Como um caminhão superou - e muito! - o recorde do Iron Knight?
Parece mentira, mas é isso mesmo! Depois do Iron Knight ser considerado o caminhão mais rápido do mundo ao atingir a incrível velocidade de 170 km/h, como é possível, em tão pouco tempo, existir outro modelo com tamanha velocidade?
É real, mas também há uma justificativa. O modelo que realizou a façanha foi o “Shockwave Jet Truck,” desenvolvido, caminhão desenvolvido a partir da plataforma do clássico caminhão Peterbilt
Já o Iron Knight, que esteve na Fenatran 2019, com sua base mecânica similar ao Volvo Fh, percorreu 1 quilômetro levando apenas 21,1 segundos, e mantendo no percurso uma velocidade média de 170,2 km/h.
Voltando ao Shockwave, para alcançar tamanha velocidade em tão pouco tempo, o caminhão conta com três turbinas, que são as mesmas usadas em aviões de treinamento de combate T-2 Buckeye, da Marinha norte-americana.
Com isso, além de atingir a incrível velocidade de 605 km/h, quando o caminhão está em aceleração é possível ver fogo saindo das turbinas, quase como um foguete decolando na horizontal!
Até então o Iron Knight continua com o recorde oficial de caminhão mais rápido do mundo, pois apesar de ser desenvolvido exclusivamente para isso, podemos dizer que sua incrível velocidade é fruto de um motor de caminhão modificado para performance.
Iron Knight
Já o Shockwave, que claro, também é um caminhão, conta com um verdadeiro “hack” (trapaça) pois utiliza a turbina de um avião para elevar o desempenho do veículo.
No entanto, de qualquer maneira esse é um recorde impressionante, possuindo tanta potência e velocidade em um motor de 36,5 mil cv, que chega a consumir cerca de 1,5 mil litros de combustível a cada 1,6 km percorridos.
Fora isso, o caminhão realiza o percurso de maneira tão veloz, que para desacelerar é necessário contar com os freios somados ao recurso de um paraquedas.
Independente do ponto levantado, o fato do Shockwave atingir 605 km/h em 6 segundos o coloca no topo como o caminhão mais rápido do mundo, e sua função é mostrar como o desenvolvimento tecnológico rompe qualquer limite e supera expectativas sempre.
Imagina que insano é estar na cabine a incríveis 605 km/h?
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!