Ricardo Barion,diretor de Marketing da Iveco para a América Latina, fala sobre os planos da empresa para 2016.Revista Caminhoneiro – Em março do ano passado, você foi para a Iveco. Faça um breve balanço desse período?
Ricardo Barion – A Iveco passou por algumas fases e o cenário do mercado era muito diferente do atual: estava crescendo. Para acompanhar essa evolução, a Iveco investiu e também nomeou concessionários objetivando ter uma grande capilaridade no mercado nacional. Além disso, lançou muitos produtos com intuito de penetrar em todos os segmentos. Hoje a nossa estratégia é diferente, considerando a queda que aconteceu nesse mercado e a produção que retrocedeu anos. É certo que o cliente conhece muito bem a marca Iveco, os seus produtos e a nossa rede de concessionários. Se resumir em uma única palavra a Iveco atual, eu diria: profissionalismo. Quando eu falo em profissionalismo, digo em todos os sentidos. Estamos prontos para oferecer o produto adequado, atendendo os níveis de exigências dos nossos clientes, em termos de qualidade de produtos e serviços, durabilidade, baixo custo operacional, conforto, entre outros atrativos. Para tal, adequamos a nossa linha de produtos e estamos dando passos grandes nesse sentido.
Caminhoneiro – Neste ano o cliente sentirá a diferença?
Barion – Eu diria que as mudanças serão perceptíveis para os clientes. A linha 2016 já vem com grande salto de qualidade e baixo custo operacional, sobretudo, na economia de combustível. Ao mesmo tempo a rede vem também passando por uma reestruturação. Hoje quem está dentro da rede Iveco visa a qualidade, a competência no atendimento e conhece bem o negócio.
Caminhoneiro – Qual é a rede atual da Iveco?
Barion – Está em torno de 85 casas, além dos pontos de atendimento. Estamos também colocando, em prática, um novo desenho geográfico de atendimento. Estudando alguns pontos de serviços em importantes regiões que concentram grandes passagens de caminhões. Nós entendemos que o concessionário precisa também sobreviver do Pós-venda e não depender somente das vendas de caminhões.
Caminhoneiro – A grande queda no mercado de caminhões e ônibus no ano passado surpreendeu as empresas desse segmento?
Barion – Sem dúvida, por mais que imaginássemos uma queda, não pensávamos em tanta. Estávamos preparados para atender uma determinada demanda de mercado que acabou ficando muito abaixo. Tivemos que se adaptar à nova realidade. Para se ter uma ideia, a capacidade ociosa gira em torno de 75%.
Caminhoneiro – A Iveco ainda acredita no Brasil?
Barion – É claro que sim. Em 2015 a Iveco anunciou o investimento de R$ 650 milhões que está sendo aplicados pela empresa. A marca concentra seus esforços na localização de componentes, no aprimoramento contínuo dos processos industriais e na otimização dos seus fluxos logísticos. O resultado prático almejado pode ser traduzido como aumento da eficiência e da competitividade dos veículos Iveco no mercado brasileiro. Isto é uma prova concreta que apostamos no Brasil e vamos se preparar para quando o mercado começar a crescer.
Caminhoneiro – Para este ano, quais são os planos da Iveco?
Barion – Temos vários. Para 2016 teremos muito mais foco no cliente e isso inclui todas as áreas ligadas a ele. Na parte de produtos temos um portfólio muito grande. A estratégia é reduzir um pouco as variações oferecidas ao mercado. Isto não significa ofertar menos para o mercado, mas ofertar o produto certo, que realmente o cliente deseja e seja adequado para a aplicação na qual atua. Com essa nova adequação, no primeiro trimestre passamos a ter novos modelos, sobretudo, nas linhas Tector, Stralis e Hi-Way. Quando falo em novos modelos digo alterações que visam ainda maior produtividade, desempenho, economia de combustível e excelente performance. Mas se o cliente desejar algum modelo especial, estamos prontos para atendê-lo sempre da melhor forma.Caminhoneiro – Me dê mais detalhes dessas mudanças?
Barion – Temos uma estratégia diferente para cada segmento. Hoje dividiria as nossas linhas de produtos em três grandes pilares: leve (Daily), médio/pesado (Tector) e extrapesados (Stralis e Hi-Way). A Daily é certamente um dos grandes trunfos que a Iveco tem à mão para satisfazer uma enormidade de clientes e continuaremos trabalhando com afinco esse produto, fazendo sua consolidação. Na linha do Tector é torná-lo ainda mais conhecido e que seja considerado na hora da compra, estando sempre na mente do cliente. Para tal, levaremos o Tector até o transportador autônomo. Ele participará de test drive. Será um trabalho muito forte de demonstração do veículo e todos os seus recursos. O Stralis e o Hi-Way já são bem conhecidos dos frotistas. Enfatizaremos todas as qualidades, vantagens e tecnologias dos atuais modelos, promovendo uma maior aproximação. As novas versões já estão sendo testadas por grandes frotistas e a resposta é positiva, mostrando que estamos no caminho certo.
Caminhoneiro – A Iveco está também investindo em pesquisa para saber quais são as principais necessidades e opiniões dos clientes?
Barion – É verdade. Ela é de nível nacional e mostra os hábitos de consumo, como enxergam a Iveco, opiniões sobre os produtos, enfim, uma gama de assuntos ajudarão quando pensarmos em novos produtos e serviços. A Iveco está aberta para receber esse retorno para nosso melhor desempenho de trabalho. A posição dela no mercado ainda não é a que realmente merece, mas toda equipe da Iveco é muito profissional e competente e vamos chegar lá.
Caminhoneiro – Você tem uma experiência muito grande na área de produtos. Isto facilita as tomadas de decisões?
Barion – É verdade. Sou apaixonado pelos produtos e ao longo da minha carreira profissional estive envolvido em importantes lançamentos de mercado. Para se ter uma noção, quando o cliente fala algum detalhe técnico já fico imaginando qual é a melhor opção de caminhão para aquela aplicação. Gosto também de dirigir e sentir como se comporta o veículo. Com a inauguração do nosso campo de provas construído ao lado da fábrica de Sete Lagoas, MG, ficou ainda mais fácil testar os veículos.
Caminhoneiro – Qual é a mensagem para os nossos leitores?
Barion – Pode confiar nos produtos e serviços da Iveco, porque ela entregará o que você tanto espera.
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