No ano em que completa 50 anos de Brasil, a Cummins celebra a produção do motor número 1,4 milhão na linha de produção de Guarulhos. O motor ISF 3,8 litros, com 163 cv e 600 Nm de torque, será entregue à Volkswagen para equipar um caminhão da família Delivery, um importante marco em uma história recheada de inovações em produtos, processos e ações socioambientais, fruto de investimentos contínuos ao longo do período.
O primeiro aporte de peso, justamente o que marca suas cinco décadas no País, foi a aquisição, em 22 de dezembro de 1971, das instalações da fábrica de motores diesel e tratores Otto Deutz, localizada à margem da via Dutra, em Guarulhos, na Grande São Paulo, sua sede até hoje.
Naquela ocasião, quando investiu 32 milhões de cruzeiros na compra de equipamentos, a Cummins já possuía um escritório regional no centro da capital paulista para supervisionar vendas e serviços em toda a América do Sul. Mas foi a partir do início das operações produtivas que a marca se consolidou no crescente mercado de motores diesel no Brasil e na região.
O primeiro programa de expansão foi anunciado dois anos após a aquisição, em 1973, envolvendo investimento US$ 49 milhões na produção de motores a diesel para caminhões e ônibus em V na faixa de potência de 140 a 240 HP. De lá para cá, os projetos de modernização e ampliação nunca pararam.
Para duplicar a capacidade da fábrica de Guarulhos e iniciar a oferta de motores de caminhão para a Volkswagen, um aporte de US$ 100 milhões foi anunciado em 1988. Mais US$ 60 milhões foram aplicados em 2005 para atingir produção de 70 mil unidades/ano e outros US$ 20 milhões foram aprovados em 2010 para o desenvolvimento de novos produtos, melhorias de processos e a preparação de motores de conformidade com a Euro 5.
Fotos: Cummins/divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!