A montadora que havia encerrado a produção de caminhões no Brasil, em 2019, agora dá o mesmo destino à produção de carros. No decorrer de 2021 serão fechadas as fábrica de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e a da Troller, em Horizonte (CE). A marca vai continuar vendendo carros no Brasil, mas apenas modelos importados.
Muitos consideram que essa decisão pegou de calças curtas seus funcionários e o mercado nacional. Mas, segundo fontes de dentro da Ford, logo que fechou a produção de caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo (ABC), havia rumores que poderia acontecer o mesmo com os seus carros. Dito e feito, infelizmente, a Ford que está no Brasil há mais de 100 anos e foi a primeira montadora com sede nacional no País, está finalizando suas atividades de produção.
No entanto, a empresa, que fechou 2020 como a quinta que mais vendeu carros no País, com 7,14% do mercado, continuará comercializando produtos no Brasil. Eles serão importados principalmente da Argentina e do Uruguai. A Ford disse ainda que todos os clientes seguirão com assistência de manutenção e garantia. Dentre as instalações atuais, será mantido o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, além do campo de provas e da sede administrativa para a América do Sul, ambos no estado de São Paulo.
Quando a Ford foi questionada o motivo da decisão, a resposta foi que "à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas".
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!