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Librelato celebra 55 anos com novos investimentos e adesão à telemetria

Por Graziela Potenza em 06/06/2024 às 13:21
Librelato celebra 55 anos com novos investimentos e adesão à telemetria

A Librelato, uma das maiores fabricantes de implementos rodoviários do Brasil, está comemorando 55 anos de história e inovação. Para celebrar essa marca, a empresa anuncia novos investimentos estratégicos que prometem revolucionar o setor. Além disso, a Librelato está expandindo sua atuação para o mundo da telemetria, trazendo tecnologia de ponta para otimizar a gestão de frotas e aprimorar a eficiência logística. Com esses movimentos, a Librelato reforça seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento contínuo, consolidando-se como uma referência no mercado.

Para destacar esta data, a empresa lançou uma edição especial de Semirreboques Graneleiros 4 Eixos Evolut. Com uma pintura diferenciada no chassi e na caixa de carga, fabricada em aço inoxidável, os implementos rodoviários da Série 55 são produzidos em uma edição limitada de 55 unidades e oferecem diversos outros benefícios. A Série 55 marca a introdução do uso de aço inox na linha graneleira da Librelato, seguindo o conceito de durabilidade da marca “Feitos para Durar”. O aço inoxidável 410D, utilizado na fabricação, é composto por uma liga de baixo carbono com adições de cromo e níquel, conferindo excelente resistência a materiais corrosivos e abrasivos, como fertilizantes e adubos. Isso resulta em alta resistência mecânica e durabilidade, reduzindo a necessidade de manutenção. A Série 55 estará disponível para comercialização no segundo semestre deste ano.

Para o CEO José Carlos Sprícigo, a Série 55, assim como todas as conquistas da empresa nesse período, são frutos do esforço coletivo de todos os envolvidos com a marca Librelato, desde a diretoria e o conselho de administração até os profissionais, parceiros comerciais e clientes.

"Enquanto planejamos o futuro com a meta de nos tornarmos uma empresa centenária, valorizamos a dedicação de cada pessoa que nos trouxe até este ponto. Afinal, o compromisso com a integridade e a excelência continuará sendo um pilar fundamental, fortalecendo ainda mais a Librelato", afirma.

Investimentos

Sempre acreditando no Brasil e acompanhando a evolução do mercado, a Librelato anunciou um novo aporte de R$ 405 milhões entre 2024 e 2028. Posicionada entre os três principais fabricantes do mercado nacional, a Librelato projeta fechar este ano com 14,5 mil emplacamentos, assegurando uma participação de 14% no mercado nacional. A maior parte desse volume virá do setor do agronegócio, seguida por carga fechada (sider e baú) e tanques.

“A meta é alcançar 20% do mercado em cinco anos”, diz Sílvio Campos, diretor Comercial e Marketing da Librelato. Aproximadamente 32% do investimento será destinado ao desenvolvimento de novos produtos, adoção de novas tecnologias e na infraestrutura.

Aloir Librelato, um dos sócios fundadores da empresa, que já foi caminhoneiro e valoriza muito essa categoria, destacou que a Librelato sempre esteve direcionada para o crescimento. "A Librelato possui baixo endividamento e está se verticalizando”, afirmou.

Os últimos dois anos foram marcados por uma série de transformações que desenharam uma nova empresa. A partir de investimentos de 150 milhões de reais realizados entre 2020 e 2023 e a recompra do Fundo CRP – Companhia de Participações, a Librelato desenvolveu uma vertical de serviços financeiros com a criação do Librelato Financial. Foi criada a Holding Librepar, onde a Librelato figura como fabricante e montadora de implementos rodoviários. Na área de autopeças, a Libreparts, Ibero Group e Sthall Master, além da Sigaway na área de tecnologia embarcada.

A Ibero, com unidade em Itaquaquecetuba (SP), é líder em seu segmento. A Sthall Master, fabricante de peças e componentes em aço para reboques e semirreboques, localizada em Orleans, SC. A Libreparts completa essa área de negócios fornecendo peças de reposição em todo o Brasil.

“Estamos prontos para continuar realizando aquisições, se necessárias. Tudo é cuidadosamente avaliado e, se for benéfico para nós e nossos clientes, estamos abertos a novas aquisições”, diz Aloir Librelato.

Exportações

As exportações também são uma prioridade para a Librelato. Dos 14,5 mil implementos que a empresa planeja produzir este ano, 650 estão destinados ao mercado externo. Essa quantidade, que antes era em torno de 1 mil unidades, diminuiu principalmente devido à redução da demanda do Chile, um importante cliente no setor de mineração, impactado por uma mudança de governo, segundo Sprícigo. O Paraguai, predominantemente agrícola, também viu uma queda nas compras devido à quebra de safra. Apesar dessa redução nas exportações, a participação deve aumentar de 18% para 20%, já que o total projetado para o mercado interno também diminuiu, de 4,5 mil unidades para 3,5 mil unidades. Desde o início das operações de exportação em 2007, a Librelato já embarcou 6 mil implementos. Atualmente, os principais mercados da empresa são Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia, além de países na África, Europa e América Central. Recentemente, a empresa começou a vender também para a República Dominicana e Colômbia.

Financiamentos

Para se ter uma ideia, hoje, 48% das vendas da Librelato são feitas à vista, 43% são financiadas por bancos comerciais e pelo BNDES Finame, e 9% são realizadas através da Librelato Financial, o braço financeiro da companhia, com taxas a partir de 0,99%. Deste volume, 5% são por meio de CDC e 4% via consórcio.

Telemetria

A Sigaway atua no gerenciamento de dados de telemetria e conectividade de frota. Com sua tecnologia, é possível controlar em tempo real o desempenho da frota de caminhões em operação, desde o embarque da carga até a entrega.

“O avanço da tecnologia no Brasil reflete uma tendência global no transporte rodoviário de cargas. A conectividade permite uma gestão integrada e eficiente, aumentando a produtividade e, principalmente, a rentabilidade das operações logísticas rodoviárias”, diz João Vitor Librelato, coordenador de Estratégia e Novos Negócios da empresa.

A telemetria permite o monitoramento da temperatura e pressão de todos os pneus do conjunto, além de acompanhar o nível de carga em cada eixo e combinar as informações de todos os veículos da frota. É possível também monitorar implementos de outras marcas que firmaram parceria com a empresa. A Librelato afirma que, atualmente, quase todas as informações disponíveis para o cavalo-mecânico também estão disponíveis para o implemento, incluindo a manutenção baseada em quilometragem, similar ao que ocorreu com os caminhões no passado. Atualmente, 25% dos produtos que saem da fábrica já vêm com telemetria ativada. No entanto, a Librelato acredita que essa conectividade está apenas começando e trará muitos outros benefícios no futuro.

Segundo Fabiano Gastaldon, gerente de Marketing Produto e Inovação, a telemetria chegou para ficar. O gestor de frota precisa, cada vez mais, ter conhecimento e acesso a dados reais sobre o que acontece no dia a dia com os motoristas e seus caminhões.

"Já estamos trabalhando no desenvolvimento da nossa telemetria há alguns anos e, agora, especialmente com a obrigatoriedade do controle de estabilidade a partir de janeiro de 2025, a telemetria traz segurança, que está no DNA da Librelato. Além disso, ela não apenas controla o semirreboque, mas também os caminhões, permitindo transformar esses controles em uma rentabilidade adicional para o gestor de frota no final do mês."

Fotos: Divulgação

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