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Entrevistamos Daniel Martin Ely, Vice-presidente Executivo da Randoncorp e COO da Rands

Por Graziela Potenza em 17/02/2024 às 18:49
Entrevistamos Daniel Martin Ely, Vice-presidente Executivo da Randoncorp e COO da Rands

Daniel Martin Ely, Vice-presidente Executivo da Randoncorp e COO da Rands, a Vertical de Serviços Financeiros e Digitais, fala de medidas para alavancar sinergias entre as empresas da companhia e promover a inovação no setor de transporte e logística. O executivo aborda os desafios e oportunidades únicos do mercado, enfatizando a importância de soluções financeiras e digitais completas. Lançada em novembro de 2023, a Rands é a marca que agrupa o portfólio de soluções financeiras e digitais para o setor, oferecidas pelas unidades Randon Consórcios, Randon Seguros, Banco Randon, DB, Addiante, Randon Ventures e Conexo – e que integram a Randoncorp. Confira:

Revista Caminhoneiro - Como você administra suas responsabilidades como Vice-presidente da Randoncorp e COO da Rands? Poderia nos dar exemplos de como esses dois papéis se complementam?

Daniel Martin Ely - Essa abordagem já é parte integrante do modelo da Randoncorp, aplicável também a outros executivos. Somos incentivados a considerar a companhia em sua totalidade, bem como atuar como COO na Rands, que se apresenta ao mercado como um portfólio de serviços e soluções financeiras para o setor de transporte e logística. Nosso objetivo é criar e disponibilizar facilidades para que pessoas e negócios prosperem. Pessoalmente, vejo isso como uma tarefa bastante gerenciável, pois adotamos uma estratégia de "dois chapéus": tomar decisões que sejam benéficas tanto para a Randoncorp quanto para a Rands. Meu foco é explorar as sinergias entre as empresas que compõem a Randoncorp. Um exemplo claro disso é a atuação da Rands, que financia os implementos rodoviários da Randon, além de oferecer também consórcio, financiamento de peças, locação de veículos pesados, entre outras diversas soluções. Esta abordagem gera benefícios mútuos e nos permite manter uma visão estratégica para curto, médio e longo prazos no dia a dia. Atualmente, a Rands, atuando como uma vertical de negócios, está passando por um período de investimentos significativos. O objetivo é se posicionar como o principal protagonista no fornecimento de soluções financeiras e digitais para o segmento de transporte e logística.  

Revista Caminhoneiro - O que os clientes podem esperar da Randoncorp e da Rands?

Daniel Martin Ely – Grazi, a Randoncorp é bastante conhecida no mercado. Ela tem presença global, reconhecida pela qualidade, pela inovação e pela ética nos negócios. Com mais de 32 unidades fabris ao redor do mundo, alcança mais de 120 países com a comercialização de suas soluções e mantém liderança nos mercados de suas cinco verticais de negócios complementares. A Randoncorp desenvolve, produz e comercializa, por meio de suas verticais de negócio, autopeças -e serviços para o controle de movimentos, com portfólio completo para sistemas de frenagem, suspensão, transmissão e direção, por meio da Frasle Mobility, e para aplicações em veículos comerciais, por meio das marcas Suspensys, Castertech, Master e JOST Brasil. A companhia também atua como montadora e está entre as dez maiores fabricantes de semirreboques do mundo, por meio da marca icônica Randon, com a mais completa linha de equipamentos para o transporte terrestre de cargas. Já na Rands, oferecemos soluções abrangentes em serviços financeiros e digitais, especialmente adaptadas às necessidades dos nossos clientes do setor de transportes e logística. No Brasil, este segmento enfrenta desafios significativos, particularmente no que diz respeito a soluções financeiras, afetando transportadoras, embarcadores e caminhoneiros. Identificamos essas lacunas ao analisar a jornada logística necessária para mover produtos do ponto A ao ponto B. Por exemplo, a questão do pagamento de frete é crítica: geralmente, o transportador adianta o pagamento ao motorista, que precisa gerenciar esses recursos ao longo da viagem. Isso pode se tornar problemático se surgirem imprevistos, forçando o motorista a fazer sacrifícios financeiros para cobrir esses custos inesperados. Para resolver isso, desenvolvemos um serviço inovador: o Frete Pós-Pago do Banco Randon, um produto financeiro que auxilia transportadores e gestores de frota na solução das despesas com frete de forma simples e rápida, já que possibilita que eles antecipem parte do valor do frete, proporcionando maior segurança financeira para a empresa e para o motorista. 

Revista Caminhoneiro - Quais são as principais estratégias adotadas na Rands para promover inovação e competitividade no mercado atual?

Daniel Martin Ely – Em nossa busca constante por inovação e vantagem competitiva, estamos focando em produtos e soluções altamente digitais, que nos permitem operar com custos reduzidos e maior eficiência. Para isso, dividimos nossos esforços em duas principais frentes: para clientes pessoas físicas e pessoas jurídicas. Na frente voltada para pessoas físicas, estamos desenvolvendo um aplicativo, ainda em fase de testes, que permite aos usuários acessar e contratar serviços utilizando apenas um celular. Já para pessoas jurídicas, temos uma plataforma já em funcionamento para a contratação de produtos Rands para seus negócios, e que se destaca pela automação e digitalização avançadas. Essa plataforma foi feita com a expertise da DB, uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares e projetos de inovação, que incorporamos ao nosso grupo em 2023.

