O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, na rede social do Twitter, publicou a seguinte pergunta: Sabe o que esse papel significa? Ele responde: “Que o Lote C da BR-319/AM já conta com licença para montagem de sua usina de asfalto. Repavimentação dos primeiros 52km da rodovia já é uma realidade e temos condições de entregar os primeiros trechos dentro de alguns meses.”
A rodovia é uma importante via de ligação entre os estados do Amazonas e de Rondônia. As obras de pavimentação do Trecho C aproveitarão o traçado já existente da rodovia, mantendo a largura da plataforma, com duas faixas de rolamento e dois acostamentos. Para facilitar a parada em segurança dos veículos, serão implantados recuos.
O segmento também contará com passagens de fauna aéreas e subterrâneas, com cercas direcionadoras para garantir a preservação dos animais que cruzam a estrada e, ainda, serão recuperadas áreas degradadas nas adjacências da rodovia. Serão mais de mil mudas nativas plantadas. Foram previstos, ainda, sistemas de drenagem para preservar a integridade da pista.
A rodovia
Pavimentada em 1976, a BR-319 conta com 885,9 quilômetros de extensão, onde 821 quilômetros estão na região amazônica e 64,9 quilômetros em Rondônia. Além de integrar os dois estados ao restante do país por via rodoviária, a BR-319 permite, ao longo de seu percurso, o acesso a diversas cidades, como Humaitá, Lábrea e Manicoré, sendo fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região.
A reconstrução dos 52 quilômetros vai garantir maior segurança e redução no tempo de viagem. Hoje, as alternativas à rodovia são o transporte por barco ou avião.
Promover a trafegabilidade da rodovia durante todo o ano vai garantir o funcionamento de serviços essenciais, como fluxo de ambulâncias, medicamentos, alimentos, combustíveis e linhas de ônibus.
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!