Determinação Total - Entrevista Concheta Feliciano
Por Revista Caminhoneiro em 24/06/2016 às 13:32
Compartilhar
Concheta Feliciano, diretora de Marketing da Bridgestone do Brasil, com muita propriedade e amor no que faz, falou sobre o momento atual da empresa.Revista Caminhoneiro – Qual sua experiência profissional?
Concheta Feliciano – Tenho uma longa jornada profissional. Estou no mercado há 27 anos. Comecei na Whirlpool com as marcas Brastemp e Consul, atuando na área de Trade Marketing. Fiz estratégia de posicionamento das marcas, gerenciamento de produto, promoções, canais de distribuição, inteligência de mercado e achei muito importante também atuar na área de Vendas. Na sequência recebi um convite da Samsung para montar a área de Trade Marketing e aceitei o desafio. Após um tempo, recebi outro convite. A Lenovo, empresa de tecnologia, me solicitou para fazer o mesmo serviço que fiz na Samsung. Foi uma experiência desafiadora e em oito meses chegamos à liderança de mercado. Depois fui convidada pela Microsoft para realizar esse mesmo trabalho. Senti-me novamente honrada ao receber o convite da Bridgestone para cuidar de todas as áreas de Marketing e Trade da empresa (estratégia de posicionamento das marcas, gerenciamento de produto, promoções, canais de distribuição e inteligência de mercado).
Caminhoneiro – Pelo jeito você adora desafios. O que lhe espera nessa nova fase?
Concheta – É verdade. Gostaria de ressaltar que o próprio convite em si foi muito motivador. Tenho muito orgulho de poder estar trabalhando na Bridgestone que tem sede em Tóquio (Japão) e é a maior empresa de pneus e borracha do mundo e líder mundial. No Brasil, ainda não ocupa a liderança e temos esse desafio para correr atrás desse objetivo. Só para lembrar, no Brasil, a fabricação de pneus das marcas Bridgestone e Firestone está distribuída nas unidades de Santo André (SP) e de Camaçari (BA). A companhia possui também duas fábricas de bandas de rodagem e partes de borracha para reforma de pneus, instaladas em Campinas (SP) e Mafra (SC).
Caminhoneiro – Existem muitas áreas sob sua responsabilidade. Qual a estratégia para alcançar seus objetivos?
Concheta – Sem dúvida. Sempre continuaremos trabalhando com afinco. Para tal, conto com uma equipe bastante competente formada por profissionais prontos para desenvolver excelentes trabalhos. Para traçar a estratégia, temos um Marketing 360 graus. Aquele que olha para o mercado, para desenvolver produtos, entende as necessidades dos diferentes consumidores, para poder desenvolver as atividades. Enfim, um Marketing que tem a missão de ter as nossas marcas, produtos e serviços próximos dos consumidores e o que tem a responsabilidade de saber o que está acontecendo no mercado.Caminhoneiro – Falando em mercado, como você vê o difícil momento em mque atravessa o segmento de caminhões?
Concheta – A criatividade e a inovação são alavancas importantes para superarmos todas as dificuldades. Nesse momento é que buscamos soluções inovadoras para atingir os resultados. O mercado de caminhões está em recessão, com um primeiro trimestre complicado, mas outros setores também estão sentindo a situação política do Brasil indefinida. Espero um segundo semestre mais animador. Não sabemos quando, mas deverá acontecer uma queda na inflação e nos juros. Pelo menos estou torcendo para isso. Por outro lado, quando falamos em pneus, os consumidores, no caso os caminhoneiros, em uma determinada ocasião, precisam trocar esse item do seu veículo. Na verdade, eles até podem postergar um pouco essa troca, mas sabemos que envolve segurança e comprometimento do custo/benefício da operação logística. O caminhão é o seu instrumento de trabalho e precisa estar em ordem para evitar quebras e não ficar parado.
Caminhoneiro – Exportar é um dos caminhos para compensar a queda do mercado doméstico?
Concheta – É uma boa alternativa e a Bridgestone exporta para toda a América Latina e para os Estados Unidos.
Caminhoneiro – O dinheiro está curto e a reforma de pneus é uma boa opção?
Concheta – A Bridgestone Bandag Soluções em Pneus Bandas e recapagem para pneus comerciais fornece produtos para atender as necessidades dos clientes. A Bandag é uma supermarca, bem reconhecida no mercado e tem produtos de alta qualidade. Com o mercado em recessão existem dois tipos de consumidores: o caminhoneiro que busca preços baixos que caiba no seu bolso e aquele que por saber que o caminhão é o seu instrumento de trabalho busca bandas de alta qualidade. Isso faz com que a gente enxergue outra oportunidade. A Bandag tem o seu consumidor muito fiel que sabe que seus produtos trazem uma relação custo/benefício melhor. Mas temos que mostrar também essas vantagens para os demais caminhoneiros. Tem muitos profissionais do volante que estão começando a sua carreira agora. Queremos estar bem perto de todos eles.
Caminhoneiro – Para o segmento de caminhões, qual é o lançamento mais recente?
Concheta – Ocorreu no final do ano passado com a apresentação de uma melhoria do pneu Firestone 663 II, segunda geração, que dá melhor performance para o caminhão.
Caminhoneiro – Para este ano, a empresa tem novidades?
Concheta – Há novidades de grandes lançamentos. Uma das missões das duas marcas Bridgestone e Firestone é trazer produtos para diferentes consumidores. Vamos apresentar lançamentos importantes para as duas marcas. São produtos que oferecem uma relação custo/benefício favorável, sobretudo porque o caminhoneiro faz uma compra racional, visando maior produtividade. Por outro lado, queremos explorar uma das plataformas globais da Bridsgetone que é a gestão ambiental. Então, teremos produtos que trazem redução de CO2 muito importante.
Existem mais novidades que em breve estaremos anunciando, mas adianto que estamos apostando muito em tecnologia. Queremos com a marca Bridgestone o melhor em tecnologia e com a Firestone o que existe de melhor em relação custo/benefício, alta qualidade e que aumente a produtividade.
Caminhoneiro – Como você vê os caminhoneiros?
Concheta – É uma classe importantíssima para o desenvolvimento do Brasil. Admiro todos eles, inclusive, as mulheres que exercem essa profissão. Não é à toa que gosto de entender seus hábitos, costumes, comportamento, enfim, tudo sobre esses profissionais. Temos que estar disponíveis para os caminhoneiros. Por isso a nossa rede oferece atendimento de modo completo e com toda atenção já que possuem longas jornadas. Para encerrar, enfatizo ainda que a Bridgestone é patrocinadora da Copa Libertadores da América e dos Jogos Olímpicos Rio 2016. É um orgulho para nós o incentivo pelo esporte no Brasil.