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Cummins Meritor se transforma em Cummins Drivetrain and Braking Systems

Por Graziela Potenza em 03/10/2024 às 08:03
Cummins Meritor se transforma em Cummins Drivetrain and Braking Systems

Em novo posicionamento que reflete a integração dos negócios da Cummins e de sua unidade do segmento de Componentes, líder em soluções e fabricação de sistemas de eixos e freios, a Cummins Meritor agora é Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS). Desde a aquisição, em agosto de 2022, a integração de pessoas, tecnologias e capacidades da Meritor posicionou a Cummins na vanguarda do fornecimento de soluções de trem de força totalmente integradas.

No atual cenário, a Cummins Drivetrain and Braking Systems reafirma sua liderança no País, com 60% de participação em veículos comerciais acima de 9 toneladas, ao dar continuidade no fornecimento de soluções de eixos para o mercado brasileiro. Em adicional, o portfólio com mais de 3 mil itens ativos relacionados aos eixos para o aftermarket, incluindo componentes do diferencial automotivo, rolamentos, cruzetas e óleo para o diferencial, segue com a marca Meritor. Já as tecnologias zero emissão, a exemplo dos eixos elétricos, integram o portfólio da Accelera by Cummins.

"Com um legado de mais de um século de inovação global e 68 anos de experiência no mercado brasileiro, a Cummins Drivetrain and Braking Systems representa um marco significativo em nossa trajetória marcada pela integração bem-sucedida e pela evolução contínua. Com a dedicação e o talento de nossa equipe seguiremos reafirmando nossa excelência por meio de nossas ações e soluções tecnológicas em contribuição com a mobilidade cada vez mais sustentável”, diz Kleber Assanti, gerente Geral da CDBS para América do Sul.

No segmento de reposição, a empresa disponibiliza mais de três produtos, incluindo itens como componentes de diferencial automotivo, rolamentos, cruzetas e óleo para diferencial, todos comercializados sob a marca Meritor. Conforme Leandro Carvalho, gerente de Aftermarket da Cummins para a América Latina, a previsão é de um crescimento de 14% nas vendas até o final do ano, com uma projeção de mais 5% de expansão em 2025. Esse avanço será amplamente impulsionado pela ampliação de mercado e lançamento de novos produtos.

Para fortalecer ainda mais sua participação no mercado, a Cummins tem investido na modernização de sua infraestrutura e equipamentos, visando aumentar sua capacidade produtiva em 25%. Entre 2019 e 2023, a empresa destinou R$ 55 milhões à fábrica de Osasco, aplicados em uma nova linha de montagem, expansão da área em 12 mil m², melhorias nos processos de manufatura e fluxo de materiais, além da aquisição de novos maquinários para automação. A Cummins prevê um crescimento na demanda nos próximos anos e está se preparando para atender seus clientes.

De acordo com Diogo Andrade, engenheiro de Manufatura e Industrialização da CDBS, a capacidade produtiva da fábrica de Osasco já atingiu 145 mil unidades neste ano, resultado dos investimentos feitos para atender à crescente demanda projetada para 2025.

"Já temos um projeto aprovado para a nacionalização do diferencial dianteiro, que atualmente é importado do México. Com essa mudança, vamos duplicar a célula de montagem de diferenciais no Brasil, permitindo que o componente seja 100% fabricado e montado na planta de Osasco, atendendo clientes como MAN e Volvo. Para isso, será realizado um investimento de aproximadamente R$ 15 milhões".

MT-17X HE

Como parte das ações a serem compartilhadas nesta edição da Fenatran, a CDBS promove o eixo MT-17X High Efficiency (HE), inovação para o setor de transportes rodoviários extra pesados. O MT-17X HE é o eixo de simples redução com a maior capacidade global, suportando até 100 toneladas de PBTC.

Disponível para aplicações 6x4 e 8x4, o eixo MT-17X HE oferece maior capacidade de torque de entrada e 30% a mais de capacidade de carga disponível nesta categoria de eixos (tandem de simples velocidade), devido à tecnologia incorporada no sistema de engrenamento do diferencial (par de coroa e pinhão e engrenagens helicoidais), oferecendo ao mercado mais eficiência e confiabilidade para as aplicações.

O projeto ainda conta com tecnologia de corte de engrenagem e maior durabilidade no sistema de rolamento, proporcionando um aumento da vida útil do sistema de cardan, além de melhorias na instalação e interface de suspensão veicular. “Estas inovações trouxeram para este projeto um aumento de carga vertical, de 12 para 13 toneladas por eixo, além de avanços significativos para trazer redução de custos de manutenção e a melhor performance para categoria tandem”, afirma Mauricio Biadola, gerente Sênior de Vendas da CDBS.

O gerente ainda explica que o MT-17X HE teve redução do nível de abastecimento de óleo, de 40 litros (padrão desta classe de eixos) para 25 litros, envolvendo eixo anterior e posterior. O novo eixo para extra pesados pode ser aplicado em motorizações de até 750 hp. Outra grande vantagem do modelo é o uso exclusivo da carcaça fundida, o que proporciona o melhor design no pacote para a montagem da suspensão do veículo, trazendo flexibilidade, além de otimizar o desenvolvimento do suporte para a instalação, bem como uma maior confiabilidade em aplicações mais severas.

Visita à fábrica

Durante a visita às instalações da Cummins, Diogo Andrade apresentou uma visão geral da unidade, destacando o processo de modernização voltado para a expansão da capacidade de produção. Segundo ele, a fábrica tem recebido investimentos contínuos se tornando uma unidade de ponta, com a instalação de novas linhas de montagem em 2023 e 2024. O objetivo é aumentar a produção de eixos mais modernos e novos produtos, alinhados às demandas do mercado e às necessidades dos clientes.

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Foto: Divulgação

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