção pesados, o cliente do Consórcio Volvo pode manter a sua frota sempre atualizada. Ao ser contemplado, pode inclusive usar o crédito para quitar financiamentos em andamento, por exemplo, e reduzir sua dívida. Os planos e mensalidades são compatíveis com o perfil de clientes pequenos e médios e com o orçamento de cada empresa ou transportador.
Em 2008, para garantir maior segurança aos participantes, foi criada a Lei nº 11.795, que dispõe sobre o Sistema de Consórcio. O sistema é também regulado pelo Banco Central com normas rígidas que asseguram confiabilidade.
Além disso, o participante tem a segurança da marca Volvo. “O consorciado é um investidor. Ele sabe que, em todo o investimento, é preciso ter segurança e qualidade”, finaliza o diretor, ao lembrar que nenhum cliente ficou sem receber a carta de crédito em toda a história do consórcio da marca.
Paulo Rossi, presidente da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio, entidade fundada há mais de 50 anos, informa que o Brasil são 153 autorizadas a operar no sistema, que conta com 7.045 participantes ativos e um total de R$ 64,19 bilhões em todo o sistema.
O sistema de consórcio tem várias vantagens. Uma delas é a questão de planejamento futuro para renovar a frota, adquirir produtos. Outra vantagem é que o cliente tem nas mãos dinheiro para comprar o que ele precisa, tem uma carta de crédito, então a negociação fica muito mais fácil na hora de comprar o veículo. Além disso, prazos mais longos. Estamos falando de quase cem meses. A possibilidade de contemplar por lance, por sorteio, são inúmeros os benefícios que ajudam o transportador a se planejar. Eu penso o consórcio como uma ferramenta de planejamento e renovação de frota, olhando para o futuro.
Nós temos cartas de crédito hoje com valores que podem contemplar tanto o chassi como a carroceria. Ele vai optar por isso. Ou então, o transportador opta por comprar somente o chassi, porque tem outra modalidade de viabilizar a aquisição da carroceria, por exemplo