Primeiro caminhão totalmente elétrico na estrada alpina de Grossglockner.
Um DAF CF Electric com um PBV de 26 toneladas tornou-se o primeiro caminhão totalmente elétrico a dominar o maior desfiladeiro da Áustria, a estrada alpina de Grossglockner de 48 quilômetros que conta com 36 curvas sinuosas e 12% de inclinação. Este feito prova que a condução com zero emissões também é perfeitamente possível em áreas montanhosas.
O DAF CF Electric está no mercado desde 2018 e está disponível como trator 4x2 e como rígido 6x2. O veículo totalmente elétrico – cuja terceira geração está agora em circulação – já está a ser utilizado, entre outros, nos Países Baixos, na Alemanha, na Bélgica, no Reino Unido e na Hungria para várias aplicações, incluindo distribuição de supermercados, recolha de lixo e transporte de contentores. Com planeamento inteligente e carregamento intermédio, os clientes podem conduzir até 500 km por dia com a CF Electric.
Prova de utilidade
No entanto, alguns operadores de transportes em zonas montanhosas parecem ter dúvidas quanto à utilização de veículos elétricos. O concessionário oficial da DAF da Áustria, Tschann, decidiu que estava na hora de pôr fim a este ceticismo, com ajuda alguma da DAF Caminhões. "Que melhor sítio do que a estrada de montanha mais desafiante e bonita da Europa para provar a qualidade e a utilidade da CF Electric?", afirmou Enrico Simma, diretor do Tschann.
O derradeiro teste
O CF Electric com um PBV de 26 toneladas conduziu de Salzburgo até ao sopé da estrada alpina de Grossglockner em autoestradas e estradas nacionais. De lá, foi definido um percurso até Kaiser-Franz-Josefs-Höhe, a linha de chegada do sinuoso e espetacular desfiladeiro. Simma continuou: "Apesar da vista pelo caminho ser de cortar a respiração, a rota de 48 quilómetros com 36 curvas apertadas e as suas encostas íngremes de 12% de inclinação continuam a ser um desafio. É o derradeiro teste para qualquer veículo e o CF Electric passou com distinção! Esta é a prova de que o CF Electric pode ser utilizado em qualquer rota, desde que exista uma boa infraestrutura de carregamento!"
Fonte e foto: DAF Trucks
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!