Outro ponto a ser considerado em relação ao uso de bermuda e chinelo é que tais vestimentas não protegem adequadamente o motorista e infringem a legislação de trânsito, uma vez que é proibido dirigir de chinelo ou similar.
Para a Coopercarga, a imagem do motorista para a cooperativa é de vital importância, pois, mesmo havendo uma grande equipe operacionalizando todo o processo do transporte, é este profissional que irá representar a empresa perante o cliente. Logo, a imagem que o motorista apresenta reflete não só na visão que as pessoas terão dele, mas na impressão que ele causará no cliente enquanto representante da empresa.
A aparência, o padrão visual e a forma de apresentação dos motoristas são constantemente discutidos dentro da cooperativa. “Tanto na contratação, que é feita diretamente pelos cooperados, quanto nos treinamentos ministrados, esse assunto é amplamente discutido. No próprio Manual de Identidade Visual temos um padrão preestabelecido para esse quesito. Todos os cooperados que atuam na frota padrão tem uma orientação específica a seguir.”, diz Longo. Atualmente, a frota padrão da cooperativa é composta por aproximadamente por 1,9 mil veículos.
A frota da IBL é composta de aproximadamente 440 veículos, sendo que a grande maioria dos caminhoneiros é agregada. “Não é em todas as regiões que os clientes têm a oportunidade de nos visitar, conhecer nossas instalações e procedimentos. Assim, o único fator de contato entre o cliente e a nossa empresa passa a ser o motorista, que assume a posição de ‘cartão de visita’ da empresa. Daí a importância de uma postura adequada aos padrões da empresa e dos clientes atendidos”, diz Paulo Falanga, gerente Administrativo Comercial e Marketing da IBL.
Luiz Carlos Lopes, diretor de Operações da Braspress explica que a bermuda compõe o conjunto de uniformes oferecidos aos profissionais motoristas, especialmente nas regiões caracterizadas por altas temperaturas e litorâneas, porém, o uso de calçados de segurança são obrigatórios e atendem às regras estabelecidas para proteção preventiva. Segundo Luiz Lopes, os profissionais que se candidatam à ocuparem um posto de motorista na Braspress são avaliados tecnicamente. “Portanto não distinguimos sexo, cor, religião ou o quer que seja, mas somos rigorosos em atrair para dentro do negócio, aqueles que no conjunto, melhor estejam capacitados e que se apresentem com o que de melhor tem a oferecer para o negócio”, explica Lopes. A Braspress tem uma frota própria de composta por 1.850 veículo, uma frota agregada de 1.600. São 1.200 motoristas próprios e 1.600 terceiros. A empresa trabalha a conscientização dos caminhoneiros em relação à aparência, pois é uma empresa presente no mercado confeccionista, calçadista, de cosméticos, medicamentos, produtos de informática, entre outros. “Portanto, é natural que devemos cobrar pelo melhor hábito de apresentação e com isso alinhar nossas estratégias com todos que participam da realização do negócio” explica Lopes. OPINIÃO Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Sr. Agner, quando abordam um motorista na estrada e ele está uniformizado, demonstra mais conhecimento sobre as leis, são educados e também tem mais zelo pelos caminhões. “Percebemos que são os que menos cometem inflações no trânsito porque nota-se que a empresa é organizada e tem normas internas bem definidas onde ajuda na educação do trânsito, além de passar uma boa impressão pessoal do motorista”, diz Sr. Agner. O instrutor de motorista Pedro Rezende, da Cargolift, concorda com o inspetor Agner. “Estou há quase 14 anos na empresa, sendo 10 anos atuando como motorista e quatro como instrutor de motorista. “Para mim, faz toda a diferença o uso do uniforme, quando estou no cliente, percebo que tenho mais atenção, pois o meu uniforme passa uma excelente imagem pessoal e da empresa, além das pessoas me chamarem pelo nome que me identifica pelo meu crachá, quando sou abordado em fiscalizações como a PRF, também percebo que os policiais fazem uma abordagem mais tranquila. Tenho 25 anos de experiência em transporte rodoviário e a Cargolift foi a primeira empresa que determinou o uso de uniforme. Tenho muito orgulho de vestir este uniforme, me sinto bem e sei da importância, porque sou o cartão de visita por onde passo”. O caminhoneiro Marcio