Os especialistas da Mercedes-Benz Trucks rodaram cerca de 3.000 quilômetros, em março, com um protótipo do cavalo mecânico eActros 300, partindo do círculo polar ártico até Stuttgart, na Alemanha. No futuro, não é muito provável que clientes venham a usar este modelo de caminhão elétrico Mercedes-Benz para esse tipo de viagem longa. Entretanto, a oportunidade foi ótima para os desenvolvedores testarem o veículo em operação real por vários dias sob condições climáticas e topográficas variadas, visando criar medidas para a otimização das funções e sistemas.
Antes da viagem de 3.000 quilômetros, os engenheiros da Mercedes-Benz Trucks já tinham testado exaustivamente o veículo sob condições de inverno em locais como Rovaniemi, na Finlândia. Com temperaturas abaixo de 25 graus negativos, além do manejo em estradas com neve e gelo, o foco foi voltado às propriedades de partida e proteção dos componentes do trem de força, softwares e interfaces em temperaturas baixas. Na jornada de volta, o objetivo principal era verificar mais de perto o eActros carregado com 25 toneladas em condições de trânsito real.
"A viagem de Rovaniemi a Stuttgart demonstrou, já antes de seu lançamento no mercado, como o eActros 300 domina de maneira confiável todos os desafios que poderá encontrar pelo caminho”, diz o Dr. Christof Weber, chefe da Área de testes global da Mercedes-Benz Trucks. “Isso se aplica aos termos de eficiência energética e de recarga, bem como quanto ao conforto e segurança de condução".
Sem medo do limite da autonomia
Rovaniemi, Estocolmo, Malmö, Copenhagen, Nyborg, Flensburg e Hamburgo até chegar à rodovia A7 que vai para Würzburg e de lá percorrer a rodovia A81 de volta para Stuttgart. Foi uma verdadeira maratona para o cavalo mecânico eActros 300 como cavalo mecânico com seus três grupos de baterias – cada qual com 112 kWh[1] de capacidade instalada – habilitando uma autonomia de até 220 quilômetros[2] sem oportunidade de recarga.
"Planejamos antecipadamente os estágios individuais com exatidão e de maneira muito conservadora, com cerca de 150 quilômetros de condução, para conseguirmos chegar aos pontos de recarga definidos sem quaisquer problemas, mesmo enfrentando congestionamentos ou trânsito pesado", relata Marc Schniederjan, líder da equipe da Mercedes-Benz Trucks, responsável pela operação dos veículos de teste e que coordenou e supervisionou a viagem de volta.
Nas vias e nas principais rodovias europeias, bem como em estradas com variadas topografias, os motoristas ficaram impressionados com a tranquilidade em poder dirigir sem interrupções perceptíveis nas trocas de marchas ou de tração. Os motores elétricos proporcionam exatamente o mesmo nível de torque ao longo de toda a gama de rpm, e a aceleração potente é perceptível em todas as situações do trânsito. O nível de ruído na cabine não incomodou durante toda a viagem. Mesmo em temperaturas geladas, a cabine se aqueceu relativamente rápido. E tudo isso com o veículo sendo pré-condicionado na estação de recarga para evitar usar demais a energia da bateria, o que levaria a encurtar a autonomia.
"Quando estivemos em temperaturas mínimas abaixo de zero, a perda da autonomia foi limitada mesmo sem condicionamento prévio" afirmou Marc Schniederjan. “Quando estavam dirigindo a uma velocidade constante, normalmente de 80 km/h, também era fácil ver como o eActros 300 usava sua energia por meio da regeneração para aumentar a autonomia. Em média, as equipes fizeram uma pausa para recarregar três vezes por dia. A recarga, por si só, funcionou sem problemas por meio das estações públicas de recarga.
Sem restrições, o eActros 300 conseguiu enfrentar uma ampla variedade de condições climáticas, incluindo neve, frio e tempestades. Os sistemas instalados de assistência ao motorista comprovaram seu valor, assim como também a MirrorCam de segunda geração. O caminhão elétrico, que foi especificamente projetado para uso flexível em transporte pesado em serviços de distribuição, teve sua estreia na feira comercial IAA Transportes 2022 em Hanôver. Seu início de produção está agendado para ocorrer no outono deste ano.
[1] Capacidade nominal de bateria nova, baseado em condições limite definidas internamente, podendo variar dependendo do uso e das condições do meio ambiente.
[2] A autonomia foi determinada internamente sob condições ideais, incluindo 3 conjuntos de baterias depois do condicionamento prévio em trânsito de distribuição parcialmente carregado com um semirreboque com temperatura externa de 20°C.
Fotos: divulgação
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