21 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Em áudio, Tarcísio promete vista grossa da PRF a caminhões arqueados

Por Equipe RC em 22/02/2022 às 13:03
Em áudio, Tarcísio promete vista grossa da PRF a caminhões arqueados

Em conversa com os caminhoneiros, divulgada, recentemente, em áudio por grupos no WhatsApp, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, prometeu intervir contra o endurecimento da fiscalização de caminhões por parte da Polícia Rodoviária Federal, em especial em relação a veículos com a traseira arqueada. A nova orientação é para que oficiais façam vista grossa para fiscalizações “que só aborrecem e causam multas desnecessárias”.

“Estamos vendo que realmente há um excesso de rigor. O pessoal está se prendendo em coisas que, embora estejam na norma, às vezes não fazem o menor sentido, não ocorrem contra a segurança. No final só aborrecem e geram multas desnecessárias, perda de tempo e fiscalizações que aborrecem”, diz o ministro da Infraestrutura nos áudios.

De acordo com a PRF, a alteração do sistema de suspensão de veículos de transporte de passageiros e de cargas está disciplinada pelo Contran. Assim sendo, segundo a norma, veículos com Peso Bruto Total (PBT) superior a 3.500 kg (caminhões, caminhões-tratores, ônibus, reboques e semirreboques) que sofram alterações no sistema de suspensão, deverão atender os seguintes limites e exigências:

  1. Que o nivelamento da longarina não ultrapasse dois graus a partir de uma linha horizontal;
  2. Que o proprietário do veículo obtenha um Certificado de Segurança Veicular (CSV), emitido por uma Instituição Técnica Licenciada (ITL) credenciada pelo Inmetro, mediante inspeção de segurança veicular que comprove a segurança da alteração do sistema de suspensão;
  3. Que a informação referente à alteração do sistema de suspensão seja registrada pelo Detran no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), “a alteração sem critério é irregular. Além disso, a PRF reforça destacando que o trânsito de caminhões com a traseira elevada constitui grave risco à segurança viária. “A prática altera a estabilidade do veículo, aumentando o risco de tombamentos e saídas de pista. Além disso, reduz a eficiência do para-choque traseiro em caso de colisões traseiras, agravando as lesões e aumentando a probabilidade de morte de ocupantes de veículos que sigam à sua retaguarda, pelo chamado ‘efeito guilhotina’ (Efeito causado pelo impacto de um veículo menor na traseira de um caminhão ou ônibus sem para-choque)”.

Após acidentes com veículos de traseira arqueada, a PRF direcionou esforços em todo o Brasil para a fiscalização desse tipo de infração.

Ontem, dia 21, ocorreu uma mobilização organizada por caminhoneiros que fechou a BR-324, em um trecho do bairro Valéria. Segundo informações, um grupo de aproximadamente 30 pessoas se reuniu para manifestar contra ações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os caminhoneiros alegaram ser vítimas de “uma verdadeira caçada nacional aos motoristas”.

Fotos: reprodução

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

  • Claramente está ação desenfreada contra os autonomos,(apenas autonomos)atende a interesses de alguém ,resta saber quem , transportadoras que desde 2018 estão aumentando a frota e não conseguem ninguém pra dirigir ,uma maneira de desestimular ser dono de caminhão e ir trabalhar pra eles, prejudicar o atual presidente já que contou com apoio dos caminhoneiros na eleição anterior ,uma forma desesperada de tirar este apoio. Agora que atende a interesses de alguém está claro.
    Elias Xavier
    24/02/2022

Dicas

Aguarde..