A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou os números mais recentes sobre a produção e o licenciamento de caminhões no Brasil no primeiro bimestre de 2025. Os dados apontam um crescimento na produção, que registrou um aumento de 48,9% em fevereiro, com 12 mil unidades fabricadas, contra 8 mil em janeiro. Quando comparado com fevereiro de 2024, o crescimento foi de 17,8%. No acumulado do bimestre, o aumento em relação a 2024 foi de 10,5%.
Segundo Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, o setor de caminhões ainda sente os efeitos positivos da Fenatran 2024, refletindo-se no crescimento do mercado. No entanto, a alta dos juros preocupa e impõe um ritmo mais lento às negociações.
Eduardo Freitas, vice-presidente da entidade. No geral, ele observa que, ao comparar fevereiro com janeiro de 2025, houve uma leve queda de 4,7% nos emplacamentos. No entanto, esse recuo se deve ao maior número de dias úteis em janeiro, o que faz com que essa redução não seja preocupante”, afirma.
No acumulado do bimestre, os emplacamentos cresceram 10,8% se comparado ao mesmo período de 2024 . Entretanto, Freitas alerta que esse crescimento pode parecer mais positivo do que realmente é. O segmento de caminhões pesados, em especial, apresentou 3.863 emplacamentos em fevereiro, o que representa uma queda de 20% em relação a janeiro de 2025 e uma redução de 10% na comparação com fevereiro de 2024.
No ano passado, o segmento de pesados foi o principal impulsionador do crescimento do setor. Contudo, há uma mudança nessa tendência, visto que esses caminhões dependem fortemente de financiamento devido ao seu alto custo. Além disso, os caminhões tratores e cavalos mecânicos refletem com mais rapidez as oscilações do mercado. A principal preocupação é a taxa de juros elevada, com a taxa fixa do BNDES atingindo 16%, o maior patamar da história. Adicionalmente, o aumento no preço do diesel tem impactado significativamente o custo do frete, um fator que precisa ser monitorado de perto.
Um aspecto positivo no setor é o crescimento expressivo na produção de caminhões médios, que mais do que dobrou, registrando um aumento de 118%.
Conclusão
Os dados divulgados pela Anfavea demonstram que, apesar do crescimento expressivo na produção de caminhões no início de 2025, o setor ainda enfrenta desafios significativos. A alta taxa de juros e o aumento dos custos operacionais, como o preço do diesel, podem comprometer o ritmo de crescimento. No entanto, o desempenho positivo do segmento de médios mostra que há espaço para avanços no mercado. O acompanhamento dos próximos meses será essencial para avaliar a direção do setor e os impactos das condições econômicas sobre a indústria de caminhões no Brasil.
Foto: divulgação
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