Iniciando a transição para combustíveis que não emitam gases nocivos ao meio ambiente, o foco agora é reduzir as emissões dos próprios motores a diesel pensando em um futuro zero emissões
Caminhões, ônibus e alguns modelos de picapes, as famosas SUV’s, que são veículos grandes e mais pesados, possuem motor à diesel, o que permite realizar o transporte de cargas a partir de uma tonelada.
O diesel é um dos combustíveis mais populares do mundo, utilizados para abastecer caminhões e outros veículos pesados. Atualmente, sua importância não foi reduzida, no entanto, a descarbonização é o assunto principal dentro do transporte rodoviário.
Dando os primeiros passos nessa direção, os esforços do mercado atualmente estão direcionados em desenvolver formas de reduzir a emissão de poluentes até que meios totalmente limpos sejam mais viáveis.
Essas medidas para diminuir os impactos ao meio ambiente utilizam certos componentes, como filtros no escape, que devem contribuir com a emissão de gases liberados por motores a diesel.
Com o passar do tempo, o assunto foi ganhando cada vez mais espaço. Para os entusiastas, se trata de um futuro inevitável ver caminhões elétricos como a maioria nas ruas, sobretudo, circulando em centros urbanos.
Até lá, a indústria segue essa tendência e também vem abordando bastante o assunto, trazendo formas de viabilizar meios alternativos. Atualmente, o GNV é uma opção em relação ao diesel, pois emite menos poluentes ao ser queimado.
Além disso, os biocombustíveis são considerados importantes alternativas ecológicas, pois são produzidos a partir de fontes vegetais e animais, podendo substituir total ou parcialmente o diesel que possui o petróleo como matéria-prima.
No futuro, os indícios nos levam a crer que o hidrogênio como fonte de combustível, que é amplamente estudado atualmente, e os caminhões elétricos, que já foram implementados e possuem algumas versões no mercado, estarão em maior número na frota. Cada um levando em consideração a infraestrutura local e a distância percorrida.
E o que podemos esperar disso? Lidando com o que temos à disposição, o diesel está relativamente longe de cair em desuso. No entanto, com o passar dos próximos anos as novas tecnologias deverão tornar cada vez mais viável o uso de combustíveis alternativos.
Pensando em uma frota zero emissões até 2050, certamente ocorrerão muitas mudanças nos próximos anos. Vamos acompanhar de perto cada passo para entender até onde vai o diesel e, se em algum momento no futuro, será completamente substituído.
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!