Revista Caminhoneiro - Atualmente, qual é o produto de maior destaque na Rands?

Daniel Martin Ely – Atualmente, a Rands oferece uma gama de mais de 30 produtos para clientes pessoas físicas e jurídicas. Entre eles, destacam-se os serviços relacionados ao Banco Randon e à Randon Consórcios. No Banco Randon, por exemplo, temos uma forte presença no segmento de financiamento de implementos. Além disso, introduzimos inovações como a linha de crédito 'Frete Pós-Pago', uma solução projetada para atender às despesas de frete de transportadoras e gestores de frota. No âmbito da Randon Consórcios, oferecemos ampla gama de produtos, incluindo consórcio para máquinas agrícolas, implementos, caminhões, ônibus, automóveis, imóveis e, mais recentemente, serviços para necessidades pessoais, como viagens, festas, procedimentos estéticos, reformas, entre outros. Adicionalmente, oferecemos seguros variados, abrangendo vida, ativos, frotas, entre outras modalidades. Um marco recente foi a criação da Addiante, uma joint-venture com a Gerdau, focada na locação e leasing de veículos pesados, iniciativa que vem desde o final do ano passado fortalecendo ainda mais nossa posição no mercado.

Revista Caminhoneiro - Quais são os principais desafios e oportunidades que você encontra ao liderar a Rands, especialmente considerando o contexto atual do mercado?

Daniel Martin Ely – Enfrentamos desafios significativos em um mercado de transportes e logística ainda carente de soluções abrangentes. O principal desafio é manter um equilíbrio entre oferecer as melhores soluções e decidir quais serão os próximos produtos a serem lançados para satisfazer plenamente nossos clientes. Nossa capacidade de inovação e resposta rápida às necessidades do mercado é evidenciada pelo nosso crescimento: já somos a terceira maior administradora de consórcios de veículos pesados no Brasil. Em 2023, iniciamos a locação de implementos e veículos pesados por meio da Addiante e, em pouco tempo, já representamos 25% do mercado nacional nesse segmento. Geramos mais de R$ 13 bilhões em créditos através de consórcios, banco e seguros, destacando-nos como uma das principais fontes de crédito para o setor de transporte, especialmente em momentos em que o mercado está mais restritivo. Com uma carteira de crédito de R$ 1,8 bilhões em nosso banco, mostramos nosso comprometimento em não deixar nossos clientes desassistidos. Nosso foco agora é continuar expandindo nossa força de vendas em todo o Brasil. Atualmente, contamos com mais de 1.800 profissionais de vendas, atendendo mais de 43 mil clientes ativos, e estamos empenhados em crescer ainda mais, mantendo a solidez e a confiabilidade que nossos clientes esperam de nós.  

Revista Caminhoneiro - Qual é a sua visão sobre o futuro do setor financeiro e digital e qual será o papel da Rands nesse contexto?

Daniel Martin Ely – Grazi, o setor em que a Rands atua é extremamente competitivo e já está passando por uma transformação significativa há alguns anos. Prevejo um futuro continuamente desafiador, no qual precisaremos competir com players que investem pesadamente e que estão há mais tempo no processo de transformação digital. A Rands tem demonstrado um crescimento notável, com um aumento médio de 46% na receita líquida nos últimos três anos, um ritmo comparável ao de uma startup dentro de uma vertical de negócios. Um aspecto crucial será nossa capacidade de nos manter próximos e alinhados às necessidades dos clientes, que evoluem rapidamente. O foco é permanecer sempre atualizados e competitivos. Investimos pesadamente nesse segmento, pois reconhecemos que é impossível alcançar o sucesso sozinhos. Nossa estratégia inclui a formação de alianças e parcerias, atualmente com mais de 25 startups, visando buscar as melhores soluções e inovações para atender às demandas do mercado.

Revista Caminhoneiro - Poderia detalhar algum projeto ou iniciativa que ilustre a colaboração eficiente entre a Randoncorp e a Rands?

Daniel Martin Ely – Uma iniciativa emblemática dessa colaboração é o projeto Motorista PX, investida da Randon Ventures, que facilita a conexão entre caminhoneiros autônomos e transportadoras de cargas. Este modelo de negócios reflete uma tendência global de transformação nas relações de trabalho, onde trabalhadores buscam maior autonomia sobre seu tempo e vida profissional. Do lado dos empregadores, a ênfase está em reduzir formalidades, impostos e taxas, além de migrar para custos mais variáveis no modelo "pay per use". Esta abordagem oferece aos clientes a flexibilidade de escolher entre um pacote de serviços completo ou apenas os serviços específicos que necessitam, de acordo com suas demandas individuais. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência abrangente, disponibilizando um portfólio completo de produtos que atendam às necessidades diárias dos nossos clientes, otimizando suas operações e fornecendo suporte eficiente para suas exigências de transporte e logística.

