O olhar atento e estratégico de Sérgio L. Carvalho, CEO da Randoncorp, reflete uma liderança focada na inovação tecnológica, na expansão global e em práticas sustentáveis para transformar o setor de transporte e logística.
Revista Caminhoneiro - Como a Randoncorp tem trabalhado a necessidade de inovação constante no setor?
Sérgio L. Carvalho - Inovação é um dos pilares estratégicos da Randoncorp. Desde 2017, criamos uma estrutura dedicada para isso, focada no desenvolvimento de novas tecnologias fora do ambiente tradicional das operações diárias. Em 2019, apresentamos o primeiro semirreboque elétrico do mundo na FENATRAN, o que nos deu confiança para expandir. Hoje, temos um Instituto de Ciência e Tecnologia com mais de 300 pesquisadores, incluindo 94 PhDs e 56 mestres, desenvolvendo tecnologias de ponta, como veículos autônomos e materiais compostos inteligentes. Também entramos em nanotecnologia e materiais avançados, tudo desenvolvido localmente. Quando recebemos visitantes estrangeiros, eles sempre perguntam de onde compramos nossa tecnologia. A resposta é simples: nós a criamos aqui. Além disso, investimos em transformação digital com a criação do Conexo (funciona como um hub de conexões, por meio físico e digital, entre a Randoncorp e diversos players, como empreendedores, outras grandes empresas, startups, universidades, instituições deste ecossistema e a comunidade) e da RV, além de aquisições recentes no setor de software. Atualmente, temos cerca de 700 engenheiros de software trabalhando conosco. Na indústria, criamos soluções avançadas para acelerar processos fabris. Em outubro, anunciamos um grupo dedicado exclusivamente ao uso de inteligência artificial. Assim, nosso trabalho se divide em quatro frentes: inovação de produtos, transformação digital, inovação industrial e inteligência artificial.
Revista Caminhoneiro - Como a liderança em empresas interconectadas, como a Frasle Mobility e a Randoncorp, impacta suas decisões estratégicas?
Sérgio L. Carvalho - Nosso modelo é integrado e sinérgico. Operamos em cinco verticais: fabricação de semirreboques e vagões ferroviários; autopeças pesadas; Frasle Mobility, que trabalha com materiais de fricção e suspensão para veículos; serviços financeiros e digitais, como banco e consórcio, pela Rands; e nossa área de tecnologia avançada. Essas verticais se conectam de forma estratégica. As Autopeças, por exemplo, fornecem componentes para nossas montadoras, enquanto a área de soluções financeiras apoia toda a estrutura. Além disso, trabalhamos com serviços compartilhados para maximizar a eficiência. Essa integração torna nossas operações mais ágeis e rentáveis.
Revista Caminhoneiro - Sustentabilidade é um tema atual. Quais são os projetos do grupo nesse sentido?
Sérgio L. Carvalho - Assumimos o compromisso de reduzir em 40% nossas emissões de gases de efeito estufa até 2030. Para isso, lançamos usinas de energia fotovoltaica e inauguramos uma "caldeira verde", que representará 20% dessa redução. Também substituímos equipamentos movidos a combustíveis fósseis, e nossa matriz energética já está avançada nesse aspecto. Produtos como nosso e-Sys, sistema de tração auxiliar elétrico, que economiza até 25% de diesel em terrenos montanhosos, são um exemplo de sustentabilidade na prática. Com nanotecnologia, reduzimos o peso de componentes, diminuindo o consumo de combustível. Além disso, nossos materiais compósitos inteligentes cortam até 70% do peso das peças sem perder eficiência. Desenvolvemos soluções alinhadas aos Escopos 1, 2 e 3, garantindo que todos os processos sejam auditáveis e transparentes.
Revista Caminhoneiro - Quais mercados internacionais são prioridades para a expansão da Randoncorp nos próximos anos?
Sérgio L. Carvalho - Nosso objetivo é que 30% das receitas venham de mercados internacionais, seja por exportação ou produção local. Recentemente, adquirimos empresas como a Juratek e a EBS, no Reino Unido, a Hercules nos Estados Unidos e a KUO Refacciones no México. Essas transações reforçam nossa estratégia de crescimento global. Estamos atentos às diferenças culturais e às demandas específicas de cada mercado. No setor de veículos comerciais nos Estados Unidos, por exemplo, os grandes frotistas têm exigências específicas, como a escolha de componentes. Por isso, é essencial conhecer a dinâmica local para ser bem-sucedido.
Revista Caminhoneiro - O que a Randoncorp oferece para melhorar a experiência dos caminhoneiros?
