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Entrevistamos Jefferson Ferrarez, vice-Presidente da Mercedes-Benz Caminhões do Brasil

Por Graziela Potenza em 27/04/2024 às 06:24
Entrevistamos Jefferson Ferrarez, vice-Presidente da Mercedes-Benz Caminhões do Brasil

Jefferson Ferrarez, vice-Presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da  Mercedes-Benz do Brasil, fala do promissor futuro do mercado de caminhões, destacando avanços em sustentabilidade e tecnologia.

Revista Caminhoneiro - Como está o mercado de caminhões e quais são as expectativas e previsões para esse mercado neste ano?

Jefferson Ferrarez - As expectativas para 2024 são muito boas para dois setores que ocupam posição de liderança na economia brasileira: o agronegócio e a mineração. Além disso, há sinais positivos com o aquecimento do varejo, a partir da geração de empregos, e da construção civil, devido às grandes obras de infraestrutura do PAC e à programas como o Minha Casa, Minha Vida.

Revista Caminhoneiro - Como você vê o futuro do setor de caminhões nos próximos 5 a 10 anos e qual papel a Mercedes-Benz planeja desempenhar nesse futuro?

Jefferson Ferrarez - Em seus 67 anos no Brasil, a Mercedes-Benz sempre se posicionou como empresa pioneira, inovadora e líder no desenvolvimento tecnológico em caminhões e também em ônibus. Para os próximos anos, seguiremos nessa estratégia, focando em produtos cada vez mais eficientes do ponto de vista operacional e econômico para os clientes, como também sustentáveis em prol do meio ambiente. Para isso, além de motores diesel menos poluentes, estamos trabalhando em motores para combustíveis alternativos, mais verdes, que contribuam para a descarbonização no transporte. Em toda a sua trajetória, a Mercedes-Benz também sempre se dedicou e continuará se dedicando à segurança no transporte, visando à proteção dos motoristas, dos caminhões, das cargas e dos demais integrantes das vias, como pedestres, ciclistas e outros veículos. Nosso extrapesado Actros, por exemplo, é uma referência de mercado por seu elevado números de itens de avançada tecnologia, o que resulta em alto padrão de segurança, contribuindo para a redução de acidentes nas estradas.

“As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução” – com base nesse compromisso, nos posicionamos, cada vez mais no mercado como uma empresa que traz soluções para todas as demandas dos clientes. Com um amplo e abrangente portfólio de caminhões, peças e serviços, queremos que os clientes encontrem tudo o que precisam dentro da nossa própria marca. Recentemente, por exemplo, entramos no segmento de locação de caminhões. E nossos próximos anos, seguiremos atentos às novas oportunidades e tendências de mercado.

Revista Caminhoneiro - Pode nos falar sobre as principais inovações em desenvolvimento na Mercedes-Benz para o setor de caminhões? Como elas estão alinhadas com as necessidades futuras do mercado?

Jefferson Ferrarez - Cada vez mais, a eletrônica embarcada se torna mais efetiva, trazendo mais inteligência ao caminhão, tornando-o mais eficiente em sua operação. Os avanços tecnológicos chegam rapidamente ao dia a dia do transporte e nossa marca se destaca pela liderança na introdução de novidades, muitas delas inovadoras e exclusivas. Os clientes estão cada vez mais profissionalizados e reconhecem a importância das novas tecnologias.

O motor Mercedes-Benz OM 471 de 530 cavalos, por exemplo, que equipa caminhões Actros e Arocs, se destaca por uma tecnologia toda nova de injeção, turbina e sistema de freio-motor. Por falar em Actros, nosso top de linha é um caminhão inteligente, eficiente, conectado e um dos mais seguros do mercado brasileiro. É também o primeiro caminhão digital, com dois painéis digitais (um deles touch screen), espelhamento de celular, recarga sem fio e muitos outros recursos. Ainda em termos de conectividade, o Actros oferece aplicativos para ajudar o motorista e o gestor de transporte a reduzir o custo operacional. Entre as inovadoras tecnologias do Actros voltadas à economia no consumo destaca-se o câmbio totalmente automatizado G291 Powershift 3, beneficiando o melhor consumo de combustível, e o exclusivo PPC (Predictive Powertrain Control), piloto automático preditivo, que otimiza o estilo de condução do motorista. O PPC monitora a aceleração e a frenagem, prevê quando há subidas e descidas, faz trocas de marchas de forma inteligente, entre outras funções, o que ajuda o motorista a dirigir de forma correta e econômica. O Actros sai de fábrica com 16 itens de segurança de série: assistente ativo de frenagem, assistente de ponto cego, assistente de fadiga, assistente de parada Hold, controle eletrônico de estabilidade, piloto automático adaptativo, assistente ativo de proximidade, sistema eletrônico de frenagem, ASR, ABS, sensor de chuva e iluminação, alarme de ré com luzes intermitentes, sensor de faixa de rolagem, auxílio de partida em rampa, farol para auxílio em manobras e farol alto inteligente. O Actros inovou no Brasil também com o exclusivo MirrorCam, sistema de câmeras digitais que substitui os espelhos retrovisores convencionais, trazendo mais segurança nas estradas e nas manobras, além de economia no consumo devido à menor resistência aerodinâmica.

Revista Caminhoneiro - Quais são os maiores desafios e oportunidades que você identifica para o setor de caminhões atualmente?

Jefferson Ferrarez - O grande desafio da economia do Brasil segue sendo a velocidade da queda de juros. Embora a taxa de juros esteja caindo, ainda está num nível elevado. A redução mais acentuada é necessária para recuperar a capacidade de crédito das famílias e das empresas, entre elas os transportadores e os autônomos.

