21 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Daimler Trucks interrompe cooperação com a fabricante russa Kamaz

Por Equipe RC em 02/03/2022 às 14:05
Daimler Trucks interrompe cooperação com a fabricante russa Kamaz

Com a guerra entre a Ucrânia e a Rússia, as montadoras de veículos pesados, como noticiado recentemente no site da revista Caminhoneiro, estão adotando novas medidas em relação aos negócios na Rússia. No caso da Daimler Trucks, responsável pela Mercedes-Benz, anunciou a interrupção da joint venture com a Kamaz. “Não serão construídos mais caminhões sob a parceria da Daimler com a Kamaz e nem fornecidos mais componentes”, disse o grupo em um memorando.

Neste mesmo memorando foi dito também que: “nossa cooperação com a Kamaz é de natureza puramente civil e só foi constituída com esse foco. Nesta cooperação não é preciso dizer que sempre cumprimos rigorosamente todas as regulamentações de controle e sanções de exportações aplicáveis.”

A parceria entre o grupo alemão e a Kamaz já ocorria há mais de 10 anos, rendendo bons resultados: em 2021 as companhias registraram a produção 25 mil caminhões na unidade fabril, localizada na cidade de Naberezhyne Chelny.

A cooperação da Daimler com a Kamaz envolvia apenas a produção de caminhões de uso civil. Na joint venture Daimler Kamaz Rus era realizado apenas caminhões e cabines de uso civil da Mercedes-Benz. Assim, os veículos de Rally da Kamaz utilizam a cabine do Actros. Ao todo 15% das ações da Kamaz pertencem ao Grupo Damiler Trucks e os demais estão distribuídos entre o próprio governo russo e os bancos estatais. A Kamaz foi inaugurada em 1976 e é a principal fabricante de veículos comerciais na Russa.

Mais medidas: Em virtude da atual situação, a produção na linha de montagem foi imediatamente interrompida. "Tendo em vista os acontecimentos dos últimos dias, houve a decisão de encerrar as atividades comerciais na Rússia com efeito imediato até novo aviso. E a decisão será revista regularmente. E a Daimler Trucks seguirá todas as medidas do governo alemão e da União Europeia (EU)", diz o comunicado da montadora alemã.

Foto: divulgação Mercedes-Benz

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..