Outro exemplo de sucesso são as soluções Vendor e Floor Plan, duas linhas de crédito que disponibilizamos por meio do Banco Randon, para fomentar o ecossistema da Randoncorp. O Vendor, comercializado na modalidade Vendor D e Vendor R – esta última exclusiva para clientes das empresas Randoncorp - possibilita a aquisição de produtos, peças de reposição e até realizar um sinal de negócio. Já o Floor Plan é um produto pensado exclusivamente para os distribuidores Randon, também com o objetivo de adquirir produtos e peças de reposição, onde eles realizam a compra em uma das empresas do grupo e o Banco Randon realiza a operação de crédito, pagando direto a empresa vendedora o valor devido pelo distribuidor. São exemplos que materializam nosso objetivo: proporcionar uma experiência abrangente, disponibilizando um portfólio completo de produtos que atendam às necessidades diárias dos nossos clientes, otimizando suas operações e fornecendo suporte eficiente para suas exigências de transporte e logística.

Revista Caminhoneiro - Como a sustentabilidade e a responsabilidade social estão integradas nas estratégias da Randoncorp e da Rands?

Daniel Martin Ely – Contamos com as nossas ambições ESG, apresentadas em 2021, e seguimos trabalhando fortemente em cada um desses compromissos: duplicar o número de mulheres em cargos de liderança até 2025; zerar acidentes graves; reduzir 40% da emissão de gases de efeito estufa até 2030; zerar a disposição de resíduos em aterro industrial e reutilizar 100% do efluente tratado até 2025; e ampliar a receita líquida anual gerada por novos produtos. A empresa também aderiu, em 2021, ao Pacto Global da ONU, iniciativa que visa mobilizar a comunidade empresarial para o desenvolvimento sustentável. Em 2022 anunciamos um investimento de R$ 100 milhões em projetos de energia renovável para abastecer nossas unidades no Brasil e no mundo até 2030. Também somos signatários do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos e assumimos o compromisso público em favor da integridade no ambiente de negócios. 

Revista Caminhoneiro - Diante das rápidas mudanças no setor financeiro e tecnológico, como a equipe se mantém adaptável e ágil para atender às novas demandas?

Daniel Martin Ely – Acompanhar o avanço acelerado da tecnologia é fundamental para nós. Uma das chaves para nossa adaptabilidade é a valorização da diversidade, criando um ambiente onde diferentes perspectivas são incentivadas. Isso permite que profissionais com visões distintas contribuam de maneira significativa. A preparação e atualização constante dos nossos funcionários em relação às novidades tecnológicas são essenciais para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Nossa abordagem inclui a criação de um ambiente que estimula o potencial de cada indivíduo e oferece as ferramentas necessárias para acelerar esse progresso.

A Randoncorp demonstrou habilidade em se adaptar e evoluir ao longo das décadas, sempre mantendo acesso às mais modernas tecnologias globais. Meu próprio percurso na empresa, com mais de 18 anos de experiência em diversas áreas, exemplifica essa capacidade de crescimento e atualização profissional contínua. É essa cultura de aprendizado constante, diversidade e inovação que nos permite permanecer ágeis e adaptáveis diante das rápidas mudanças no mercado financeiro e tecnológico.

Revista Caminhoneiro - Quais são as projeções de mercado para 2024 em relação à Randoncorp e à sua Rands?

Daniel Martin Ely - As expectativas para 2024 são bastante promissoras. Acreditamos que para a Rands, este ano possa ultrapassar o desempenho de 2023. Isso não se deve tanto ao crescimento do mercado, mas sim às inúmeras oportunidades que estamos prontos para explorar. Há um grande potencial de avanço, especialmente considerando que o segmento de transporte e logística ainda é predominantemente analógico. Estamos diante da oportunidade de oferecer soluções tanto online quanto offline, cabendo ao cliente decidir o que melhor atende às suas necessidades. Nossa equipe está apta a atender ambas as demandas, mas observamos uma tendência crescente de clientes buscando gerenciar seus processos de forma independente. Estamos bem preparados para esta mudança e continuaremos a investir nesse sentido. Nos últimos três anos, investimos aproximadamente R$ 300 milhões na Rands. Esperamos que o próximo ciclo de três anos traga ainda mais conquistas de mercado.

Revista Caminhoneiro - Uma mensagem para nossos seguidores

Daniel Martin Ely - Quero expressar meu otimismo e confiança no Brasil e em particular no nosso setor de transporte e logística. Em minhas visitas a diversas empresas, fico sempre impressionado com a beleza do nosso país e a capacidade empreendedora do nosso segmento. Nosso setor já se destaca por ser pujante, inovador e criativo por natureza. É hora de nós, na Rands, nos esforçarmos ao máximo para sermos verdadeiros parceiros de nossos clientes. Nosso objetivo é simplificar o que parece difícil, facilitando a condução dos seus negócios. Estamos totalmente preparados para atender a todos os clientes, não apenas aqueles dentro do ecossistema Randoncorp, buscando sempre as melhores soluções.

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Fotos: Divulgação

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