Roberto Barral, vice-Presidente de Operações Comerciais da Scania no Brasil, fala da recuperação do mercado, do caminhão a gás e da entrega de soluções completas, respeitando o perfil do cliente.
Revista Caminhoneiro – Qual é a sua atual visão do mercado de caminhões?
Roberto Barral – O mercado de caminhões nacional vem se concretizando cada vez mais. Ele tomou um baque inicial e pouco a pouco vem retomando. Apesar de todas as situações, o setor em si tem andado bem nesse primeiro trimestre, mostrando que essa recuperação está chegando.
O mercado de caminhões está muito aquecido em 2021. A Scania atua no segmento acima de 16 toneladas de peso bruto total, que agrega os veículos semipesados e pesados. Nesta faixa, o mercado já emplacou, de janeiro a março, 19.743 unidades, alta de 30,8% sobre o mesmo período de 2020.
A Scania emplacou 3.122 unidades, aumento de 64,9% sobre as 1.893 unidades de 2020. Ou seja, crescemos um pouco mais do que o dobro do mercado. E, nossa participação subiu de 12,5% para 15,8%, ou seja, ganhamos 3 pontos. Falando apenas do segmento dos pesados, o que mais vende, o mercado emplacou 13.165, alta de 29,2%.
Já a Scania registrou 3.120 produtos versus os 1.884 de 2020, num acréscimo de 65%. Mais uma vez pouco mais do que o dobro do mercado. A participação teve um aumento importante, subimos de 18,5% para 23,7%, ganhando 5 pontos.
Revista Caminhoneiro – Com todos esses desafios, a Scania está otimista?
Roberto Barral – Sim, Grazi. Continuamos otimistas para este ano. Segundo a Anfavea, o mercado de caminhões vai crescer 15%.
O começo da pandemia afetou bastante o mercado de caminhões. Nós começamos a ver os primeiros sinais de recuperação perto do fim do primeiro semestre de 2020. Mas, o aquecimento da demanda começou forte a partir de agosto.?
O mercado brasileiro de transportes de cargas é sempre muito robusto, mas por estar diretamente ligado ao crescimento da economia, é o termômetro da economia, se comporta conforme a demanda.
A pandemia foi e está sendo um período de muitos aprendizados. Não é possível não implantar alguma mudança no dia a dia. E, o setor vem se modernizando com mais frequência, e estamos apoiando nossos clientes ainda mais. Nos momentos de dificuldades é que comprovamos o que é de fato uma parceria com o cliente. Nossa rede de concessionárias não deixou de apoiar o cliente em nenhum momento.
E com isso, batemos recordes de vendas de serviços em 2020 e seguimos assim em 2021. O cliente vem percebendo, especialmente pela conectividade do caminhão, o quanto o serviço, o programa de manutenção, o auxílio na gestão inteligente dos dados, são essenciais para tornar a operação de transporte mais rentável.
Revista Caminhoneiro – A Nova Geração de caminhões Scania revolucionou o mercado nacional?
Roberto Barral – Sem dúvida. Do nosso lado, como já falei estamos otimistas e celebrando os dois anos da Nova Geração de caminhões, fruto do maior investimento da história da Scania. Sabemos que o aumento de vendas da Scania está diretamente ligado a isso também, pois aumentamos a economia de combustível em 20% na comparação com a geração anterior e também pela nossa estratégia comercial de entregar uma solução completa ao cliente com produto ideal, serviços personalizados e apoio dos Serviços Financeiros, por meio do Banco e do Consórcio Scania.
Revista Caminhoneiro – Quem é o campeão de vendas da Scania?
Roberto Barral – Grazi, no acumulado jan-março, o pesado R 450 vem sendo o nosso campeão de vendas. Ele chegou a 1.399 unidades emplacadas no ano.
É o nosso produto mais versátil e atende muito bem os segmentos que mais estão comprando. Mas, também devo destacar o pesado R 540 que se tornou nosso segundo mais vendido e vem se tornando cada vez mais o produto ideal para o agronegócio. Já temos 651 unidades registrada no ano.
