Redução de até 60% no tempo de manobra é um dos principais diferenciais da nova linha
A Grunner, indústria de Smart Machines, fecha quase 150 milhões de reais com a venda de 70 unidades de sua nova linha ATR série S em apenas 15 dias após o lançamento comercial. O objetivo da empresa era comercializar 100 unidades da nova linha ao longo de todo o ano de 2025, porém, com a rápida adesão do mercado, foi necessário readequar a meta, evidenciando a crescente demanda por soluções mais sustentáveis e economicamente vantajosas.
“A grande procura mostra que o produtor de cana está cada vez mais atento a soluções que aliem sustentabilidade, redução de custos e aumento de rentabilidade. Nossa linha ATR Série S entrega exatamente isso ao otimizar a colheita, diminuir pisoteio e reduzir as paradas operacionais e horas auxiliares”, ressalta o gerente comercial da Grunner, André Torquetti.
“A Grunner está preparada para um ano repleto de novidades e conquistas. Nossos clientes já estão percebendo as inovações que compartilhamos com o lançamento da Linha S, o que nos dá ainda mais confiança para seguir adiante com o nosso propósito: aprimorar a experiência operacional da Grunner por meio de soluções inovadoras, sustentáveis e seguras, potencializando resultados, desenvolvendo talentos e assegurando a satisfação dos clientes, além de fortalecer parcerias duradouras”, comenta o sócio-presidente da Grunner, Henrique Belei.
Inovações
Com foco em agilidade, produtividade e economia, a nova série S conta com 15 evoluções em relação à linha anterior (série X), direcionadas à operação de colheita e transbordamento da cana. Um dos destaques é a redução do diâmetro de giro da roda, que reduziu o raio de manobra de R27,3m para R18,3m, economizando até 60% do tempo em cada manobra de cabeceira e diminuindo o pisoteio nas linhas de cana.
A melhor distribuição de carga também é uma novidade que amplia a estabilidade da máquina e prolonga a vida útil dos pneus, otimizando ainda mais os custos de operação no campo. Já o levantamento do transbordo foi redesenhado para oferecer maior espaço livre e menor interferência na caixa de carga, evitando o acúmulo de cana.
Pensando no bem-estar dos operadores, o sistema de ar-condicionado foi remodelado, com saídas de ar posicionadas na parte superior da cabine e condensadora à frente do radiador, garantindo refrigeração rápida e eficiente. Além disso, o radiador agrícola, inovação da Grunner, foi redesenhado, contribuindo para melhor performance do motor e redução de paradas para limpeza.
Segurança e economia
Ao longo do desenvolvimento da linha, foram feitos diversos testes de consumo de diesel por tonelada, comparando a ATR série S à nossa ATR série X.
“Observamos uma redução de até 14% no consumo de diesel com relação a consagrada série X, o que resulta em até 64% em relação ao trator. Isso é atribuído principalmente ao fato de não precisar interromper o fluxo de trabalho. A diminuição do diâmetro de giro também contribuiu para reduzir em até 60% o tempo de manobra, trazendo ainda mais economia”, afirma Torquetti.
A principal evolução foi o eixo direcional, que é responsável orientação da direção. Na série S ele foi redesenhado para facilitar a transferência de carga, garantindo tração e continuidade nas operações em terrenos desafiadores e ainda com essa mudança foi possível diminuir o raio de manobra. Este ajuste trouxe uma maior eficiência na logística da colheita, já que consegue trabalhar em operações de declive, em estradas irregulares, com força e robustez. Ainda no tópico de mobilidade, unindo força e robustez, os modelos da série S receberão pneus Michelin, uma parceria exclusiva para a Grunner.
A proteção do motor por fibra, associada às novas vedações em couro aeronáutico, evita a entrada de palha, aumentando a segurança operacional. Outro diferencial é o “boné” (prolongador dianteiro da caixa de carga), ampliado na parte dianteira e traseira para reduzir acúmulo de palhas entre a cabine e o implemento, o que também otimiza o tempo de parada para revisão de área. As bolsas pneumáticas com maior pressão completam o pacote de melhorias, garantindo mais eficiência ao sistema.
“O ATR da série S representa um marco na tecnologia agrícola ao oferecer uma combinação imbatível de desempenho, eficiência e durabilidade. É mais do que apenas um equipamento, é uma ferramenta poderosa para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a sustentabilidade da operação”, pontua Mateus Belei, sócio-fundador da Grunner.
Preparados para atender às necessidades do mercado e de um produtor cada vez mais tecnificado, que utiliza dados para tomada de decisões, “estamos prontos para trazer soluções que entregam cada vez mais competitividade, resultados e principalmente o olhar do campo para o campo em nosso portfólio, que foi como a Grunner iniciou”, finaliza o sócio fundador da Grunner.
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!