Dia 17 de Outubro é o dia da música popular Brasileira.
Há estilos musicais para todos os gostos, as letras são criativas e por isso é conhecida internacionalmente. A música popular brasileira surgiu a partir de uma mistura de ritmos vindos dos europeus, africanos e indígenas.
Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc.
Também é impossível deixar de lembrar do Tropicalismo , movimento que surgiu entre 1967 e 1968 liderado por Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Muitos artistas começaram a se destacar vindos de todas as partes do país: Nara Leão grava músicas de Cartola e Nelson do Cavaquinho. Diretamente da Bahia, Gal Costa e Maria Bethânia fazem sucesso nas grandes cidades. O mesmo acontece com Djavan, de Alagoas, Fafá de Belém, chega do Pará, Clara Nunes de Minas Gerais, Belchior e Fagner, ambos do Ceará, Alceu Valença de Pernambuco e Elba Ramalho da Paraíba são os principais. Também nessa época o rock brasileiro começa a apontar nas paradas de sucesso, com Raul Seixas e Rita Lee. Representando o funk aparecem Tim Maia e Jorge Ben Jor.
A música brasileira que exerce uma força soberana evolutiva e livre é, sem dúvida, a obra mais valiosa da cultura brasileira.