27 de Janeiro de 2025
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Foton fortalece presença no Brasil com a introdução de novos veículos

Por Graziela Potenza em 24/10/2024 às 08:58
Foton fortalece presença no Brasil com a introdução de novos veículos

A empresa aposta no crescimento no país com a introdução de novos veículos e tecnologias, focando também na expansão da rede de concessionárias e na sustentabilidade. A meta é aumentar o número de concessionárias para 50 até o final deste ano.

A Foton é uma empresa sólida que vem se destacando no mercado nacional. Segundo Fábio Pontes, diretor de Operações da Foton no Brasil, "o mercado de caminhões no Brasil está em um momento de resiliência e retomada de crescimento, após as dificuldades impostas pela pandemia. A robustez da economia brasileira e sua importância no cenário global são indiscutíveis. Embora enfrentemos desafios econômicos, o setor de transportes se mantém como um pilar essencial para o desenvolvimento do país." A Foton vê esse momento como uma oportunidade de fortalecer sua presença no Brasil, oferecendo soluções inovadoras que atendam às necessidades dos transportadores brasileiros, com foco em eficiência, sustentabilidade, tecnologia de ponta e atendimento de excelência ao cliente. Temos planos robustos e contundentes de médio e longo prazo para o país. Em junho deste ano, apresentamos novos veículos no Brasil: o caminhão semipesado Auman 17T, o caminhão semileve Aumark S 315, o minicaminhão Wonder e as picapes Tunland, que serão as únicas picapes híbridas diesel/elétrico do mercado brasileiro. Todos esses veículos estão em processo de homologação e, em breve, estarão à venda junto com os produtos que já comercializamos por aqui: os caminhões leves Aumark S 715 e S 916, o caminhão médio S 1217 e o caminhão semileve 100% elétrico iBlue. Nosso plano é investir e crescer exponencialmente no Brasil nos próximos anos."

O executivo da Foton explica que o Brasil, com sua vasta extensão territorial e diversidade de demandas, apresenta grandes oportunidades e alguns desafios.


"Nosso principal desafio, neste momento, é assegurarmos uma eficiente capilaridade de nossa rede de concessionárias. Temos hoje uma rede de mais de 30 concessionárias espalhadas por 10 estados e o Distrito Federal. São revendedores experientes que entendem profundamente as necessidades de seus clientes e mercados regionais. Nossa meta é expandir nosso número de concessionárias no Brasil para 50 até o final deste ano e chegar a 100 revendas distribuídas por todo o território nacional nos próximos cinco anos." Por outro lado, a Foton enxerga grandes oportunidades no país, especialmente com a crescente demanda por veículos mais sustentáveis e eficientes, que são características primordiais dos seus veículos. "Nosso compromisso é continuar inovando e oferecendo produtos que atendam às necessidades específicas do mercado brasileiro, sempre buscando a satisfação plena dos nossos clientes."

Quando questionado sobre o que diferencia o mercado brasileiro de caminhões em comparação com outros mercados globais onde a Foton atua, a resposta foi detalhada: "O mercado brasileiro de caminhões tem uma enorme extensão e diversidade, exigindo veículos que sejam ao mesmo tempo robustos, versáteis e adaptáveis a diferentes condições de estrada e clima. O Brasil requer dos caminhões um equilíbrio entre alta tecnologia, durabilidade e agilidade, devido às demandas específicas dos setores agrícola, industrial, mercado de entregas urbanas, de transporte de longa distância, entre outros. Porém, vale lembrar que a China, onde os caminhões da Foton são desenvolvidos, testados e aprovados, compartilha características semelhantes com o Brasil. São dois países de dimensões continentais, com zonas climáticas variadas, grandes demandas por transporte rodoviário de longa distância e cidades gigantescas. Por isso, a Foton tem capacidade para trazer ao Brasil veículos que garantem alto desempenho e confiabilidade para os transportadores brasileiros."

"Antes de serem importados ao Brasil, os caminhões Foton são exaustivamente testados para que sejam capazes de entregar um desempenho de excelência ao transportador de um país como o Brasil. E nossos veículos já chegam aqui atendendo às rigorosas normas de emissão Proconve P8 (Euro 6). Além disso, nosso trem-de-força é composto por produtos altamente confiáveis e conhecidos dos clientes brasileiros, como o motor Cummins e a transmissão ZF."

