Carlos Fraga, diretor de Marketing e Desenvolvimento de Rede da IVECO América Latina, fala sobre os desafios do mercado de veículos comerciais, a importância do caminhoneiro e a inclusão feminina no setor.
Revista Caminhoneiro - Carlos, você poderia compartilhar um pouco sobre sua trajetória até chegar ao cargo de diretor de Marketing da IVECO para a América Latina?
Carlos Fraga – Minha trajetória começou na área técnica, com um curso em eletrônica na Escola Técnica Federal, onde me especializei no ramo de telefonia. Em seguida, iniciei a graduação em Engenharia de Telemática, que combina telecomunicação e informática, na UniSul. Simultaneamente, comecei o curso de Engenharia de Produção Elétrica na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi um período de muito estudo. Logo depois, através do Programa de Parcerias Universitárias Brasil-Alemanha (Unibral), que mais tarde se tornou o Programa Ciências Sem Fronteiras (CsF), fui para a Alemanha como estudante bolsista. Lá, comecei minha vida profissional no segmento automotivo, o que representou uma grande mudança para mim. Durante esse tempo, estagiei em uma empresa fornecedora que produzia peças plásticas para veículos. Essa experiência abriu a oportunidade para um estágio na Mercedes-Benz, após o qual retornei ao Brasil, onde trabalhei nas áreas de Qualidade e Projetos/Plataformas. Em 2021, fui convidado para ser responsável pela área de Pós-venda da IVECO. Para mim, foi uma honra, e fizemos um excelente trabalho, transformando a marca IVECO. Junto com a Rede de Concessionários, modernizamos todo o atendimento na área de Serviços, tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina. Mais recentemente, surgiu a oportunidade de ser Diretor de Marketing e Desenvolvimento da Rede IVECO para a América Latina. Entre as responsabilidades, está a área de Produtos, peça-chave do business da marca na região. Fiquei muito feliz com o convite pois tenho um forte desejo de estar em campo, junto aos clientes e parceiros da Rede, para mostrar o nosso portfólio de veículos comerciais, o mais completo do mercado, e como atualmente temos uma rede robusta com serviços completos e de qualidade, garantindo a maior disponibilidade dos nossos caminhões.
Revista Caminhoneiro - Quais são os maiores desafios que você enfrenta ao gerenciar as estratégias de Marketing em um mercado tão diversificado como o da América Latina?
Carlos Fraga – Os grandes desafios que enfrentamos atualmente na IVECO incluem a sustentabilidade, a inovação, a propulsão alternativa, a melhoria contínua dos serviços na área de Pós-venda junto com a nossa rede de concessionários. Ao analisarmos o Brasil, percebemos suas características únicas e peculiares, como sua vasta dimensão e estradas que diferem significativamente das europeias e americanas. O grande desafio reside no segmento de veículos pesados, onde os clientes têm necessidades distintas em relação aos segmentos de leves, médios e semipesados. Esse segmento está fortemente ligado à maior disponibilidade dos veículos, à servitização e à telemetria, que, na realidade, são meios de aumentar a rentabilidade dos negócios dos clientes. Entre todos esses pilares, o maior desafio é ouvir o cliente e identificar o que é prioritário em cada um desses pilares, para que possamos oferecer o melhor e obter sucesso no Brasil e em toda a América Latina.
Revista Caminhoneiro - Esse segmento de pesados é bem disputado e com grandes marcas atuando.
Carlos Fraga – É verdade. Com o IVECO S-Way, temos um produto extremamente tecnológico, que traz rentabilidade ao cliente. Em termos de consumo e rentabilidade, não perdemos para ninguém no mercado; muito pelo contrário, temos várias vantagens. No final das contas, a IVECO espera replicar o sucesso que temos no nosso mercado vizinho, a Argentina, onde somos líderes no segmento de pesados há 14 anos. Por isso, estamos trabalhando forte no Brasil para que o cliente venha testar o nosso S-Way, que é o companheiro de viagem perfeito para o motorista, a solução comercial ideal para o proprietário da frota e o amigo sustentável do ambiente.
Revista Caminhoneiro - Como está o atual momento para o mercado brasileiro de caminhões?
Carlos Fraga – De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o mercado total de pesados deve fechar o ano com crescimento aproximado de 14%, e boa parte disso é impulsionado pelo setor de pesados. Este ano, temos a Fenatran, que também pode alavancar as vendas. Estamos realizando todas as ações possíveis com um grande foco nesse segmento. Na linha Daily, já somos líderes em chassi-cabine, que chamamos de leves, mas que a Anfavea classifica como semileves. Nos segmentos de médios e semipesados, estamos, ano após ano crescendo, saindo de uma participação de mercado de 5% ou 6% em 2019 para dois dígitos este ano, o que confirma que a estratégia da IVECO está no caminho certo. As ações implementadas com a nossa Rede de Concessionários, como a ampliação e a profissionalização da equipe de vendas, têm mostrado bons resultados. A IVECO espera crescer ainda mais em 2024. Nossa produção foi aumentada em 35%, por exemplo, e esperamos ampliar nossa participação de mercado.
