Em coletiva virtual a Iveco acaba de lançar o novo Tector Auto-Shift Coletor que já começa a ser comercializado na rede de concessionárias Iveco.
O Coletor Modelo é o único do segmento com transmissão automatizada desenvolvida especialmente para esse tipo de operação, com destaque para a robustez e custo operacional do conjunto. Um importante nicho de mercado, o de coleta de resíduos, ganha uma nova opção que fará a diferença para quem trabalha no setor: o Iveco Tector AutoShift Coletor.
O caminhão tem a assinatura da consagrada linha Tector e se destaca por ser o único da categoria com transmissão automatizada. Esse novo câmbio foi desenvolvido e testado em conjunto com clientes na operação real de coleta de resíduos recebendo uma série de reforços e modificações pensando na robustez necessária para esta severa missão. Dentre as modificações, destaque para os reforços em latão no garfo dos varões internos, garfo de acionamento da embreagem mais robusto, platô de embreagem específico para a missão coleta, caixa planetária reforçadas com arruelas de bronze para maior durabilidade e novos materiais de engrenagem aumentando a força do conjunto. Todas essas adequações garantem durabilidade e confiabilidade para essa nova transmissão automatizada.
O sistema é composto por 10 velocidades, que proporciona cerca de 20% de redução de consumo de combustível na operação se comparado à transmissão automática, e tem 12 funções, sendo quatro exclusivas da marca. Uma das funções mais utilizadas nesse tipo de operação é o Hill-Holder, item de série no produto, que garante a partida do veículo com segurança em ladeiras. Por meio de sistemas eletrônicos, quando o motorista tira o pé do pedal de freio o veículo automaticamente mantém o sistema de freio ativo, e assim que o pedal do acelerador é acionado, o veículo encontra a rotação e o torque ideal do motor e libera o sistema de freio para uma partida em segurança para o motorista e sua equipe.
Bernardo Pereira, diretor de Marketing da Iveco para a América do Sul, destaca a representatividade do segmento de coleta para o mercado de transportes, para a sociedade e para a sustentabilidade. “Nossa estratégia é nos aproximarmos de nichos de mercado com esse perfil, vocacional, para conquistarmos espaço com produtos desenvolvidos com foco em quem atua diretamente nessas áreas. Um bom exemplo disso é a transmissão Auto-Shift que foi projetada para atender as peculiaridades da operação de coleta de resíduos com robustez e a garantia de termos o melhor conjunto para esse setor. Além da parte comercial, estamos colaborando para que esse tipo de operação seja mais eficaz, segura e rentável e proporciona benefícios para todos os envolvidos, incluindo para o meio-ambiente.”
O Iveco Tector Auto-Shift Coletor é equipado com o motor NEF n67, da FPT Industrial, com 300cv e 1.050Nm de torque. Disponível em duas configurações de entre-eixos, para aplicações 4x2 e 6x2. O modelo nasceu ‘na rua’, na análise do dia a dia de empresas de coleta e manejo de resíduos, observando as peculiaridades e as demandas desse tipo de cliente. Foram mais de 30 mil horas de testes e reuniões com gestores de frota, motoristas e mecânicos que atuam com coleta urbana. Com base nisso, a marca desenvolveu o modelo a partir de um produto que já era vencedor, o Tector, que tem versões entre 9 e 31 toneladas e se destaca pela robustez e versatilidade de utilização no mercado. “Aplicamos os melhores conceitos de engenharia do mercado em componentes como o eixo-trativo. Reforçamos diversos componentes e adotamos o sistema de controle de tração ASR para ampliar a segurança do usuário. Outro ponto importante é que a transmissão vem com duas marchas ré. Ao analisar o uso do caminhão na operação, ficou claro que a utilização da ré é intensa e, por isso, aplicamos essa evolução. Quando a ré é utilizada, o modelo tem disponível o “modo manobra” que é uma funcionalidade que permite ao motorista focar na direção, sem precisar se preocupar com os pedais”, explica Alexandre Jordão, gerente de Marketing de Produto da Iveco.
Destaque ainda para o eixo traseiro reforçado, para o sistema de freio, que teve incremento de potência, e para as molas reforçadas, que garantem maior durabilidade da suspensão. Para complementar, o novo para-choque curto permite um ângulo de ataque maior e melhora o acesso às áreas acidentadas. Jordão ressalta que o Tector Auto-Shift Coletor está preparado para atender ao mercado de coleta de resíduos com capacidade para implementos de 15 a 19 metros cúbicos sendo este último na versão 6x2 pusher.
O Iveco Tector Auto-Shift Coletor vem equipado de série com vidros elétricos, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e banco do motorista pneumático, além dos itens de segurança como controle de tração e hill-holder. O ar-condicionado e rádio são itens opcionais. Transmissão Auto-Shift Vocacional Principais funções para a missão de coleta de resíduos: Pedal do acelerador otimizado: pedal de acelerador progressivo permitindo que o motorista encontre facilmente a melhor zona de torque do motor – proporcionando então uma condução mais econômica. Esse recurso é útil, especialmente em subidas. Skip Gear: dependendo da carga, velocidade e inclinação da pista, o veículo faz trocas fora da sequência convencional. Hill Holder: assistente de partida em rampa que mantém o veículo parado por 3s, facilitando a transição de tirar o pé do freio para o acelerador. ASR: em condições de baixa aderência o sistema controla as rodas evitando que elas girem em falso. Modo Manobra: basta que o motorista pressione um pouco o acelerador para o veículo começar a se movimentar com velocidade baixa e constante, sem trancos – útil em diversas aplicações, manobras em áreas urbanas e operações no aterro sanitário. Low: existem dois modos de acionamento dessa função.
A primeira é em conjunto com o freio motor, que acionando, passa a mensagem para o sistema que é necessário reduzir a velocidade, assim a transmissão reduz as marchas gradualmente, ajudando na frenagem do caminhão. O segundo modo de acionamento acontece quando a transmissão é acionada diretamente pela alavanca que fica no assoalho, independente de outros sistemas de frenagem, atuando na redução das marchas e freando o caminhão. A função Low preserva os sistemas de frenagem causando menos desgaste e mais segurança. Duas marchas ré: em função da quantidade de operações do veículo em marcha a ré, contamos com duas relações para uma melhor operação do veículo nesta condição.
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