A Mercedes-Benz vê com positividade a nova política industrial, que entre outras coisas, inclui o mecanismo de depreciação acelerada, que deve estimular as transportadoras a renovar sua frota de caminhões e ônibus.

Também apoiamos o programa federal Mover, que traz um norte para o nosso setor, incentivando a descarbonização e o desenvolvimento de avançadas e sustentáveis tecnologias no Brasil. A Mercedes-Benz acredita no Brasil como um polo de tecnologias sustentáveis no futuro. Precisamos de iniciativas sustentáveis, econômicas e sociais somadas ao controle fiscal. Com isso e com uma competição justa em todas as regiões do Brasil, teremos benefícios para o país e para a sociedade.

Tecnologias de conectividade e roteirização têm muito espaço para crescer e trarão mais eficiência à operação de transporte, o que gera melhores resultados econômicos e mais segurança.

Revista Caminhoneiro - Como está a aceitação dos caminhões Mercedes-Benz Euro 6? 

Jefferson Ferrarez - Após superarmos a transição do Euro 5 para o Euro 6, durante o ano de 2023, o caminho está aberto para uma nova era no mercado de caminhões. Nesse sentido, as vendas de caminhões Euro 6 estão em elevação. Teremos uma visão mais clara do mercado ao longo do segundo trimestre. Paralelamente, temos feito a lição de casa e estamos preparados para gerar novas soluções que os clientes nos pedem. No último mês de fevereiro, por exemplo, renovamos a linha Atego com novo design e mais robustez e lançamos modelos vocacionais do Atego para compactador de lixo e bombeiro. Também trouxemos novidades para os extrapesados Actros on e mix-road e Arocs off-road. 

Revista Caminhoneiro - Até que ponto a automação e a inteligência artificial estão influenciando o design e a fabricação de caminhões na Mercedes-Benz?

Jefferson Ferrarez - Como empresa sintonizada com a inovação, a Mercedes-Benz utiliza a automação e a inteligência artificial em várias situações, seja em seus processos industriais, na assistência técnica e nos serviços que oferece aos clientes.

Isso revela uma revolução no setor, a fim de tornar a produção de veículos e o seu desempenho nas operações dos clientes mais eficientes e rentáveis.

O amplo pacote de segurança ativa dos caminhões Actros, que citei na questão 3, inclui vários itens com avançada tecnologia. O piloto automático preditivo PPC (Predictive Powertrain Control) é um bom exemplo do uso da inteligência para auxílio ao motorista e economia no consumo. O inovador serviço de manutenção preditiva Mercedes-Benz Uptime utiliza a inteligência artificial para fazer a integração entre o motorista, o gestor de frota e a Mercedes-Benz e seus concessionários, por meio de algoritmos que analisam a situação do veículo e, caso seja necessário, fazem alertas de um possível problema de manutenção, podendo tomar a melhor decisão para evitar um problema maior.

Revista Caminhoneiro - Pode compartilhar algum insight sobre parcerias estratégicas que a Mercedes-Benz está explorando ou desenvolvendo no setor de caminhões?

Jefferson Ferrarez - Uma de nossas parcerias estratégicas está ligada ao agronegócio, que sempre nos pede soluções para melhorar a eficiência e a produtividade. Por isso é um prazer ressaltar a nossa parceria de seis anos com a Grunner, uma referência em tecnologias para o campo. Com satisfação e orgulho, destaco o sucesso do nosso caminhão como base para as máquinas inteligentes autônomas da Grunner na colheita da cana-de-açúcar. Nós superamos o marco de 1.100 unidades do Axor da Grunner em operação no Brasil, principalmente no transbordo da colheita da cana, além de outras atividades nas áreas de plantio.

Após o êxito no segmento canavieiro, a Grunner está expandindo sua atuação para o setor de grãos, desenvolvendo uma nova solução a partir do Mercedes-Benz Arocs, num modelo 10x4 de alta capacidade de transporte.

Nossa Empresa é uma das fabricantes de veículos que mais interagem com startups no País e essa iniciativa nos traz novas e ótimas experiências. Temos pensado fora da caixa, olhando para além dos portões da nossa fábrica e unido conhecimento com outros especialistas. Este é o caso do caminhão autônomo em parceria com a Lume Robotics, uma tecnologia sem precedentes em nosso País.

Juntamos nossa expertise em caminhões com a da Lume Robotics em mobilidade autônoma e com a Ypê, que tem um dos centros de distribuição mais modernos do Brasil. O inovador cavalo mecânico Atego 1730 com direção autônoma para ambientes controlados é fruto dessa parceria. Por meio de um processo de customização e parametrização, o modelo em questão foi especificamente configurado para uma demanda exclusiva da Ypê em sua fábrica de Amparo.

Revista Caminhoneiro - Envie uma mensagem para os nossos seguidores

Jefferson Ferrarez - Aqui na nossa empresa trabalhamos todos os dias pensando no compromisso: “As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”. Por isso, cada vez mais, queremos ouvir todos que fazem parte do ecossistema do transporte: frotistas, motoristas, transportadores, embarcadores, enfim, todos aqueles que podem nos ajudar a criar e oferecer sempre soluções em transporte que atendam todas as demandas e tendências de mercado. Isso faz parte do nosso DNA de pioneirismo e inovação, no Brasil e no mundo. Aliás, como sempre temos novidades a oferecer, convido os leitores da revista Caminhonheiro a nos acompanhar em nossas redes sociais, na mídia e nos eventos. 2024, por exemplo, é ano de Fenatran. Estamos preparando ótimas novidades para este ano. Esperamos vocês em nosso estande.

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