Revista Caminhoneiro – O executivo mencionou a Rede de Concessionários IVECO. Como ela está atualmente?
Carlos Fraga – Estamos expandindo. Recentemente, inauguramos a 98ª concessionária IVECO Porto, localizada em Roraima. Pretendemos passar de 100 pontos de atendimento IVECO. Temos mais duas inaugurações previstas, principalmente na região Nordeste, para breve. Hoje, cobrimos todos os estados do Brasil. Vamos crescer muito mais. A intenção é que a capilaridade da IVECO continue a expandir.
Revista Caminhoneiro - Recentemente, a IVECO tem novas tecnologias ou práticas sustentáveis em seus produtos? Pode nos dar alguns exemplos?
Carlos Fraga – Ao longo de 2023, reformulamos toda a nossa linha de produtos, começando pelo diesel, com a introdução da nova tecnologia Euro6. Apresentamos várias novidades, sendo a principal o caminhão IVECO S-Way. Atualizamos também o Tector, um caminhão extremamente robusto e confiável, que já está recebendo feedbacks positivos dos nossos clientes. Toda a gama de produtos está com um visual bastante atual e moderno. Em relação à propulsão alternativa, somos líderes na América Latina, com mais de 8 mil caminhões rodando a gás. Somos também fortes no mercado argentino com essa tecnologia, onde praticamente toda a gama de produtos tem a opção a gás. Para o mercado brasileiro, os veículos já estão saindo da planta de Sete Lagoas, MG, diretamente para os clientes. Recentemente, fechamos um negócio com o Grupo Cetric de Chapecó, que envolveu a venda de modelos S-Way NG 6x2 com motor FPT Cursor 13, de 460 cv. Começamos a entregá-los neste segundo semestre. Outro destaque é o Tector a gás, que já circula na Argentina. Para o segmento de leves, acreditamos muito na distribuição de veículos elétricos, que rodam nas cidades e regiões metropolitanas. Por isso, já apresentamos ao mercado o eDaily elétrico, um produto já consolidado na Europa, onde temos mais de 1500 unidades vendidas. Enfim, acreditamos muito em soluções múltiplas de tecnologias. O diesel terá o seu lugar, o elétrico terá o seu lugar e, principalmente, o gás terá o seu lugar. Gostaria de acrescentar que o Brasil, como grande produtor do agronegócio, tem muitas matérias-primas, subprodutos, que podem gerar a produção de biogás. Portanto, o Brasil tem um grande potencial para o biogás.
Revista Caminhoneiro - Como a IVECO está utilizando as mídias sociais e outras plataformas digitais para engajar com clientes?
Carlos Fraga – Temos uma ferramenta que chamamos de Share of voice, que mede o quanto se fala de determinada marca e produto na internet. Constatamos que somos líderes em mídias sociais. O time de Marketing Digital da IVECO tem grande experiência. Desde a Fenatran passada e pelo lançamento do S-Way, tivemos liderança no Share of voice. Estamos sempre atentos ao Instagram, LinkedIn, Facebook e YouTube para medir o quanto a marca, os produtos e serviços estão sendo mencionados. A nova geração de caminhoneiros, filhos de frotistas, está sempre conectada. As campanhas de mídias digitais são sempre bem vistas, tanto dos produtos, serviços, financiamentos, entre outras.
Revista Caminhoneiro - Em um mercado competitivo como o de veículos comerciais, como a IVECO se diferencia dos seus principais concorrentes?
Carlos Fraga – Grazi, podemos pensar nessa resposta levando em conta alguns pilares. O primeiro é a questão de termos uma fábrica nacional. Hoje, a fábrica de Sete Lagoas é a maior do Iveco Group. É a única fábrica do Grupo onde reunimos todos os produtos em um único local: caminhões de todos os segmentos, ônibus e motores, centralizando um portfólio de produtos tão vasto. Além disso, temos o Centro de Desenvolvimento da IVECO, único fora da Europa, que possui cerca de 300 engenheiros e técnicos trabalhando para desenvolver produtos específicos para o Brasil. Há ainda a nossa pista de testes em Sete Lagoas. O segundo pilar é a diferenciação dos nossos veículos que são econômicos, robustos com grande disponibilidade. Em terceiro lugar, destacaria a Rede de Concessionárias, que é a única a oferecer serviços de telemetria tanto para os veículos IVECO quanto para os de outras marcas. Nós temos o IVECO ON e o Nexpro Connect, que são ferramentas muito importantes no que diz respeito à gestão de frotas, manutenção e serviços para nossos clientes. Ou seja, trazemos nossa experiência em telemetria para os clientes que também têm outras marcas.
