Conhecido como ABT, o caminhão de bombeiro é utilizado para apagar incêndios de pequeno a grande porte dentro da cidade, atendendo bem os requisitos necessários para a tarefa. No entanto, existem diversas especificações técnicas para a realização do trabalho, e vamos conhecer algumas a seguir:
Chassi
É importante dizer que o modelo do chassi a ser adotado depende da capacidade de peso e potência do motor, que vão de acordo com o número de bombeiros, extintores e a bomba a ser utilizada. Tudo isso é considerado, por isso existem variações entre os caminhões.
Tanques de água
Acoplados e adaptados para a carroceria do caminhão, os tanques de água são compostos por chapas de aço inoxidável ou aço carbono que contêm quebra-ondas garantindo a perfeita dirigibilidade do veículo.
Bomba
As bombas são utilizadas para dar pressão à água que sai das mangueiras e são acionadas ao próprio motor do veículo através do cardã ou por sua tomada de força.
Painel de comando
Instalado na lateral esquerda ou na traseira do veículo, possui todos os comandos e controles para a perfeita operação do veículo. As identificações dos comandos e controles são coloridas para facilitar a operação.
Pintura e grafismo
Para resistir ao trabalho, as pinturas são realizadas a partir de tintas à base de P.U. na cor desejada pelo cliente. Os grafismos são realizados com adesivos padrão 3M.
Sinalização (sonora e luminosa)
A sinalização sonora é feita por meio de uma sirene eletro pneumática tipo e alarme sonoro de marcha à ré. com LED’s bem brilhosos e o som inconfundível que serve de alerta para que o caminhão à frente fique livre.
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!