No Brasil, os caminhões elétricos estão ganhando força assim como na Europa
Há entusiastas em todos os lugares que enxergam em um futuro não tão distante em que caminhões elétricos sejam utilizados de maneira massiva, tanto no Brasil quanto em todo o mundo.
Em alguns países os modelos já são usados para o transporte de cargas e há diversas montadoras focando parte do seu time de engenheiros para desenvolver os modelos.
Uma das atuais empresas automotivas mais famosas mundialmente, a Tesla, do empresário norte-americano Elon Musk, tem se empenhado na produção de veículos elétricos, e em 2017 anunciou o caminhão Tesla Semi.
Como funciona um caminhão elétrico?
A característica principal dos caminhões elétricos é simples, pois já está inclusa em seu nome: os modelos possuem motores alimentados por eletricidade, e todo o sistema, tanto elétrico quanto mecânico, funcionam por meio de baterias.
Essa é a maior diferença para um motor de combustão, que depende da mistura de combustível para formar os gases que dão origem à combustão necessária para o motor funcionar.
Por outro lado, há modelos no mercado que utilizam um sistema híbrido, como o caso do Scania L 320. Nesses casos, o combustível é usado apenas para gerar energia para as baterias que alimentam o motor, dando assim, mais autonomia ao veículo.
Em outras palavras, o combustível gera a combustão necessária para o motor funcionar, e após isso todo o funcionamento do carro se mantém por meio de eletricidade.
Porém, quando falamos de caminhões totalmente elétricos, isso quer dizer que seu funcionamento não depende nada de combustível.
Esses veículos possuem baterias recarregáveis, assim como um celular, tablet ou notebook que usamos no dia a dia, com uma força e autonomia que é medida por quilômetros.
Como se já não bastasse o fato do veículo vir com uma base de carregamento para funcionar, há um detalhe que para alguns é bom, e para outros nem tanto.
Por não existir combustão, os motores costumam não fazer barulho. Essa ausência de explosão torna os veículos elétricos extremamente silenciosos, o que para alguns é um conforto, mas também, há quem diga que é “sem graça” para um veículo. De qualquer forma, essa é questão de gosto.
Uma curiosidade sobre isso, há alguns modelos de carros elétricos que utilizam um sistema “fake” de ronco do motor.
Nesse caso, o veículo elétrico possui um som de motor quando está trafegando, e essa é uma medida que pode atender quem gosta do barulho do motor, mas principalmente, serve de alerta para que os pedestres saibam que há um veículo passando.
Como é o cenário de caminhões elétricos no Brasil em comparação ao resto do mundo?
Como dito anteriormente, a empresa Tesla vem desenvolvendo muitos veículos elétricos, e quando lançou o Semi causou uma grande movimentação no mercado, que após um ano do anúncio foi dada a largada para a produção em série.
Porém, não é apenas a Tesla se mantém no mercado com seus modelos. A Mercedes Benz, por exemplo, possui seu Urban eTruck, que é bastante utilizado em alguns países da Europa.
A Volvo também conta um belo modelo entre os caminhões elétricos do mundo, o FL Eletric. O caminhão é para uso urbano, e em proporções menores. Por isso, ele pode ser encontrado em três opções de cabine: curta, conforto e dupla, além de possuir mais 650 cores.
Certo, mas e o Brasil? Bom, com certeza o País não está fora do cenário dos caminhões elétricos que acontece em todo o mundo. Engenhos da Volkswagen desenvolveram o e-Delivery, um caminhão de porte leve, e absolutamente elétrico, que pode ser encontrado no mercado atualmente.
Com capacidade de carga de até 11 toneladas, o veículo no país tomou a frente de uma popularização que ocorrerá aos poucos, mas que parece se aproximar a cada dia.
Quais as vantagens e desvantagens dos caminhões elétricos?
Primeiro de tudo, não pensou que não falaríamos da autonomia da bateria dos caminhões elétricos, não é mesmo? Acontece que isso é algo que varia de uma marca para a outra.
O Tesla Semi, por exemplo, promete uma autonomia de 800 km com uma carga, enquanto outros modelos podem oferecer o mesmo, 500 km, 300 km etc. O e-Delivery, da VW, por exemplo, oferece 100 km de autonomia com uma carga de 4 horas, se mostrando ideal para uso urbano no transporte de cargas, por exemplo.
No entanto, quando falamos de vantagens e desvantagens o primeiro ponto em mente sobre os benefícios dos modelos elétricos é o abastecimento. A primeira e talvez maior vantagem dos caminhões elétricos certamente é o baixo custo de abastecimento.
Um outro detalhe é o fato desses serem não poluentes, tanto em relação à emissão de gases nocivos, quanto em relação à poluição sonora, já que os motores elétricos são silenciosos.
A manutenção também é uma grande vantagem, já que esses veículos não possuem motores a combustão, e consequentemente não necessitam de tantos reparos como os veículos convencionais.
Outro ponto que precisa ser mencionado é que motores elétricos não necessitam do uso de óleo para evitar seu superaquecimento, e por serem bem menores que os motores de combustão, são mais leves.
Já quando pensamos nas desvantagens, as principais são relacionadas a baixa autonomia e o alto tempo de recarga. Os modelos atuais e mais acessíveis não possuem uma autonomia superior a 150 quilômetros.
Por isso, para uso urbano e entregas na cidade os veículos se mostram bem eficientes, no entanto, percorrer longas distâncias ainda é um cenário impensável, considerando a necessidade de estações de carregamento ao longo do percurso.
No Brasil principalmente, não existem postos de abastecimento, mas essa é uma questão de adaptação que ocorrerá quando os veículos se tornarem mais populares.
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