Além de desenvolver veículos elétricos a bateria, veículos elétricos híbridos e de oferecer soluções para combustíveis alternativos, a DAF, na Europa, também está a considerar o hidrogênio como uma das opções na estrada para um transporte rodoviário ainda mais ecológico e sustentável.
Alimentar camiões com hidrogênio
O hidrogênio é, certamente, uma opção a longo prazo para a alimentação de caminhões. Na verdade, existem duas opções diferentes: uma célula de combustível que utiliza hidrogênio para gerar eletricidade para alimentar o motor elétrico ou a utilização de hidrogênio como combustível para o motor de combustão.
Em ambos os casos, é possível uma redução de 100% nas emissões de CO2 quando se utiliza hidrogênio verde.
Testes iniciais
Juntamente com a Toyota e a Shell, a empresa-mãe da DAF, a PACCAR, tem explorado várias opções de hidrogênio.
Os primeiros caminhões movidos a hidrogênio já foram testados no porto de Los Angeles. “As conclusões destes testes serão partilhadas com a DAF, para que possamos começar a experimentar a tecnologia na Europa. Se queremos alcançar uma verdadeira inovação com este tipo de tecnologia no futuro, é essencial que sejam dados os primeiros passos agora. E é exatamente isso que estamos a fazer”, informa a DAF.
Desvantagens atuais
No entanto, por muito promissor que possa parecer, a tecnologia de sistemas de transmissão para caminhões movidos a hidrogênio ainda está na fase experimental e, por conseguinte, é muito dispendiosa. Além disso, o hidrogênio só está disponível em quantidades limitadas e tem de ser comprimido a uma pressão muito elevada (700 bar) a temperaturas extremamente baixas (-253 graus Celsius).
De momento, também não existem infraestruturas de distribuição. De acordo com a DAF, teremos de esperar, no mínimo, 5 a 10 anos antes de o hidrogênio poder ser utilizado em grande escala.
Hidrogênio cinzento e verde
Existem várias formas de produzir hidrogênio. Uma destas implica a decomposição de combustíveis fósseis, o que produz CO2 e hidrogênio. Este hidrogênio é denominado "cinzento" porque é gerado a partir de um combustível fóssil.
Outra forma muito mais ecológica de produzir hidrogênio é através da eletrólise. Isto implica passar uma corrente elétrica através da água, o que produz oxigénio e hidrogênio "verde" limpo. Infelizmente, apenas 10% da produção atual de hidrogênio é alcançada através da eletrólise.
De momento, a maioria do hidrogênio é produzida a partir de carvão e gás natural por meios químicos, ou seja, mais CO2.
Fonte e foto: DAF Portugal
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!