Sérgio L. Carvalho - Temos produtos e serviços que facilitam a vida dos caminhoneiros. Um exemplo é a linha New R 75, com destaque para o lançamento do Bitrem Tanque em Aço Carbono, com capacidade de 63 mil litros. Este modelo se diferencia pelo aumento expressivo de 1 mil litros na carga transportada. Com uma caixa de carga no formato cilíndrico e múltiplas setas de aferição, o novo tanque permite o transporte de produtos com diferentes densidades, oferecendo versatilidade ao transportador.
Para maximizar a segurança na operação, o modelo conta com uma tampa de inspeção parafusada em 24 pontos, reforçada na vedação e equipada com um sistema exclusivo de alívio de pressão, que evita o derramamento de carga em caso de tombamento do veículo. O novo Bitrem Tanque também está equipado com o sistema EBS (Electronic Brake System), antecipando-se à exigência da nova legislação para veículos comerciais, que será obrigatória em 2025. Este sistema representa um importante avanço tecnológico, aumentando a segurança do veículo durante a rodagem.
Além disso, o modelo conta com o sistema de telemetria Randon Smart, que mede e analisa o uso e o desempenho do semirreboque, facilitando o gerenciamento da frota pelo transportador. Todos os produtos expostos na Fenatran contam com a tecnologia RANDON SMART, uma plataforma de inteligência embarcada para controle de frota, única no mercado e fruto da expertise da empresa em soluções para transporte de cargas. Este sistema reafirma o pioneirismo da Randon ao oferecer tecnologias de ponta para implementos rodoviários, acompanhando a vida útil dos produtos e permitindo o controle total da operação.
A plataforma possui sistemas de telemetria e sensoriamento, permitindo que o cliente monitore, gerencie e controle todas as funcionalidades de seus implementos de onde estiver. Também é possível contratar serviços de manutenção preventiva por meio da Rede de Distribuidores Randon.
Entre as novas funcionalidades do RANDON SMART estão:
- O monitoramento da pressão e temperatura dos pneus do implemento, gerando economia e segurança na operação;
- O sensor de desgaste de freio, que emite alertas e indica quando é necessário substituir as lonas de freio;
- O controle de temperatura, que monitora o interior da caixa de carga, mesmo quando o caminhão não está acoplado ao semirreboque.
O sistema registra o histórico de temperatura durante o trajeto, verificando a distribuição térmica em toda a carreta e emitindo alertas em caso de superaquecimento. Todas essas funcionalidades permitem ao gestor da frota otimizar o planejamento das viagens, aproveitando ao máximo a performance do produto.
Revista Caminhoneiro - Quais são as características que tornam a Randoncorp uma empresa inovadora?
Sérgio L. Carvalho - Coragem, agilidade e adaptabilidade. Nosso lema é fazer em cinco meses o que outros levam doze. A liderança de mercado é conquistada com rapidez e inovação. Valorizamos também a colaboração, tanto interna quanto com parceiros estratégicos. Adaptamos constantemente nossa estratégia para responder às mudanças rápidas do mercado. Essa flexibilidade é fundamental em um mundo tão dinâmico.
Revista Caminhoneiro - Como você define a cultura organizacional da Randoncorp?
Sérgio L. Carvalho - Nossa cultura combina tradição e inovação. Valorizamos as pessoas, investimos no bem-estar das comunidades e promovemos a diversidade. Hoje, temos mais de 1.300 imigrantes trabalhando conosco, principalmente venezuelanos. A principal missão é manter essa cultura em expansão, garantindo que os valores da Randoncorp sejam preservados em todas as nossas unidades globais. Isso inclui criar um ambiente colaborativo e acolhedor, mesmo em mercados tão diversos como China, Índia e México.
Revista Caminhoneiro - Como você projeta o futuro da Randoncorp?
Sérgio L. Carvalho - Nossa visão é sermos líderes globais em 25 anos. Já dominamos o mercado sul-americano e estamos avançando internacionalmente. Imaginamos uma empresa muito maior, com uma liderança consolidada em todas as nossas linhas de produtos. Esse crescimento será o legado dos nossos fundadores, que certamente estariam orgulhosos do que estamos construindo.
Revista Caminhoneiro - Por fim, qual mensagem você gostaria de deixar para os seguidores?
Sérgio L. Carvalho - Estamos aqui para ouvir e atender às suas necessidades. Queremos continuar evoluindo e prosperando juntos, sempre com foco no que há de melhor para o transporte e a logística. Contém conosco nessa jornada!
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!