Responsáveis pelo transporte de cargas, os caminhões garantem que medicamentos, roupas, alimentos, matérias-primas e diversos itens essenciais a todos sejam transportados para atender as demandas sociais.
Em todos os momentos e principalmente no contexto atual em que vivemos, ficou ainda mais evidente a importância do transporte rodoviário.
Uma profissão com tantas peculiaridades e que atende diversas demandas diferentes possui muitos fatos a serem destacadas, e é sobre alguns deles que falarmos aqui. Confira 8 curiosidades sobre o universo dos caminhões:
Para começar, decidimos falar sobre modelos bem rápidos. Existem caminhões que podem atingir a velocidade de 240 km/h com seus motores de aproximadamente 1000 cv. Mas fique tranquilo, pois esses caminhões não vão passar por você na estrada! Esses modelos são utilizados somente nas corridas da Fórmula Truck.
Saiba que para conseguir frear um caminhão por completo numa velocidade média de 80 km/h é necessária uma distância equivalente a um campo de futebol inteiro (108 metros). Por isso, é preciso ter habilidade para conduzir um caminhão.
Agora uma oposição à primeira curiosidade. Tenha em mente que o primeiro caminhão do mundo foi construído em 1896 e possuía nada mais que 10cv. O veículo rodava a aproximadamente 12km/h, diferente dos caminhões de hoje em dia que para transportar carga chegam a 750cv.
Você já reparou que os caminhões costumam ter uma frase estampada no seu para-choque? Essa mania teve início nos anos 50 e foi inspirada em uma técnica de desenhos argentinos que estilizavam carroças. Com o passar do tempo os desenhos foram sendo acompanhados de frases até que, nos anos 80, a maioria dos caminhoneiros adotou essa mania.
Você sabia que o maior pneu de caminhão já fabricado possui 4,03 metros de diâmetro e 1,50 de largura, pesando mais de 5 toneladas. As empresas responsáveis pela criação são a Michelin e a Titan.
Na década de 70, o volume de carga transportada pelo país aumentou de 124,5 para 204,8 bilhões de toneladas – o que mostrou a capacidade da expansão da frota de caminhões do Brasil.
Você faz alguma ideia de por que a potência do caminhão e de qualquer veículo é medida em cavalos? Ela foi definida assim, pois antigamente eram os cavalos que ajudavam a transportar as cargas. Na história, como bem sabemos, antes do primeiro veículo ser lançado as carroças eram o meio de transporte utilizado e mais eficiente.
Essa é a parte totalmente tecnológica! Saiba que pesados também possuem modelos que não precisam de pessoas na cabine para serem operados. Em 2016, a empresa Uber fez a primeira entrega com um caminhão autônomo. Foi uma corrida de 190 quilômetros, levando 2 mil pacotes de cerveja.
Se você pensou que havíamos esquecido de falar sobre a carga a granel, fique tranquilo pois falaremos agora!
Esse é o termo usado quando falamos sobre cargas que não precisam ser embaladas ou colocadas em caixas para que sejam transportadas.
O transporte desse tipo de carga é feito sem acondicionamento, identificação ou contagem de unidades, diferente de produtos eletrônicos, por exemplo, que são transportados considerando o volume.
Para entender ao certo do que se trata, podemos separar em duas categorias, e são elas: carga a granel sólida e carga a granel líquida.
A sólida diz respeito aos produtos encontrados em grãos. O tamanho de cada grão não importa, sendo que no Brasil, a soja, o trigo e o milho são alimentos que geram muita renda.
Já a carga a granel líquida diz respeito ao óleo de soja e gasolina, por exemplo, que são igualmente transportados sem embalagem.
Vale sempre destacar que qualquer produto deixa de ser uma carga a granel no momento que é embalado. Ou seja, uma garrafa de óleo ou um galão de gasolina, por exemplo, se transportados dessa forma, independente do produto dentro deixam de pertencer a essa categoria.
O que achou dessas curiosidades?
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!