A Eaton que se dedica a melhorar a vida das pessoas e o meio ambiente com tecnologias de controle de emissões de combustíveis confiáveis, eficientes, seguras e sustentáveis anunciou que passa a produzir na sua unidade localizada em Valinhos, interior de São Paulo, a linha de válvulas de combustíveis ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery). Elas são aplicadas em tanques de combustível de veículos flex para reduzir a emissão de vapores tóxicos.
As válvulas fabricadas na nova linha atenderão veículos nacionais que devem seguir a legislação Proconve ORVR, que reduz o limite de emissões evaporativas. A resolução número 492 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), determina que, a partir de 2023, 20% dos veículos de cada montadora vendidos no Brasil devam atender à exigência, passando para 60% em 2024 e 100% em 2025.
Segundo Marcos Janasi, diretor Geral de Automóveis e Pick-ups da Eaton,
"o processo de nacionalização envolveu três fases: A de desenvolver os projetos junto com as montadoras, a de estabelecer a produção e, a terceira, a de desenvolvimento dos projetos ligados aos futuros lançamentos". A Eaton é a única empresa a produzir este tipo de válvula no País. Nos Estados Unidos a produção acontece há mais de 20 anos. Na China, outro importante mercado da Eaton, a produção iniciou em 2020.
A empresa também tem uma vasta gama para o segmento de veículos pesados, sobretudo, os comerciais elétricos, como sistema de distribuição de energia, sistema de proteção de energia, componentes eletrônicos para veículos de alta voltagem, entre outros. “As transmissões automatizadas, por exemplo, todas têm um foco a combinar desempenho e economia de combustível, ou seja, melhorar a eficiência energética, isso também deixa os veículos sustentáveis”, explica Janasi.
Marcio Seleghin, gerente de Estratégia de Produto da Eaton explica que a válvula de combustíveis ORVR está relacionada à emissão de vapores. Os combustíveis gasolina e etanol são mais voláteis, ou seja, têm mais capacidade de evaporação (passa facilmente do estado líquido para o gasoso). O diesel já é um combustível com menos capacidade de evaporação. Por isso, não é necessário que tenha esse tipo de sistema. “Existem outras soluções adequadas para o tanque de diesel”, finaliza Seleghin.
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