Em um cenário com os combustíveis cada vez mais caros é importante ter em mente algumas atitudes que podem influenciar no consumo e ajudar a economizar um pouco
Certos cuidados podem reduzir a quantidade de combustível gasto pelo caminhão e melhorar o seu desempenho.
É fato que a manutenção em dia e regulagem do caminhão é um cuidado padrão que pode evitar gastos excessivos. No entanto, algumas pequenas coisas também podem influenciar a queima de combustível.
Confira algumas dicas que podem ajudar a ganhar alguns quilômetros por litro:
Se atentar a qualidade do combustível
Uma das principais queixas de motoristas autônomos ou de qualquer pessoa que possui um veículo atualmente é o valor do combustível.
Com o preço nas alturas é comum nos depararmos com situações em que nos sentimos atraídos por alguma oferta ou preço de combustível um pouco mais baixo que em outros postos vistos anteriormente.
Embora seja difícil, precisamos tomar cuidado com isso. Muitas vezes, preços mais atrativos tratam de combustíveis de procedência “duvidosa”.
Caso se trate de um combustível “ruim”, esse tipo de diesel prejudica o funcionamento do motor, gastando mais e possivelmente prejudicando outras peças do veículo, trazendo prejuízos ainda maiores.
Substituir o filtro de combustível
Os filtros de combustível também devem ser substituídos regularmente conforme especificado pelo fabricante.
Manter um filtro de combustível contaminado pode acumular sujeira no sistema injeção do diesel, provocando uma redução da pressão da bomba por entupimento dos filtros.
Isso aumenta o consumo de combustível, além de possibilitar que a bomba de combustível queime ou outros componentes do motor sejam prejudicados.
Se atente aos sinais do motor
Cuidado com excesso de rotação durante a direção contínua, o motorista nunca deve passar da rotação máxima da faixa verde, mesmo quando se prepara para trocar de marcha.
Além disso, utilize sempre o freio motor. Muitos não sabem, mas além de ser mais seguro o freio motor também auxilia na economia de combustível, além de poupar as pastilhas e lonas de freio.
Isso acontece porque ao usá-lo o sistema do veículo reduz o consumo para o mínimo enquanto carrega o sistema elétrico.
Outra boa opção é freio auxiliar. Ele é composto por um sistema hidráulico que trabalha juntamente com a caixa de marchas e funciona em conjunto com o freio motor e os de serviço, tornando a frenagem mais eficiente e oferecendo mais segurança ao veículo.
Por fim, mantenha a manutenção
Sempre podemos rodar por dicas e mais dicas e no fim não podemos deixar de mencionar a mais importante - a manutenção do veículo em dia.
Isso porque, boa parte do consumo excessivo vem dos veículos que apresentam problemas de manutenção, seja por alguma regulagem no motor ou componentes com defeito.
No entanto, calibrar sempre os pneus, por exemplo, é uma atitude simples, mas que ajuda bastante a reduzir o consumo de combustível também, uma vez que o veículo funciona melhor com a calibragem correta e não força o motor.
Por fim, todos os filtros de ar, óleo e combustível, devem ser substituídos conforme a sua especificação para garantir o perfeito funcionamento dos motores e o consequente baixo consumo.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!