A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento obrigatório para aqueles que precisam conduzir algum veículo automotor no Brasil, independente de ser um caminhão, ônibus, carro ou moto. Sendo assim, ao completar 18 anos é possível iniciar o processo e tirar a primeira habilitação, conhecida como permissão para dirigir.
Cada condutor possui uma categoria, e existem diferenças entre elas. A, B, C, D e E são as categorias existentes, e vamos explicar um pouco sobre cada uma delas para saber quais veículos podem ser conduzidos. Vamos conferir!
Categorias A e B
Antes de começar é importante destacar que a ordem das CNHs, não estão diretamente ligadas ao fato de você possuir uma maior te dá direito a todas as anteriores. Isso quer dizer que na categoria A, o condutor pode conduzir motos ou triciclos, mas não carros.
Já a categoria B dá o direito de conduzir veículos de 4 rodas, contanto que não ultrapasse o limite de 3500 quilos. Embora seja maior, a categoria B, que é a mais popular, não dá direito à condução de motos da categoria A, pois são diferentes.
É possível ter várias categorias em uma única CNH, porém, é preciso fazer as provas e ser aprovado individualmente para que tenha tal permissão. Carros, caminhões e vans são permitidas na categoria B, incluindo a famosa Kombi.
Categorias C e D
A categoria C é a permissão para conduzir veículos de carga que ultrapassam os 3500 quilos e com limite de 6000 quilos. Segundo a legislação, o peso não pode ser superior contando com a carroceria.
Já na categoria D, os veículos liberados são os utilizados para transporte de passageiros. Os mais comuns nesta categoria costumam ser ônibus, vans e micro-ônibus, mas vale destacar que no caso das vans, se o condutor for dirigir de forma profissional é obrigado a fazer um curso de transporte coletivo disponível nas autoescolas.
Outro detalhe importante sobre a categoria D é que o condutor precisa ter pelo menos 21 anos de idade e possuir CNH na categoria B há pelo menos dois anos ou, a categoria C, há um ano, além de ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou haver recorrência de uma infração média no período de 12 meses.
A categoria D não pode ser tirada como primeira habilitação, pois depende de todo esse processo para que seja autorizada.
Categoria E
Enfim chegamos na categoria E, para os pesados. Ela dá ao motorista a permissão para dirigir veículos com mais de 6000 quilos, mesmo com unidade acoplada, reboque, semirreboque ou trailer.
A categoria E fecha os cinco tipos de CNHs disponíveis no Brasil e engloba todos os veículos disponíveis nas categorias B, C ou D. A habilitação E dá ao condutor licença para dirigir veículos com peso total superior a 6.000 quilos, incluindo unidade acoplada, reboque, semirreboque ou trailer.
Um detalhe, o motorhome se enquadra na categoria, no entanto, pode ser conduzido por alguém com categoria B desde que não ultrapasse o pelo limite de 6000 quilos e o número de passageiros também não seja superior a 8 contando com o motorista.
Para tirar a CNH categoria E e possuir permissão para conduzir caminhões e outros veículos pesados, é preciso cumprir certas exigências. A primeira é já ter pelo menos habilitação C há um ano, ou seja, também não é possível adquirir CNH para caminhão na primeira.
Fora isso, as mesmas regras relacionadas à infração da categoria D valem para a E, e não podem acontecer no período de 12 meses. A primeira habilitação tirada na vida só pode ser A e B, e para mudar de habilitação o caminho sempre será da menor para a maior, sendo:
Categoria B para C ou D;
Categoria C para D ou E;
Categoria D para E.
Foto: banco de imagens RC
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!