Maestreli também trabalha há três anos na mesma empresa. “Antes de entrar aqui, trabalhava em uma empresa de ônibus de viagens onde já fazia o uso do uniforme e justamente o que me chamou a atenção para entrar na Cargolift foi exatamente isso, o uso do uniforme. Sei o quanto é importante na apresentação e também as pessoas têm mais respeito quando elas me abordam, passo mais confiança e sou bem recepcionado pelos clientes. Tenho certeza de que um motorista uniformizado faz a diferença”. Segundo Almir Ilmo Kemmer, motorista do cooperado Oeste Cargo Transportes LTDA e atua com a Coopercarga desde 2010, quando usa uniforme ou quando se preocupa com a aparência durante o trabalho, é mais bem visto pelas outras pessoas. “Em um cliente, ao me apresentar uniformizado e seguindo as regras para circular na empresa, fica nítida a diferença até mesmo no tratamento com a gente, pois causamos uma boa impressão”explica Kemmer. “As pessoas vêem que você dá importância para a aparência. Tem gente que pensa que quando está no cliente, eles não estão prestando atenção na gente. Mas já tive muitas provas de que eles estão a todo o momento observando nosso comportamento. Se estamos vestidos de forma adequada, seguindo as normas. Temos que nos preocupar sempre em bem representar a empresa que atuamos” Outro profissional do volante cooperado é João Moreira da Silva. Ele atua desde 2012 na Coopercarga e é de Abatiá, Paraná. “A aparência do motorista é o cartão postal da empresa para o cliente. E não só a aparência do motorista é importante, mas também do caminhão. Isso representa a impressão que causamos no cliente e mostra a nossa responsabilidade com o nosso trabalho, com a nossa profissão.” “Nós somos o cartão postal da Braspress, representamos a Organização. A aparência é muito importante ao chegar no cliente. Sempre estou com o uniforme completo e arrumado, barba bem feita e cabelo cortado. Eu me apresento, mas sei que eles reparam se estamos uniformizados adequadamente, então sempre estou”, declara Manoel Bonfim Costa Santos, de 45 anos, e motorista da Organização há 11 anos. “No meu conceito, a aparência fala por nós, pois existe um ditado que diz que a primeira impressão é a que fica independente da profissão. O uso do uniforme é indispensável, pois além de identificar a empresa, passa a ser também um cartão de visitas”, relatou Solange Voss Emmendorfer, de 51 anos, e motorista da Braspress há 15 anos. Cosme Francisco Pereira está na IBL desde 2007. "Exerço a profissão de motorista desde os meus 14 anos, conheço 27 estados do Brasil e já rodei quase um milhão de quilômetros, boa parte deles para a IBL Logística. Tenho muito orgulho da minha profissão e sei que a minha família também se orgulha do que eu faço. Sou o principal contato da empresa com o cliente. Minha aparência, portanto, é o cartão de visita da empresa. Além da aparência, a cordialidade e o respeito são qualidades necessárias para meu desempenho junto aos clientes." Vicente Viola também trabalha na IBL desde 1970. "O motorista é o representante da empresa junto ao cliente. Atuei em muitos estados do Brasil e mais intensamente no interior e litoral do estado de São Paulo. Nestes 46 anos de trabalho na IBL Logística, sempre tive a minha aparência e relacionamento com os clientes como um ponto muito importante a ser preservado. Talvez isso explica o tempo de casa que acumulei e o número de clientes que cultivei." CLIENTE Caroline Colin Ietka, do setor de Logistics & Export Manager, da Alltech do Brasil, de Araucária, PR, explicou que existe aquele ditado que “a primeira impressão é a que fica” e foi exatamente através da imagem do motorista uniformizado que transmitiu instantaneamente o profissionalismo da transportadora Cargolift. O motorista foi o primeiro contato pessoal que tivemos com a transportadora, e a imagem de asseio, seriedade e segurança é a que ficou registrada para nós. Patrícia A Pinheiro, gerente de Abastecimento e Distribuição da Sony Brasil, cliente da empresa IBL Logística explica que a aparência do motorista é muito importante no processo de entrega, pois ele representa nossa marca no momento da entrega junto aos clientes. Motorista uniformizado e educado demonstra organização e desperta confiança no processo de compra.
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