O maior Complexo Industrial do Iveco Group (EXM: IVG) no mundo, localizado em Sete Lagoas (MG), retomou a operação com força total neste mês de janeiro para atender as demandas dos segmentos de veículos comerciais de carga, de transporte de passageiros, de defesa e motores. Com o objetivo de fechar 2024 com um incremento de 35% na produção de veículos comerciais e de passageiros, a empresa voltou a operar em dois turnos nas linhas de Médios e Pesados, onde são fabricados os caminhões das gamas Tector e S-Way e os chassis de ônibus que atenderão o Programa Caminho da Escola, do FNDE, com o total de 7.100 unidades para a marca.
“Iniciamos as atividades em Sete Lagoas em um ano que promete ser de crescimento nos segmentos em que a Iveco e a Iveco BUS atuam. Nossa expectativa é que as vendas no mercado interno cresçam cerca de 14% para veículos Pesados, que inclui Caminhões e Ônibus. Estamos comprometidos e preparados para fortalecer ainda mais nossa posição no setor de transportes com um planejamento sólido”, afirma Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.
Querichelli destaca que a estratégia da marca inclui o início da comercialização do portfólio verde, com veículos movidos a gás natural, biometano e eletricidade (S-Way NG e a eDaily); a ampliação da disponibilidade do sistema de conectividade Iveco On, que atualmente já conta com cerca de 1.100 veículos conectados da linha S-Way e estará em breve disponível na linha Daily; e a expansão dos serviços, do pós-venda e da capilaridade da rede de atendimento, com a inauguração de centros de atendimento especializados, como o Daily Center e espaços dedicados para atender veículos elétricos.
Inovação e tecnologia
Inovação e tecnologia fazem parte dos pilares do Iveco Group para esse movimento pela excelência. Destaque para a instalação dos novos robôs de pintura e de uma máquina de corte automático de tubulações, entre outras modificações no layout das linhas de montagem de veículos comerciais e de passageiros para reforçar ainda mais a qualidade e a segurança de todo o processo produtivo.
Na planta da IDV, a tecnologia é o carro-chefe dos produtos fabricados pela marca. A produção do Guarani 6x6 continua para atender as demandas do Exército Brasileiro (EB) e para as exportações. Em breve, a marca tem previsão de iniciar a produção do LMV-BR 2 4x4, também para o EB. Já o Centauro 8x8, produto que tem previsão de produção da plataforma veicular em Sete Lagoas, está em fase de avaliação e testes com os militares brasileiros.
“A produção dessas viaturas blindadas, somada ao desenvolvimento das novas versões do Guarani 6x6, que estão previstas para iniciar neste ano, reforça a importância da marca para a Base Industrial de Defesa nacional e consolida a planta da IDV como a principal do segmento de defesa na América Latina”, diz Humberto Spinetti, presidente da IDV para a América Latina.
Na FPT Industrial, a inovação está presente em ações implementadas na fábrica que incluem a HUB, sala que facilita e integra projetos de diferentes áreas; o sequenciamento digital de kits de peças, utilizados na montagem dos motores; e a automação de processos visando a garantia da qualidade do produto. A marca também prevê aumento na produção da unidade de motores em Sete Lagoas, ampliando o fornecimento de motores da Família NEF para os segmentos agrícola e de construção.
“Como marca voltada a todos os mercados e segmentos, a FPT Industrial segue expandindo o fornecimento de motores a novos clientes e aplicações. Em 2024 teremos novidades nos segmentos agrícola, de construção e geração de energia, além da recém-chegada linha Euro 6. O ecossistema completo de biometano e os motores a gás natural comprovam ainda o nosso potencial de participação em combustíveis alternativos", destaca Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.
LEIA TAMBÉM:
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!