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Freios de caminhão: conheça os tipos e confira dicas de manutenção e segurança

Por Graziela Potenza em 21/01/2024 às 18:05
Freios de caminhão: conheça os tipos e confira dicas de manutenção e segurança

Descubra as diferenças fundamentais entre os sistemas de freio a tambor e a disco em caminhões, e saiba como manter o desempenho e a segurança do seu veículo. 

Existem basicamente dois sistemas de freio para caminhões, o primeiro e predominante em nosso país é o sistema de freio a tambor e o segundo tipo é o freio a disco. Estes sistemas têm seu acionamento pneumático ou hidráulico e podem ter auxiliares como ABS e EBS.

O freio a disco é composto fundamentalmente por pastilhas e por um disco, sem mencionar o sistema de suporte e acionamento. É acionado quando o pedal de freio é utilizado pelo motorista, fazendo com que os pistões desloquem e comprimam as pastilhas contra o disco.

“O freio a disco permite uma dissipação de calor mais eficiente graças a sua maior exposição ao fluxo de ar, pode ter menor tempo de resposta quando acionado hidraulicamente, além de não acumular o particulado gerado pelo processo de fricção”, explica Robson Andriel Lipniarski, consultor de Marketing de Produto da Linha Comercial da Fras-le.

O freio a tambor, por sua vez, é basicamente composto por um tambor metálico e sapatas de freio, além de todo o aparato de fixação e acionamento. Seu funcionamento inicia no momento do acionamento do pedal de freio, que dispara, normalmente por ação pneumática, o movimento das lonas de freio em direção ao tambor, gerando a força de fricção necessária para desacelerar o veículo.

Robson Andriel Lipniarski explica que em ambos os sistemas, é o atrito da lona ou da pastilha contra o tambor ou o disco que converte a energia cinética em energia térmica ou, em outras palavras, faz com que o veículo inicie a redução de sua velocidade.

Atenção

Um outro especialista renomado no campo dos freios é Marcos Ramassotti, atuando como diretor técnico na empresa Freios Farj. Ele compartilha valiosas dicas para identificar problemas nos freios de caminhões e as melhores práticas de manutenção dos freios e embreagens. Acompanhe a seguir:

  • Ruídos incomuns: Se os freios produzem ruídos altos, como rangidos ou chiados, pode ser um sinal de desgaste nas lonas, pastilhas de freio ou nos discos.

Esses ruídos podem indicar que é necessário substituir esses componentes.

  • Pedal de freio irregular: Se o pedal de freio está frouxo ou afunda mais do que o normal, pode ser um sinal de desgaste no sistema de freios. Isso pode indicar a necessidade de verificar e possivelmente substituir as lonas ou pastilhas de freio, ou outros componentes desgastados. Também é importante verificar o jogo de reparo da válvula de pedal, principalmente a mola de borracha localizada logo abaixo do alojamento da haste de pedal.
  • Vibrações no pedal de freio: Se o pedal de freio vibrar quando você freia, pode ser um sinal de discos de freio desgastados ou empenados. Essas vibrações podem indicar a necessidade de substituição dos discos ou tambor de freio.
  • Freio de mão irregular: Se o freio de mão não está segurando o caminhão adequadamente ou se solta facilmente, pode ser um sinal de desgaste nas lonas de freio do freio de estacionamento. Deve-se ter atenção especial à válvula de freios de mão e às câmaras de freio estacionário. É importante verificar e fazer a manutenção ou substituição desses componentes, se necessário.
  • Aumento da distância de frenagem: Se a distância necessária para parar o caminhão aumentar significativamente, isso pode ser um sinal de desgaste nos freios.

Nesse caso, é importante realizar uma inspeção completa do sistema de freios e fazer a manutenção ou substituir os componentes desgastados.

Práticas 

  • Inspeção regular: Realizar inspeções preventivas periódicas do sistema de freios, verificando visualmente os componentes em busca de desgaste, danos ou qualquer problema aparente. Verificar o compressor, tubulações, válvulas, pastilhas, discos, lonas e cilindros de freio para garantir que eles estejam sempre em boas condições.
  • Limpeza adequada: Mantenha os componentes dos freios limpos e livres de poeira, sujeira e resíduos. Acumulações de sujeira podem afetar o desempenho dos freios, então limpe-os regularmente usando métodos e produtos adequados.
  • Troca de fluido de embreagem: Substitua o fluido de embreagem (DOT4) de acordo com as recomendações do fabricante. O fluido de freio absorve a umidade ao longo do tempo, o que pode comprometer a eficiência e a confiabilidade do sistema.

A troca regular do fluido de freio ajuda a manter seu desempenho adequado.

  • Substituição adequada de componentes e limpeza dos sistemas de freio e embreagem: Realizar manutenção do compressor, tubulações e válvulas pneumáticas, assim como limpeza do sistema hidráulico e manutenção dos servos e cilindros de embreagem.
  • Capacitação e orientação profissional: Manter-se atualizado com os treinamentos e qualificação profissional fornecidos pelo fabricante ou por profissionais especializados em freios e embreagens de caminhões. Lembrando que sempre é importante trabalhar com um fabricante de sua confiança e seguir as recomendações específicas do fabricante do veículo em relação à manutenção dos freios e embreagens.

Tecnologias

Segundo o diretor técnico na empresa Freios Farj, Marcos Ramassotti, a tecnologia tem desempenhado um papel importante na evolução dos sistemas de freio em caminhões nos últimos anos. Algumas das contribuições mais significativas incluem:

  • ABS (Sistema de Freios Antibloqueio): O ABS permitiu a melhoria no controle dos caminhões durante a frenagem. Ele evita que as rodas travem, reduzindo a distância de frenagem e permitindo que o motorista mantenha o controle total do veículo.
  • EBS (Sistema Eletrônico de Frenagem): O EBS é um avanço no controle eletrônico dos sistemas de freio. Ele permite que os dados sejam transmitidos de forma mais rápida, precisa e confiável entre os diferentes componentes do sistema de freio. Isso resulta em maior eficiência e segurança na frenagem.
  • ESC  (Controle de Estabilidade Eletrônica): O ESC é um recurso de segurança que visa melhorar a estabilidade e o controle de um caminhão em situações de emergência ou manobras evasivas. Ele monitora constantemente a direção do veículo, a tração das rodas e a velocidade do veículo. Quando o sistema detecta uma perda de controle, como subesterço (quando o veículo tende a sair de frente nas curvas) ou sobresteer (quando o veículo tende a derrapar de traseira), ele intervém automaticamente para corrigir a trajetória do caminhão. O controle de estabilidade eletrônica utiliza sensores para monitorar diferentes parâmetros, como ângulo de direção, velocidade das rodas e aceleração lateral, entre outros.
     

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Foto: Divulgação

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