Chamada de sistema TARS (Tractor Anti-Roll System), a tecnologia visa a redução de mortes causadas por acidentes evitando que o motorista e todos na cabine capotem junto com a carga
O transporte rodoviário que exige longas viagens é uma das profissões mais perigosas nos Estados Unidos. A Agência Governamental NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) relatou que 885 ocupantes de caminhões de grande porte morreram em 2018, registrando o maior número de fatalidades desde 1988.
O Insurance Institute for Highway Safety, instituição sem fins lucrativos, estimou que 47% dessas mortes em 2019 foram causadas por capotamentos que ocorrem em curvas feitas com excesso de velocidade ou na presença de ventos fortes.
Considerando que este seja um problema que precisa ser solucionado o quanto antes, uma startup da Califórnia chamada Axicle está tentando resolver isso desenvolvendo um novo engate de quinta roda que automaticamente desconecta o implemento quando ele está prestes a tombar.
O Tractor Anti-Roll System (TARS) Axicle desenvolveu trabalhos em qualquer reboque existente e pode suportar as mesmas cargas úteis. Seu diferencial é que o modelo vem equipado com sensores que monitoram inércia, carga, vibração e outras medições.
Com isso, quando os dados desses sensores sinalizam que um capotamento está prestes a ocorrer, um pistão arranca o reboque do cavalo-mecânico, permitindo que ele role sem levar a cabine com ele.
Dessa forma, é possível preservar a cabine e o motorista nela, evitando que capotem junto com a carga.
O objetivo é criar um produto universal. Portanto, que possa ser adaptado para qualquer tipo de caminhão.
Modelo em 3D do futuro dispositivo
O CEO e engenheiro da Axicle, Steve Krug, explicou o mecanismo com mais detalhes:
"O sistema TARS mede constantemente os dados da unidade de medição inercial (IMU) no nível do milissegundo usando sensores redundantes e de baixo custo, semelhantes aos encontrados em smartphones e sistemas de controle de estabilidade eletrônicos em todos os carros atualmente. Quando o ângulo de rotação da quinta roda e, portanto, do reboque, atinge um certo limite de ângulo em uma determinada taxa, há um algoritmo de controle baseado em física feed-forward de loop aberto que dispara o reboque quando, de outra forma, sempre puxaria o trator com ele. A carreta sempre inicia capotamentos, pois a altura do centro de gravidade da carreta é sempre mais alta que a do trator".
É importante notar que o foco aqui é tratar de capotamentos de trator; capotamentos de reboques sempre serão um risco por causa do vento, admite a Axicle, e mesmo os sistemas de direção assistida não podem explicar isso. Devido ao "algoritmo de controle baseado na física" do Axicle, Krug garante "nunca haverá nenhum lançamento prematuro do implemento." Essa é uma consideração extremamente importante, particularmente em rodovias com várias pistas movimentadas, onde existe a circulação de carros de passageiros.
A empresa permanece sem revelar em termos de preço de sua quinta roda em comparação aos engates comuns. No entanto, a startup está confiante de que realmente economizará dinheiro para os operadores de frotas no longo prazo, pois coloca como consideração a economia no seguro.
“Com base em estimativas verbais de seguradoras líderes mundiais, o produto TARS pode render US $ 2 mil a US $ 3 mil de economia em prêmios de seguro”, disse Krug, levando em consideração os descontos em danos físicos, responsabilidade civil e eliminando a franquia para perda de engate. De acordo com a Axicle, esses valores somam cerca de US $ 3,5 bilhões ou mais em pagamentos de seguros por ano nos EUA.
Até o momento, a empresa testou o sistema TARS com modelos em escala, e pretende ter um protótipo em escala real carregando uma carga completa até o final de 2021. A capacidade da startup de garantir financiamento e entrar no mercado dependerá do sucesso desses testes.
A empresa espera ser capaz de produzir em massa mais de 100.000 dessas quintas rodas por ano e as expectativas são de que isso se torne um dispositivo de segurança padrão indispensável em reboques de trator no futuro.
Confira como o sistema funciona:
Fonte e fotos: jalopnik