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Leilão da BR-381/MG, a "rodovia da morte", ocorre nesta quinta-feira (29)

Por Equipe RC em 28/08/2024 às 13:34
Leilão da BR-381/MG, a

Investimento de R$ 9 bilhões vai acabar com a alcunha de "rodovia da morte"

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes (MT) realizam, nesta quinta-feira (29/8), o leilão da BR-318/MG, no trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, em Minas Gerais. A abertura das propostas acontece na B3, em São Paulo, a partir das 14h, com a presença do ministro Renan Filho e da Diretoria Colegiada da ANTT.

O projeto

Trata-se de concessão do Sistema Rodoviário composto pela BR-381/MG, por 30 anos, no trecho rodoviário com início em Belo Horizonte/MG, no entroncamento com a BR-262/MG (p/ Sabará) até o entroncamento com a BR-116/MG (Governador Valadares/MG), com extensão total de 303,4 km.

O leilão tem o objetivo de concessão de serviço público, precedida da execução de obra pública, compreendendo a exploração da infraestrutura e da prestação dos serviços de recuperação, manutenção, conservação, operação, monitoração, implantação de melhorias, manutenção do nível de serviço e ampliação de capacidade do Sistema Rodoviário da BR-381/MG, compreendendo os seguintes trechos:

  • BR-381/MG - km 394,180 - Entroncamento com a MG-434;
  • BR-381/MG - km 387,780 - Diamante no entroncamento com a MG-436;
  • BR-381/MG - km 252,600 - Trevo no entroncamento com a MG-458;
  • BR-381/MG - km 226,715 - Diamante no entroncamento com a MG-758;
  • BR-381/MG - km 153,100 - Trevo entroncamento BR-451/MG e a BR-116/MG;
  • BR-381/MG - Dispositivo Especial km 267+800; e
  • Correção de traçado BR-381/MG – Desvio Gasoduto GASMIG km 285+080 ao 314+200.

Benefícios

A rodovia receberá mais de R$ 9 bilhões em investimentos (Capex e Opex). Entre as melhorias previstas estão 106 quilômetros de duplicação, 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além de áreas de escape, pontos de parada e descanso para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.

Todos os municípios que fazem parte da referida malha rodoviária serão beneficiados pelo empreendimento (diretamente e indiretamente): Antônio Dias; Barão de Cocais; Bela Vista de Minas; Belo Horizonte; Belo Oriente; Bom Jesus do Amparo; Caeté; Coronel Fabriciano; Governador Valadares; Ipatinga; Jaguaraçu; João Monlevade; Nova União; Naque; Nova Era; Periquito; Sabará; Santa Luzia; Santana do Paraíso; São Gonçalo do Rio Abaixo; Timóteo.

Além disso, a concessão oferecerá um Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático para motoristas, por meio do uso de TAGs. Usuários frequentes são aqueles que percorrem trechos da rodovia diversas vezes por mês, como no caso de pessoas que residem e trabalham em cidades próximas. O projeto de concessão tem a estimativa de 79.688 empregos diretos, indiretos e efeito-renda.

Foto: Divulgação AESCOM/ANTT

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