Um lindo monumento chama atenção de quem está passando pelos portões de Bolonha, na Itália. Trata-se da obra-prima “Giganti dela Strada”, traduzindo "Gigantes da Estrada" nasceu de uma ideia de Andrea Capucci e está exposta na rotatória de Gasbarrini, na área de Pioppa (é, na verdade, um ponto "símbolo" do transporte rodoviário bolonhesa: é aqui que as demonstrações sindicais mais importantes das empresas de transporte rodoviário em Bolonha acontecem desde a década de 70). Ela foi estrategicamente colocada nesse local por ser uma área na qual circulam muitos caminhões. O objetivo foi fazer uma homenagem a essa importante classe de profissionais. Ao contrário do Brasil, nessa cidade o caminhoneiro e os transportadores, de um modo geral, são bem valorizados. O monumento tem 10 metros de altura e 2,5 metros de largura. Todo confeccionado em alumínio, ele foi construído com apoio da Câmara Municipal de Bolonha e de empresas de transporte e logística da cidade.
Uma justa homenagem, afinal, os caminhoneiros e seus veículos são parte fundamental na logística eficiente de circulação de todo tipo de mercadoria em um País. Sem os caminhões teria dificuldade de manter abastecido os hospitais, farmácias, mercados, aeroportos, posto de combustível, assim como o escoamento de tudo o que é produzido.
Se no Brasil não tem uma obra-prima para os caminhoneiros, a categoria aceita o seu reconhecimento, com fretes justos, mais segurança, diesel baixo, entre outras reivindicações de anos.
Foto: Prefeitura de Bologna/Turismo
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!