Global

Atualmente, a Foton tem 45 fábricas em mais de 15 países, com mais de 30 mil colaboradores. "Somos a maior fabricante e exportadora de veículos comerciais da China, com veículos comercializados em mais de 130 países. O mercado brasileiro é atualmente uma de nossas prioridades, não apenas pela sua dimensão e potencial de crescimento, mas por ser um dos maiores mercados de transportes do mundo. Por esta razão, ter uma forte presença aqui reforça a posição da Foton como líder global no setor de caminhões. Além disso, consideramos hoje o feedback do mercado brasileiro como crucial para o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações que podem ser aplicadas em outros mercados, destacando o papel estratégico do Brasil nas operações globais da Foton. Nossos planos para o Brasil são de longo prazo, e vamos crescer muito no país nos próximos anos", diz Fábio Pontes.

A Foton comercializa veículos em 20 países das Américas e tem escritórios em países vizinhos do Brasil, como Argentina e Colômbia, com operações que atendem seus mercados locais. "Neste momento, não temos planos para expandir nossas ações para outros países a partir da base brasileira," explica.

Modelo 

Segundo o diretor de Operações da Foton no Brasil, "estamos estudando e entendendo o mercado brasileiro há mais de uma década. Com base nesses estudos, considerando as peculiaridades do mercado nacional nas mais diversas operações, desenvolvemos nossa estratégia de primeiramente trazer nossos veículos leves, para atender demandas urbanas e intermunicipais, e, na sequência, veículos com maior capacidade de carga, como o recém-apresentado Auman, para 17 toneladas. Estes modelos atuam em segmentos robustos do mercado nacional e, por serem produtos premium com o melhor custo-benefício dentro de seu segmento competitivo, certamente vão conquistar expressivas fatias de participação nos segmentos onde atuam. Portanto, todos os nossos modelos trazidos ao Brasil estão aptos para operar com níveis de excelência no país, pois oferecem eficiência, sustentabilidade e tecnologia de ponta. Neste momento, podemos dar destaque ao Aumark S 315, nosso próximo caminhão a ser lançado no Brasil. Será um veículo disponível em duas versões, com transmissão manual e transmissão manual automatizada. A versão com transmissão manual começa a ser vendida em nossas concessionárias neste mês de setembro, e a versão com transmissão manual automatizada estará disponível até o final do ano."

Com Peso Bruto Total de 3.500 kg, o Aumark S 315 possui tecnologia de ponta e é ideal para operações logísticas de pequenas e médias empresas que necessitam transportar mercadorias, ferramentas e equipamentos, tanto na área urbana quanto rural. Ou seja, oferece uma versatilidade perfeita para as diferentes necessidades do mercado brasileiro de semileves. As duas versões são equipadas com motor Cummins 2.5, que possui 150 cavalos de potência e 400 Nm de torque. Na versão S 315 MT, a transmissão é manual de cinco marchas da ZF, e na versão S 315 AMT, a transmissão é manual automatizada de cinco velocidades fabricada também pela ZF. A tecnologia da transmissão automatizada proporciona uma experiência de condução mais confortável e eficiente, especialmente em tráfego urbano intenso, onde as trocas de marcha frequentes podem ser cansativas para o motorista. As duas versões foram projetadas para entregar uma combinação perfeita entre desempenho e versatilidade, muito graças à transmissão ZF e ao motor Cummins, reconhecido pela sua durabilidade e baixo consumo de combustível, características que tornam o Aumark S 315 uma escolha ideal para empresas que buscam reduzir custos operacionais sem comprometer o desempenho.

"Desde 2023, a Foton vende no Brasil os caminhões leves Aumark S 715 e S 916, o caminhão médio S 1217 e o semileve 100% elétrico iBlue. Os veículos apresentados ao mercado brasileiro em junho deste ano são o caminhão semipesado Auman 17T, o caminhão semileve Aumark S 315, o minicaminhão Wonder e as picapes Tunland. Nosso objetivo é ter um portfólio completo de veículos no Brasil, para atender todos os segmentos do mercado de transportes", explica. “A mais notável inovação tecnológica está nas picapes Tunland: com sistema híbrido harmonizando motores a diesel e elétrico, a Tunland é a primeira picape com este tipo de propulsão no país. As picapes vêm com motor 2.0L diesel Aucan e motor elétrico de 48V da Valeo, de 4 cilindros, com turbocompressor tipo VGT (Turbocompressor de Geometria Variável). Trata-se de um sistema capaz de entregar até 175 cavalos de potência máxima e 450 Nm de torque máximo, garantindo desempenho excepcional tanto para o transporte de cargas como para viagens e passeios off-road. O motor elétrico auxilia o motor a combustão interna, reduzindo o consumo de diesel”, detalha Fábio Pontes.

