Caminhões potentes e caminhoneiros bem preparados são características necessárias para o transporte de blocos de rocha, que se tornou muito mais seguro com os modernos veículos.
O Espírito Santo é um dos principais produtores de rochas ornamentais. É em solo capixaba que se encontra grande parte das serrarias (teares). Por conta disso, é bastante comum observar caminhões cruzando as estradas do Estado transportando blocos ou mesmo o produto já beneficiado em chapas. O município de Cachoeiro de Itapemirim é o principal polo de beneficiamento. Nele, localizam-se várias empresas do segmento.
Para fazer toda essa movimentação logística, mais uma vez, os caminhões estão presentes, pois são os que começam e terminam o trabalho. Como resultado, centenas de veículos pesados cortam diariamente as estradas capixabas transportando este tipo de carga. De acordo com o motorista José Adalto Marianelli, profissional há 29 anos, os caminhões de pouca força não aguentam uma atividade como o transporte de rochas ornamentais. Hoje, José Marianelli trabalha há 1 ano e oito meses na Cattegran Granitos do Brasil, empresa capixaba que produz com exclusividade o granito Branco Siena, um dos mais utilizados em projetos industriais e residenciais no País.
“A Cattegran, localizada na cidade de Governador Lindenberg, no Norte do Espírito Santo, faz questão de manter a sua frota com veículos modernos. Eu trabalho dirigindo, por exemplo, um Mercedes-Benz Actros 2651 percorrendo as rodovias. É um orgulho para mim”, diz.
“Eu gosto muito do meu serviço, perto da minha casa, as viagens não são muito longas. Com o Actros 2651, levo entre 28 e 32 toneladas, percorrendo da mineradora Cattegran até Cachoeiro de Itapemirim. O itinerário consome cerca de 7 horas de viagem, com uma média mensal de 18. Somente transportando rochas tenho 18 anos. Nesse tempo, já tive a oportunidade de dirigir várias marcas e modelos de caminhões, mas o Mercedes-Benz Actros 2651 me encanta. Ele me dá tranquilidade no meu dia a dia. A cabine do novo Actros traz nível de conforto e equipamentos acima da média do mercado. O quadro de instrumentos é totalmente digital. O motorista pode escolher em um menu quais informações serão mostradas”, diz.
O experiente motorista também destaca a manutenção do Actros 2651 que é bem rigorosa. A Cattegran Granitos do Brasil aposta nos produtos e serviços da Mercedes-Benz. A mineradora adquiriu quatro Arocs, visando mais produtividade e mais rentabilidade. Ver matéria publicada no nosso site, no dia 18/08, com o título: Avaliação: Mercedes-Benz Arocs comprova força, conforto e segurança.
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!