Revista Caminhoneiro - Com o crescente interesse dos caminhoneiros pela retomada da Gincana do Caminhoneiro, a maior competição itinerante do país, cuja IVECO participou, qual é a sua opinião sobre esse evento?
Carlos Fraga – A Gincana do Caminhoneiro é um evento sensacional, organizado pela revista Caminhoneiro. É um canal de comunicação direto com o nosso cliente final, que está ao volante do caminhão. Este evento agita o setor, movimenta as redes sociais e gera muitas reportagens e interações na internet durante sua realização. A gincana estimula uma competição saudável e, no final, ainda premia um motorista profissional com um caminhão zero quilômetro. Também vejo esse evento como uma excelente oportunidade para avaliarmos nossos produtos, pois diversos motoristas dirigem os caminhões em um circuito desafiador que exige habilidade, estabilidade, dirigibilidade, manobras difíceis e frenagem precisa. Nossos caminhões, como o Tector, demonstram sua capacidade de superar todas essas dificuldades, mantendo o motorista em um ambiente confortável e seguro.
Revista Caminhoneiro – Como você avalia a experiência das mulheres no campo do caminhoneiro?
Carlos Fraga – O grande ponto é aumentar a participação das mulheres nesta profissão. Os dados mostram que a quantidade de mulheres que trabalham como motoristas ainda é muito pequena. De acordo com a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), em 2022, entre os condutores habilitados a dirigir caminhões, ônibus e carretas, apenas 3,4% são mulheres. Acreditamos que esse número pode crescer muito, e a IVECO está investindo nisso. Estamos realizando ações, sobretudo junto aos grandes frotistas, com o nosso S-Way na cor rosa, amado pelas motoristas. Os clientes gostam de comprá-lo justamente para que as mulheres possam utilizá-lo e, assim, estimular novas motoristas e promover a entrada dessas profissionais no ramo. O caminhão quando é visto nas estradas, chama a atenção e desperta o interesse em ser motorista ao ver outra mulher dirigindo. Ela pensa: também posso ser uma caminhoneira. Outro fator dentro desse tema é que, às vezes, as mulheres não têm tantas oportunidades de se capacitar. No mês de abril, celebramos, junto ao Sest Senat, um acordo para oferecer treinamento destinado a elas. O programa, chamado “Caminhos para Elas”, tem o objetivo de quebrar barreiras e pavimentar o caminho para que as mulheres possam avançar no setor de transportes. Esse movimento é um passo importante para a sociedade no sentido de promover diversidade no nosso segmento e dar oportunidade às mulheres de adquirirem experiência como motoristas profissionais. O "Caminhos para Elas" representa a concretização de um anseio por mudanças efetivas no mercado de trabalho.
Revista Caminhoneiro – Como o executivo vê a situação atual dos caminhoneiros no Brasil?
Carlos Fraga – Grazi, percebo que muitos frotistas estão sentindo a falta de motoristas profissionais no mercado. Acho que as mulheres podem ajudar a suprir esse déficit de bons motoristas. Hoje, o grande desafio é essa falta de profissionais capacitados. Em segundo lugar, o perfil do motorista mudou. Hoje, ele precisa interagir muito com o veículo. Antigamente, era necessário ter apenas noção de mecânica. A questão do motorista não é somente a parte mecânica, mas também lidar com todas as tecnologias e tirar o melhor proveito delas. Outro ponto positivo é que hoje os motoristas solicitam caminhões que ofereçam mais conforto e segurança. Com tudo isso, o motorista precisa estar se reciclando e treinando. Há até frotistas que premiam o caminhoneiro que obtém os melhores resultados. No quesito profissionalização, destaco também o programa que temos de ECO Driver. Toda concessionária IVECO tem um ‘professor’ que ensina as principais técnicas de direção com foco na rentabilidade. Enfim, o ECO Driver é uma solução que transcende a mera assistência ao motorista; ele representa uma parceria dedicada a aprimorar as habilidades de quem está ao volante, economizar combustível e reduzir as emissões. É a combinação perfeita de tecnologia e treinamento especializado, garantindo uma direção mais eficiente e sustentável.
Revista Caminhoneiro – Envie uma mensagem para os nossos seguidores.
Carlos Fraga – A IVECO tem muito orgulho de ter uma longa jornada junto à revista Caminhoneiro em todas as nossas parcerias. Acreditamos que os caminhoneiros são o motor do progresso do Brasil. Nada neste país chega às casas das pessoas sem passar pelo caminhão, e é nisso que acreditamos: temos essa missão conjunta de prover soluções e ideias, além de novas informações, para que os caminhoneiros tenham sucesso em suas profissões.
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