Revista Caminhoneiro – A Scania foi pioneira apostando na sustentabilidade. Como está a solução a gás?
Roberto Barral – A pandemia trouxe uma maior procura pela sustentabilidade, numa chamada retomada verde nos negócios. E, somos os únicos no Brasil a vender um caminhão a gás movido também a biometano.
É, neste momento, a solução ideal ao País. Estamos criando cada vez mais a cultura da sustentabilidade com nossos clientes e com os clientes dos nossos clientes. E são justamente os embarcadores, os donos das cargas que estão puxando este pedido de compra por produtos mais sustentáveis. Já vendemos nossas soluções a gás para atuar no transporte de produtos da L´Oréal, Pepsico, Nestlé, Carrefour, Natura e Unilever, dentre muitos outros.
A jornada só está começando. Já estamos nos aproximando dos 100 caminhões a gás vendidos e nossa expectativa é chegarmos nos 200 neste ano. No entanto, o diesel ainda vai correr em paralelo mesmo com o gás. Por isso, na nossa jornada de sustentabilidade não paramos de continuar investindo no que temos hoje.
Como exemplo, estamos trazendo o nosso acelerador inteligente, um opcional que eleva a 20% a economia de combustível da Nova Geração de caminhões em comparação à gama anterior.?O acelerador inteligente é um aliado importante para apoiar a Scania no cumprimento da meta de reduzir em 20% as emissões de CO2 de seus veículos em circulação até 2025.?
Revista Caminhoneiro – Neste momento, como está se comportando a rede de concessionários?
Roberto Barral – Ela está muito focada na parte de serviços. Para se ter uma ideia, de janeiro-março a contratação de programas de manutenção cresceu 25% e o portfólio cresceu 11% (clientes ativos). Cada vez mais estamos entregando benefícios aos clientes tornando a gestão cada vez mais eficiente.
Experiência na pandemia trouxe ainda mais a importância aos clientes, que puderam se programar melhor e reduzir os custos. Hoje, temos 42 mil conectados (94% são caminhões – quase 40 mil) e 18 mil possuem o pacote de conectividade mais avançado (Pacote Desempenho ou Avaliação de Motorista). A meta em 2021 é de 50 mil – alta de 25% sobre 2020.
A nossa rede continua forte com 155 pontos. Manter investimentos na expansão com previsão de mais 10 novos pontos em 2021, digitalização e padronização. O serviço é uma parte importantíssima para nós, com vendas de soluções completas. ?
Revista Caminhoneiro – Qual é a expectativa para os próximos meses?
Roberto Barral – Grazi, ela é positiva e se sente mês a mês, conforme vão chegando os pedidos e os nossos clientes demandando mais soluções de negócios. Enfim, continuamos o cenário positivo, mas com cautela.
Revista Caminhoneiro – O executivo acha que falta mais incentivo por parte do governo quando o assunto é jornada de sustentabilidade?
Roberto Barral – A Scania não consegue navegar sozinha, os clientes não conseguem navegar sozinhos, os embarcadores também têm que estar juntos, é uma corrente.
O governo tem começado a falar alguma coisa, como o novo Marco Regulatório do Gás Natural. O BNDES também está tentando se mover para combustíveis alternativos, ou seja, energia limpa.
Revista Caminhoneiro- Envie um recado para os motoristas profissionais
Roberto Barral – É um enorme prazer sempre falar com os seguidores da revista Caminhoneiro. A Scania está sempre buscando a melhor solução de modo personalizado considerando o perfil do cliente. Veja qual é a solução Scania que se encaixa melhor à sua necessidade.
Temos disponível também a solução financeira com muitas opções e o Consórcio Scania. Reconhecemos demais os motoristas profissionais e até lançamos a versão limitada “Heróis de Estrada” que ficou marcada na nossa história e foi uma homenagem para vocês. Então, parabéns para todos os heróis que estão nas estradas. Vocês são importantes à Scania e à economia do País.?
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!