O veículo é essencial para a construção civil, pois é encarregado de misturar os concretos que os operários irão utilizar nas obras
Quem nunca parou no farol ou ao andar na rua se deparou com um caminhão ao lado, misturando com uma carreta oval na posição horizontal que ficava mexendo sem parar?
De fato, há quem diga que se trata, de forma popular, de um “caminhão de cimento”. Não está errado, mas já que vamos falar um pouco sobre, podemos começar destacando seu nome; caminhão betoneira.
O caminhão betoneira é um veículo utilizado para misturar concreto na construção civil, e sua função principal pode funcionar tanto com o motor ligado quanto desligado.
A velocidade de mistura inicial é equivalente a 12 ou 14 rotações por minuto, durante o período de 5 minutos, após a mistura, a velocidade de agitação deve ser de 2 a 3 rpm.
O ponto principal é que o “balão” acoplado na parte de trás não pode parar de girar enquanto houver produtos sendo misturados, pois as bolhas e placas de endurecimento prejudicam a boa formação da carga.
Vale destacar que embora sua utilização mais comum seja para transportar e misturar concreto, os caminhões betoneira também podem transportar ou misturar outros materiais, como água, pedra, areia, cimento, transformando assim em um usinado.
O concreto usinado é mais resistente, e pode ser usado para estruturas, base ou qualquer região importante da obra.
Logo, é responsabilidade do caminhão realizar essa mistura e transportar o material até o local de aplicação, e isso costuma ocorrer dentro do prazo de 3 horas para garantir qualidade e resistência do concreto.
Para conseguir o concreto usinado em sua composição e mistura ideais, as chapas giram no sentido horário e levam todos os componentes até o fundo do balão.
Quando o caminhão chega à obra, o giro do balão da betoneira é invertido, e passa a girar no sentido anti-horário. Essa mudança permite o descarregamento do concreto.
Normalmente o caminhão de concreto obedece a normas internacionais e obedece à capacidade máxima de volume definido pelo fabricante.
Você já dirigiu um caminhão betoneira? Conta aqui como foi essa experiência!
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!