O executivo acrescenta: "as inovações da Foton são projetadas para transformar para melhor a operação dos transportadores brasileiros, oferecendo tecnologia de ponta que melhora a eficiência e a rentabilidade. Nossos veículos estão equipados com os sistemas mais modernos do mercado e, como mostra o exemplo da picape híbrida Tunland, são sempre projetados para gerar o máximo de economia para o transportador. Além disso, a durabilidade e a confiabilidade dos nossos veículos garantem menor tempo de inatividade e maior produtividade. A Foton acredita que essas inovações ajudam os transportadores a alcançar novos níveis de desempenho e de competitividade no mercado".

Como mostra a grande variedade de veículos apresentados em junho pela Foton no Brasil, o objetivo é ter um portfólio completo de veículos comerciais no país, para atender todos os segmentos do mercado de transportes. "Nossos produtos atendem desde entregas urbanas de última milha até operações rodoviárias de longa distância que exigem alta capacidade de carga", comenta.

Tendências 

Quando questionado se identificam alguma tendência específica de crescimento em determinados setores que justifique a escolha desses segmentos, o executivo da Foton respondeu: "A Foton enxerga tendências claras de crescimento em setores como logística urbana e mercado agrícola, impulsionados, respectivamente, pela expansão do e-commerce e pela força do agronegócio no Brasil. O Brasil é também um país com necessidade constante por veículos de carga para construção e transporte de materiais pesados. Essas tendências justificam a nossa estratégia de focar em segmentos que exigem caminhões de alta performance, capazes de enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução, sempre com a confiança e a qualidade que a Foton oferece."

A Foton é referência mundial na produção de veículos elétricos e híbridos. Desde 2023, as concessionárias Foton no Brasil vendem o iBlue, caminhão semileve 100% elétrico, com baixo custo operacional e que foi projetado para gerar o mínimo de impacto ambiental e sonoro durante operações urbanas de entrega de carga. Com Peso Bruto Total de 6.000 kg, autonomia de 200 km após uma recarga total e capacidade máxima de carga útil de 3.575 kg, o iBlue vem equipado com duas baterias CATL de 81 kWh cada uma, que acionam um motor com potência contínua de 64 kW (87 cv) e potência máxima de 115 kW (156 cv). "Este é um dos nossos veículos mais modernos e que é perfeito para empresas que querem se tornar mais sustentáveis." Como explicado anteriormente, a Foton está ingressando no mercado brasileiro dos híbridos com as picapes Tunland.

Segundo Fábio Pontes, os veículos apresentados pela Foton no Brasil em junho estão em processo de homologação e começam a ser vendidos entre este segundo semestre de 2024 e o começo de 2025. "Após o lançamento oficial desses veículos, nosso objetivo é promover suas inúmeras qualidades no mercado e fazer com que se consolidem entre os veículos mais vendidos de seus respectivos segmentos. Também temos como meta expandir nosso número de concessionárias no Brasil para 50 até o final deste ano e chegar a 100 revendas nos próximos cinco anos. Nossos planos para o país são de longo prazo. Na China e em muitos mercados onde atuamos, oferecemos desde picapes até caminhões extrapesados. Temos produtos para todas as aplicações de transporte de carga. Certamente, em breve, teremos mais novidades para o mercado brasileiro", comenta.

Portanto, a Foton vê o futuro do transporte rodoviário no Brasil com muito otimismo. "Acreditamos que o setor continuará a ser o principal pilar da logística nacional, especialmente com os avanços em infraestrutura e tecnologia que estão em curso. Estamos comprometidos em contribuir para esse futuro com caminhões que não só atendam às necessidades atuais, mas que também estejam prontos para as demandas futuras, como a transição para fontes de energia mais sustentáveis e a digitalização dos processos logísticos. A Foton está preparada para liderar essa transformação, oferecendo soluções que impulsionem o progresso do transporte rodoviário no Brasil."

Fotos: Divulgação

Dicas

Aguarde..