Dividindo espaço com as rodas feitas de aço, que são bem mais populares, as rodas de alumínio possuem certas diferenças que vão além do preço, se mostrando vantajosas em determinadas situações.
Como benefício principal podemos dizer que a roda de alumínio é mais leve que a de aço. Alguns modelos chegam a pesar cerca de 30% menos que uma roda semelhante feita de aço.
Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Infraestrutura de Transporte (DNIT) apontou que cerca de 70% dos caminhões que trafegam pelas estradas brasileiras estão acima do peso. Em situações assim as rodas de alumínio podem ser úteis apresentando uma boa redução no peso total.
Embora custem mais que as rodas de aço, as rodas de alumínio são eficientes que tendem a trazer economia para o bolso do condutor. Como dissemos anteriormente, o metal traz leveza ao veículo, o que contribui inclusive para reduzir o consumo de combustível.
E não é só por isso. O usuário, muito provavelmente vai economizar com a manutenção de freios e suspensões. Apesar de serem mais caras em relação as rodas de aço, as rodas de alumínio economizam também com o sistema de freios, reduzindo seu desgaste e consequentemente gerando menos manutenções.
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!