Além de fiscalizar as estradas, o DER-RJ irá disponibilizar atendimento aos usuários que necessitarem em operação que vai de hoje, às 12 hs até dia 16
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) iniciam nesta sexta-feira (11/11), a partir das 16h, a operação Proclamação da República 2011. O planejamento visa organizar e dar mais segurança aos motoristas nas estradas utilizadas como rotas turísticas, principalmente nas vias estaduais em direção à Região dos Lagos, Região Serrana, Costa Verde e Região Norte. As atividades estão programadas para serem encerradas no próximo dia 16, às 12h.
O DER-RJ mais uma vez vai fiscalizar os acostamentos, munidos com palms e pistolas de velocidade para coibir os motoristas que trafegam acima dos limites estabelecidos. Paralelamente será utilizado ainda o OCR, equipamento utilizado para fiscalizar e autuar em tempo real veículos que estejam transitando com irregularidades como falta do licenciamento anual, IPVA atrasado, carros com placas clonadas e com pedidos de busca e apreensão. O órgão terá também equipes de apoio e emergência, com maquinário de prontidão para contornar possíveis eventualidades. Os motoristas que tiverem irregularidades no seu cadastro do Detran, como carteiras vencidas e excesso de multas, também serão identificados e sofrerão com a mesma penalidade. Importante lembrar que os veículos retidos serão removidos para os pátios localizados nos municípios de Búzios e Araruama.
O BPRv vai atuar com policiamento ostensivo divididos nas principais regiões do Estado, com uma média diária de 230 policiais militares em regime de escala fazendo o monitoramento, com apoio de 190 viaturas e 20 motocicletas. O DER-RJ, por sua vez, estará com equipes de apoio e emergência, com maquinário de prontidão para contornar possíveis eventualidades.