A nova geração de caminhões da DAF para o transporte de longa distância ganhou o título de Caminhão Internacional do Ano 2022. “O XF, XG e XG+ definem uma nova referência da indústria em eficiência, segurança e conforto do motorista”, declarou o júri após uma extensa série de testes.
O prestigiado prêmio foi entregue na exposição de caminhões e transportes Solutrans em Lyon, na França. A DAF também foi homenageada com o ‘2022 Truck Innovation Award’ por seu caminhão de inovação XF com motor a combustão de hidrogênio.
Com base nas regras do Caminhão Internacional do Ano (IToY), o prêmio anual é concedido ao caminhão que foi lançado no ano passado e que deu a contribuição mais significativa para a eficiência do transporte rodoviário.
Este julgamento se baseia em uma gama de critérios, incluindo inovação tecnológica, conforto, segurança, dirigibilidade, economia de combustível, 'pegada' ambiental e Custo Total de Propriedade (TCO).
Primeiro na indústria
“A DAF é a primeira fabricante de caminhões a apresentar uma geração completamente nova de caminhões que foi desenvolvida com os novos regulamentos europeus para massas e dimensões de caminhões em mente”, disse Gianenrico Griffini, presidente do júri ‘Caminhão Internacional do Ano’.
“O resultado é uma série de caminhões altamente atraentes e muito aerodinâmicos que apresentam eficiência, segurança e conforto do motorista líderes na sua classe. Os novos XF, XG e XG+ oferecem excelente visibilidade direta, fornecida por um grande pára-brisa curvo, janelas laterais com linhas de cintura baixas e janela de vista da calçada.
Esses recursos - junto com o sistema de visão digital que substitui os tradicionais espelhos retrovisores laterais e a nova câmera de visão de canto - oferecem uma visão geral, protegendo os usuários vulneráveis da estrada ”.
Um verdadeiro esforço de equipe
O prestigioso prêmio ‘International Truck of the Year 2022’ foi concedido a Harry Wolters, presidente da DAF Trucks, que dedicou o reconhecimento a todos os mais de 12.000 funcionários da DAF em todo o mundo.
“Esta conquista única é um verdadeiro esforço de equipe! A Nova Geração XF, XG e XG+ representa o maior projeto de inovação em mais de 90 anos de história de nossa empresa. É o resultado de ouvir atentamente nossos clientes e seus motoristas, ter uma visão clara sobre o futuro das soluções de transporte duráveis e sustentáveis e sempre ir além para entregar as melhores soluções de transporte possíveis. Na verdade, somos o primeiro fabricante de caminhões que utiliza totalmente as novas regulamentações europeias em relação às massas e dimensões de caminhões para oferecer benefícios exclusivos aos nossos clientes. É bom ser o primeiro - é ainda melhor ser único. ”
Resumindo a votação do júri, o presidente do júri da IToY, Gianenrico Griffini, comentou: “Com a introdução de seus caminhões de nova geração, a DAF entregou uma gama de veículos pesados de alta tecnologia que estabelece uma nova referência na indústria. Além disso, está voltado para o futuro, pois também representa uma plataforma completa e com grande eficiência energética para as novas gerações de transportadores de energia e sistemas de transmissão alternativos. ”
Truck Innovation Award 2022
Um grande exemplo é o novo XF com tecnologia de motor de combustão interna a hidrogênio que a DAF está desenvolvendo e que impressionou o júri do Caminhão Internacional do Ano durante uma demonstração em outubro. Como resultado, o DAF XF H? Innovation Truck foi homenageado com o ‘Truck Innovation Award 2022’.
“Este prêmio específico destaca nossa filosofia de que precisamos explorar o conjunto completo de tecnologias no caminho da descarbonização do transporte e da mobilidade na próxima década”, comentou Ron Borsboom, diretor executivo de desenvolvimento de produtos da DAF. “A tecnologia do hidrogênio pode se tornar uma opção muito interessante para o futuro, ao lado das soluções de bateria elétrica que já oferecemos hoje e dos caminhões híbridos que temos em desenvolvimento. Ser homenageado com o ‘Truck Innovation Award 2022’ também demonstra que ainda há um futuro promissor para o motor de combustão interna (ICE), para o qual novas gerações de combustíveis neutros em carbono estão no horizonte. É importante entender que acabar com o uso de combustíveis fósseis não deve, de forma alguma, resultar automaticamente na proibição dos motores de combustão interna, especialmente no segmento de transporte pesado de longa distância. ”
Ron Borsboom acrescentou: “H2-ICE significa que em muitas áreas pode-se usar uma rede de distribuição existente de postos de combustível. E vamos valorizar mais o fato de que nós, na Europa, temos amplo conhecimento e uma pegada de fabricação nesta tecnologia. ” O júri International Truck of the Year é composto por 24 editores de veículos comerciais e jornalistas experientes, representando os mais importantes títulos internacionais de mídia de transporte e caminhões.
Fonte: DAF
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!