21 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

e-Delivery chega despertando intenções de compras

Por Equipe RC em 15/07/2021 às 14:19
e-Delivery chega despertando intenções de compras

“Os pedidos de compras já começaram”, diz Ricardo Alouche, vice-Presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Além dos já confirmados para serem atendidos até o final de 2021, a VWCO pretende dobrar o volume de vendas a cada ano a partir de 2022.

O novo caminhão elétrico foi lançado no dia 13, e começa a chegar aos poucos nas 150 concessionárias da marca, com 121 unidades já encomendadas antes mesmo do lançamento virtual, 58 empresas interessadas e, um dia depois da apresentação, a rede já comercializou mais 15 unidades para 15 clientes diferentes.

Segundo Luciano Cafure, diretor Adjunto de Marketing da VWCO, cada detalhe do e-Delivery foi estudo e traz muitos atributos. “Um deles é a opção de seis ou três pacotes de bateria, a engenharia inteligente do e-Delivery se traduz em uma autonomia de até 250 km, de acordo com a configuração do veículo e a aplicação.

Seu freio regenerativo de três estágios pode aproveitar até 40% da energia gasta para desacelerar. Essa solução foi construída em linha com condições reais de operações urbanas.

Por trás dessa energia, estão baterias de íons de lítio com design otimizado para que os conjuntos fiquem mais leves ao mesmo tempo que oferecem uma das melhores densidades de energia do mercado.

Além disso, são livres de níquel, cobalto e manganês, sendo a opção mais sustentável. O e-Delivery foi testado nas situações mais extremas e seu desenvolvimento contempla soluções para qualquer preocupação que se possa ter durante sua operação. Cada componente é monitorado de forma contínua e ininterrupta, através do sistema de telemetria RIO, incluindo as informações sobre o fluxo de energia das baterias.

Durante as sessões de recarga, o e-Delivery mantém a tomada travada com o carregador para garantir a segurança e bom funcionamento do sistema.

Em caso de qualquer anomalia, o fluxo é interrompido automaticamente e é possível identificar a causa do problema através do computador de bordo do veículo. O veículo pode ser recarregado em qualquer condição climática. Faça sol ou chuva, não há perigo para o usuário em operar este caminhão elétrico.

“A composição da bateria é a mais segura do mercado, mais estável e com maior resistência a temperaturas mais altas. Sua construção também garante proteção contra água. É extremamente segura, foi severamente testada e aprovada”, diz Luciano Cafure.

RIO e-Fleet

Segundo Lívia Simões, gerente Executiva da RIO Soluções digitais VWCO, entre os serviços disponíveis para o VW e-Delivery está o RIO e-Fleet, o primeiro serviço de conectividade para a gestão de veículo elétrico.

O e-Fleet é o novo aplicativo do RIO – a marca de soluções digitais de logística do Grupo Traton – em que o cliente poderá gerenciar toda a sua frota de caminhões VW e-Delivery.

Através do aplicativo, o cliente tem acesso ao status de carregamento do veículo, autonomia, área de alcance no mapa com a posição atual do veículo, pegada de carbono, relatórios operacionais, histórico de localizações, programação e otimização de manutenções, entre outras facilidades digitais.

Além disso, todos os caminhões VW e-Delivery contam com a caixa do sistema RIO de série. “As informações coletadas pelo RIO ajudarão também a equipe de consultoria de TCO da VWCO a calcular o custo total de operação do veículo. Um serviço prestado de forma gratuita para o cliente do caminhão elétrico, com um acompanhamento de sua operação para orientar sobre a melhor forma de operar o veículo dentro de sua estrutura contratada”, diz Livia Simões.

Valores

O e-Delivery mais em conta é o de 11 toneladas de Peso Bruto Total (PBT) com tração 4x2 (com opção de entre-eixos de 3,3, 4 e 4,4 metros) parte de R$ 780 mil, equipado com três módulos de baterias que garantem autonomia de até 110 km.

Com seis packs, o alcance sobe para 250 km e o preço vai para R$ 967 mil. Como comparação, o Delivery equivalente com motor diesel custa R$ 280 mil, ou aproximadamente três vezes menos do que a opção elétrica mais em conta.
 

O e-Delivery 14 6x2, com entre-eixo fixo de 3,3 metros e seis módulos de energia, custa R$ 980 mil, ou R$ 795 mil na opção pacote menor de baterias. Essa última versão significa quase todas as unidades vendidas até agora, testada por 40 mil quilômetros e aprovada nas operações de entregas urbanas de bebidas pela Ambev, que comprou os primeiros 100 veículos e deve recebê-los até outubro, de uma intenção de compra anunciada ainda em 2018 de 1,6 mil unidades para eletrificar 35% de sua frota até 2023.

Já a Coca-Cola Femsa foi a segunda compradora, adquiriu 20 unidades do e-Delivery 14 6x2, que irão compor a frota no período de outubro a dezembro. A JBS adquiriu uma unidade do caminhão elétrico de 11 toneladas, equipada com baú frigorificado, que será usada para levar carnes nas suas lojas, localizadas em São Paulo. Essa unidade será utilizada para testes.

Ricardo Alouche, vice-Presidente de Vendas e Marketing, ressalta que o TCO (total cost os ownership) é também muito mais baixo, com economia de combustível e poucos gastos com manutenção, o que conforme o executivo em cinco a seis anos paga o preço de investimento inicial. “Os planos de manutenção do e-Delivery custam a metade do preço do mesmo caminhão a diesel”, diz.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..