A empresa adota o processo de reúso de água na sua unidade industrial e no Campo de Provas em Americana (SP)
A Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, celebra o Dia Mundial da Água (22 de março) e reforça seu comprometimento com um futuro cada vez mais sustentável, atuando de maneira responsável em seu processo produtivo.
“É uma data importante que nos leva a incentivar as nossas ações sustentáveis para construirmos uma comunidade cada vez mais atenta em reduzir os impactos ambientais. Estamos comprometidos com a preservação dos recursos hídricos e nos orgulha afirmar que em média 53% de toda a água utilizada em nosso processo industrial é proveniente do nosso sistema de reúso de água”, comenta Jesualdo Bizoffi, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Goodyear no Brasil.
Implantado em 2010, o sistema de Reúso dos Recursos Hídricos da empresa surgiu após a identificação de possibilidades de reúso da água utilizada no processo de resfriamento de borrachas. Em 2015, o método foi modernizado com o objetivo de torná-lo ainda mais eficiente, melhorando a estação biológica existente e implementando uma estação físico-química, que possibilitou a reutilização dos efluentes oriundos desses processos.
A água utilizada na Goodyear é captada no Rio Piracicaba, passa por uma estação de tratamento de água (ETA) e então é distribuída para os processos produtivos, tendo como principais usos a geração de vapor, resfriamento de borrachas, máquinas e motores. Após o uso, todo o efluente gerado através desse processo é direcionado para as estações de tratamento de Efluentes e Reúso, onde é tratado e distribuído novamente, diminuindo assim a captação de água do Rio Piracicaba.
Além da unidade industrial de Americana (SP), a Goodyear também adotou um processo sustentável no Campo de Provas da companhia. Os testes são realizados com água de reuso na principal área de pista molhada, chamada Área de Dinâmica Veicular (VDA, na sigla em inglês). Isso é possível graças a um reservatório de água e bombas que possibilitam molhar de forma controlada a pista com lâmina de água. Esta água retorna ao reservatório, passa por um sistema de filtragem e controle de pH e volta para o tanque, mantendo um sistema cíclico e podendo ser reaproveitada em outros testes.
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!